Opinião

Aniversário

Redação DM

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 21:08 | Atualizado há 7 anos

Nas­ci há 50 anos e so­men­te ho­je en­ten­do me­lhor o que acon­te­ceu àque­la épo­ca. Mi­nha for­ma­ção na área téc­ni­ca não abria mui­tas pos­si­bi­li­da­des pa­ra a crí­ti­ca so­ci­al ou des­per­ta­va cu­ri­o­si­da­de so­bre o mun­do em for­ma­ção, tan­to ali­men­ta­do pe­los no­vos ares eu­ro­peus, co­mo pe­los ares plúm­be­os na­ci­o­nais. A cri­a­ção em fa­mí­lia sem pos­ses, mas tam­bém sem mi­sé­ria, li­mi­ta­va-me à mas­sa in­con­sci­en­te e pas­si­va.

Aden­trei a edu­ca­ção for­mal jun­to com a pos­se de Er­nes­to Gei­sel, vi a cri­se eco­nô­mi­ca dos anos 80 co­mo ado­les­cen­te, que le­vou o de­sem­pre­go pa­ra den­tro de ca­sa, for­çan­do-me ao iní­cio da vi­da con­jun­ta de tra­ba­lho e es­co­la. Nes­se pe­rí­o­do tam­bém con­vi­vi com um pri­mo que foi es­tu­dar na es­co­la pre­pa­ra­tó­ria de ca­de­tes do exér­ci­to pa­ra, um dia quem sa­be, ser pre­si­den­te da re­pú­bli­ca, pois is­so fa­zia par­te da car­rei­ra mi­li­tar. Sua mãe – mi­nha tia – dis­cor­ria so­bre a pos­si­bi­li­da­de com or­gu­lho. Es­tu­dar Edu­ca­ção Mo­ral e Cí­vi­ca e Or­ga­ni­za­ção So­ci­al e Po­lí­ti­ca Bra­si­lei­ra (OSPB) era ape­nas um ver­niz pa­ra di­zer que al­go de Hu­ma­ni­da­des era pas­sa­do aos alu­nos. Ho­je en­ten­do por­que pou­co co­nhe­ço da for­ma­ção his­tó­ri­ca do po­vo bra­si­lei­ro.

O di­fe­ren­ci­al pas­sou a acon­te­cer so­men­te no En­si­no Mé­dio, na­que­la épo­ca cha­ma­do de Se­gun­do Grau, ain­da no fi­nal do go­ver­no mi­li­tar, com um pro­fes­sor ex-mi­li­tan­te do MR-8 que con­se­guiu sub­ver­ter o sis­te­ma e in­tro­du­zir ver­da­dei­ra au­la de for­ma­ção po­lí­ti­ca na dis­ci­pli­na OSPB. Fui apre­sen­ta­do à sé­rie “Pri­mei­ros Pas­sos”, da Edi­to­ra Bra­si­li­en­se, e a tex­tos que ex­pli­ca­vam o que era o mar­xis­mo, a lu­ta de clas­ses, o ca­pi­ta­lis­mo e ou­tros ta­bus. Fa­to mar­can­te da épo­ca foi o lan­ça­men­to de O Ca­pi­tal pe­la edi­to­ra Abril, ven­di­do em ban­cas de jor­nal e re­vis­tas. O sím­bo­lo do co­mu­nis­mo sen­do aces­sí­vel pe­la prá­ti­ca de su­ces­so do ca­pi­ta­lis­mo. Lem­bre­mos que a cen­su­ra já ia ao fim e o ge­ne­ral Fi­guei­re­do co­me­ça­va a pe­dir que o es­que­ces­sem.

O co­nhe­ci­men­to mais pro­fun­do e ar­re­ba­ta­dor da épo­ca veio ape­nas com a lei­tu­ra de 1968 – O Ano Que Não Ter­mi­nou, de Zu­e­nir Ven­tu­ra. Pa­re­ce uma fic­ção de tão bem es­cri­to e de pen­sar que o re­la­ta­do ali na­que­las sa­bo­ro­sas pá­gi­nas era tão di­fe­ren­te do que me foi con­ta­do e do que a vi­da me per­mi­tiu vi­ven­ciar.

