Opinião

Lições retiradas de um grande projeto: o líder também aprende, o tempo todo

Diário da Manhã

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 21:06 | Atualizado há 7 anos

São Pau­lo, 1 de fe­ve­rei­ro de 2018 – É in­te­res­san­te a vi­são que al­guns pro­fis­si­o­nais ain­da têm em re­la­ção ao lí­der. Pa­ra eles, os al­tos exe­cu­ti­vos já atin­gi­ram 100% de su­as ha­bi­li­da­des, do co­nhe­ci­men­to e da ca­pa­ci­da­de téc­ni­ca, in­te­lec­tu­al e da vi­vên­cia que ne­ces­si­tam pa­ra re­a­li­zar o tra­ba­lho que lhes é de­sig­na­do. Co­mo eles ocu­pam al­tos car­gos, sen­do res­pon­sá­veis por ge­rir gran­des equi­pes e pro­je­tos que en­vol­vem mi­lhões de dó­la­res e de uma com­ple­xi­da­de mons­tru­o­sa, em al­guns ca­sos, são vis­tos co­mo se­res di­fe­ren­tes de ou­tros pro­fis­si­o­nais.

Es­sa im­pres­são é um pou­co ro­man­ce­a­da. Os lí­de­res, é cla­ro, não ocu­pam o car­go em que es­tão à toa. Sem dú­vi­da, a ex­pe­ri­ên­cia que pos­su­em faz com que eles se­jam di­fe­ren­ci­a­dos e con­si­gam di­re­cio­nar o tra­ba­lho ao ob­je­ti­vo, com fo­co, dis­ci­pli­na e di­na­mis­mo. A ca­pa­ci­da­de in­te­lec­tu­al, ob­ti­da pe­lo es­tu­do, e a téc­ni­ca, con­quis­ta­da pe­la vi­vên­cia, tam­bém são fun­da­men­tais pa­ra co­lo­cá-los na po­si­ção de li­de­ran­ça, mas, pos­so afir­mar que o lí­der é o pro­fis­si­o­nal que apren­de a ca­da pro­je­to e ti­ra li­ções de tu­do o que vi­ve – se­ja bom ou ru­im – pa­ra apli­cá-las em prol de seu de­sen­vol­vi­men­to e do apri­mo­ra­men­to de sua equi­pe.

Exem­pli­fi­co: o ano de 2017 foi mui­to de­sa­fi­a­dor, por­que fui cha­ma­do a par­ti­ci­par da con­cre­ti­za­ção de um pro­je­to mul­ti­dis­ci­pli­nar re­la­ci­o­na­do, re­su­mi­da­men­te fa­lan­do, a uma mo­da­li­da­de de fi­nan­cia­men­to en­vol­ven­do Bra­sil, Ja­pão, Mo­çam­bi­que, Ma­lawi, In­gla­ter­ra e Áfri­ca do Sul. Fo­ram cin­co anos de tra­ba­lho da equi­pe, até que fos­se as­si­na­do um con­tra­to de 2,7 bi­lhões de dó­la­res. O pro­je­to en­vol­veu uma cen­te­na de pro­fis­si­o­nais, uma de­ze­na de ban­cos e exi­gên­cias fi­nan­cei­ras de to­dos es­ses paí­ses en­vol­vi­dos, além da lo­gís­ti­ca de tran­spor­tar 11 mi­lhões de to­ne­la­das de car­vão a dis­tân­cias in­ter­con­ti­nen­tais. Co­mo lí­der do úl­ti­mo ano de um pro­je­to de tal en­ver­ga­du­ra, me vi em um am­bi­en­te no­vo, com de­sa­fi­os dis­tan­tes da mi­nha re­a­li­da­de pro­fis­si­o­nal, e in­se­ri­do num con­tex­to que já es­ta­va ins­ta­la­do. Foi ne­ces­sá­rio ga­nhar a con­fi­an­ça da­que­la equi­pe e fa­zer com que ela per­ce­bes­se que eu era a pes­soa cer­ta pa­ra co­man­dá-la. A com­ple­xi­da­de de li­de­rar es­sa equi­pe já for­ma­da e de cons­tru­ir com ela um re­la­ci­o­na­men­to foi gran­de e me vi com­ple­ta­men­te de­pen­den­te da co­mu­ni­ca­ção e do prag­ma­tis­mo pa­ra al­can­çar os ob­je­ti­vos. Eu pre­ci­sa­va dis­po­ni­bi­li­zar as fer­ra­men­tas que a equi­pe ne­ces­si­ta­va pa­ra que ela en­tre­gas­se mais e, em con­tra­par­ti­da, ela de­vol­via a aju­da que eu tan­to ne­ces­si­ta­va pa­ra que o re­sul­ta­do che­gas­se no pra­zo e com a qua­li­da­de que to­dos es­pe­ra­vam.

Uma das mai­o­res li­ções que apren­di com es­se tra­ba­lho foi jus­ta­men­te a de pe­dir e acei­tar aju­da. Sem de­ter­mi­nar as pri­o­ri­da­des, di­an­te de tan­tas de­man­das, não con­se­gui­rí­a­mos dar con­ta, en­tão, foi ne­ces­sá­rio re­al­men­te de­le­gar e de­ter­mi­nar quem te­ria as com­pe­tên­cias ne­ces­sá­rias pa­ra en­tre­gar o que era pre­ci­so. Co­mo lí­der, fi­co ex­tre­ma­men­te sa­tis­fei­to em mos­trar a mi­nha equi­pe que pre­ci­so de aju­da. Apren­der a ser aju­da­do é uma for­ma de van­ta­gem com­pe­ti­ti­va no mun­do de ho­je.

Ou­tro apren­di­za­do des­te pro­je­to é que, quan­do vo­cê faz mais do que acha que tem que fa­zer, o ob­je­ti­vo fi­ca me­nos dis­tan­te. Mes­mo com tu­do pla­ne­ja­do, ca­da mem­bro de sua equi­pe pre­ci­sa ser mo­ti­va­do a fa­zer mais do que de­ve fa­zer, do que acre­di­ta que po­de e sa­be fa­zer. Não se tra­ta de ex­plo­rar, no sen­ti­do pe­jo­ra­ti­vo da pa­la­vra, os pro­fis­si­o­nais, mas, sim, de de­sa­fi­ar a cri­a­ti­vi­da­de, o di­na­mis­mo, o po­ten­ci­al de ca­da um pa­ra que to­dos for­mem re­al­men­te uma equi­pe mui­to mais har­mô­ni­ca e en­ga­ja­da.

Nós re­al­men­te con­se­gui­mos al­can­çar es­se ob­je­ti­vo. Tan­to é que a em­pre­sa foi pre­mi­a­da, no fi­nal do pro­je­to, pe­lo re­sul­ta­do al­can­ça­do. Mui­to mais mo­ti­va­dos e uni­dos, os mem­bros da equi­pe co­me­mo­ra­ram o su­ces­so e ini­ci­a­ram o ano pron­tos pa­ra no­vos de­sa­fi­os. Eu, co­mo lí­der, apren­di tam­bém.

 

(Mar­ce­lo Ter­tu­li­a­no, ad­mi­nis­tra­dor de em­pre­sas, com 22 anos de ex­pe­ri­ên­cia na fun­ção fi­nan­cei­ra, dos qua­is 15 anos em po­si­ções de li­de­ran­ça. Atu­al­men­te es­tá à fren­te da área fi­nan­cei­ra de uma gran­de mi­ne­ra­do­ra em Mo­çam­bi­que. É um es­tu­di­o­so do com­por­ta­men­to em­pre­sa­ri­al mun­di­al)

 

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