Jor­na­lis­tas e ana­lis­tas fi­ze­ram le­van­ta­men­to das ma­ze­las de 2017 e im­pin­gi­ram a ele a pe­cha de um ano a ser es­que­ci­do. No en­tan­to, de­fen­do que o ano não é pa­ra se es­que­cer e, sim, pa­ra ser mui­to bem lem­bra­do. Te­mos que di­ge­rir os fa­tos pa­ra en­ten­dê-los, pois o ano que se ini­cia ten­de a ser de res­sa­ca e de con­ges­tão. No mí­ni­mo al­gu­ma nu­tri­ção de­ve res­tar pa­ra nos­sa so­bre­vi­vên­cia so­ci­al.

A le­gis­la­ção atu­al per­mi­tiu a in­tro­du­ção das dis­ci­pli­nas His­tó­ria, Ge­o­gra­fia, So­ci­o­lo­gia e Fi­lo­so­fia nos cur­rí­cu­los es­co­la­res com am­pla car­ga ho­rá­ria e até de for­ma exa­ge­ra­da, com­pa­ra­ti­va­men­te com as de ci­ên­cias da na­tu­re­za (Quí­mi­ca, Fí­si­ca e Bi­o­lo­gia), mas é um res­ga­te, ain­da que tar­dio, da for­ma­ção mais ín­te­gra e in­te­gral do edu­can­do. Po­rém, fa­ce ao dis­cur­so de ódio que tri­un­fa ho­je, es­pe­ci­al­men­te nas re­des so­ci­ais fre­quen­ta­das pe­los que nas­ce­ram de­pois da re­de­mo­cra­ti­za­ção, fi­ca a per­gun­ta se es­sa em­prei­ta­da só­cio-edu­ca­cio­nal foi efe­ti­va.

O aces­so à for­ma­ção so­ci­al, po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca do pa­ís pa­re­ce não ser­vir de aler­ta – es­pe­ci­al­men­te aos jo­vens – de que a his­tó­ria po­de se re­pe­tir: vi­ve­mos um 2018 se­me­lhan­te àque­le en­tão lon­gín­quo 1968, com cer­ta eu­fo­ria, ain­da que tí­mi­da, mas com um go­ver­no ile­gí­ti­mo que as­cen­deu ao po­der com um dis­cur­so fan­ta­sio­so. Lá, a fa­la era que es­tá­va­mos à bei­ra de uma in­va­são co­mu­nis­ta e que os mi­li­ta­res não po­de­ri­am en­tre­gar o po­der aos ci­vis, pois a ame­a­ça con­ti­nu­a­va e pre­ci­sa­vam re­cru­des­cer as ações po­li­ci­a­les­cas de com­ba­te aos re­vo­lu­ci­o­ná­rios, e, cá, de que as pe­da­la­das fis­cais eram o de mais cru­el na ges­tão de con­tas pú­bli­cas e que o go­ver­no es­ta­va cor­rom­pi­do e pre­ci­sa­va ser re­ti­ra­do pa­ra dar flu­xo ao plei­to das pes­so­as de bem – que, na ver­da­de, são as pes­so­as de bens. Em uma e em ou­tra épo­ca, um go­ver­no le­gi­ti­ma­men­te elei­to foi des­ti­tu­í­do e o que res­tou foi ape­nas o re­fle­xo da for­ça con­ser­va­do­ra (re)as­su­min­do o po­der. Das som­bras de 1968 le­va­mos vin­te anos pa­ra sa­ir. Das de ho­je, há a chan­ce de ne­las não en­trar, o que, po­rém, é ca­da vez me­nos pro­vá­vel. Se en­trar­mos no eclip­se, a per­gun­ta é se sai­re­mos ain­da nes­ta ge­ra­ção e com­ple­tan­do qual ani­ver­sá­rio: bo­das de pra­ta ou de ou­ro.

 

(Adil­son Ro­ber­to Gon­çal­ves, dou­tor em quí­mi­ca pe­la Uni­camp, li­vre-do­cen­te pe­la USP e pes­qui­sa­dor no IP­BEN – Unesp em Rio Cla­ro)


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