Dona Iris inicia pré-campanha à Câmara Federal
Redação DM
Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 01:03 | Atualizado há 7 anos
A ex-deputada federal e primeira-dama de Goiânia, Iris de Araújo (MDB), tem visitado os municípios do interior goiano em busca de apoio para sua candidatura à Câmara Federal nas eleições em outubro. Esta semana, a pré-candidata esteve na cidade de Ipameri, no sul goiano. Em entrevista ao Diário da Manhã, o ex-presidente estadual do partido e que tem acompanhado Dona Iris pela cidades, Nailton de Oliveira, argumenta que intuito das visitas e encontros com lideranças de todo o Estado é fortalecer o MDB e engajar a futura campanha da pré-candidata. “O propósito é justamente fortalecer nosso partido, buscar integrar as lideranças do interior de Goiás e fazer com que a deputada Iris volte à Câmara Federal com votação expressiva”, ressalta.
Nailton destaca que Iris Araújo já percorreu diversos municípios de Goiás, sendo reconhecida por seu trabalho como deputada anteriormente. “Queremos Dona Iris novamente na Câmara para que a voz firme da mulher goiana possa defender nosso Estado e nossas cidades do interior goiano, especialmente pelo trabalho como ela teve como deputada federal e como senadora, as emendas orçamentárias que passou para vários municípios do Estado. É um compromisso muito grande que tenho com ela, nesse trabalho para fazer com que Dona Iris volte a ser deputada federal”, frisa e completa: “Estou fazendo esse trabalho de visitas ao interior com o objetivo de fortalecer cada vez mais a Dona Iris Araújo”.
O ex-presidente do MDB reforça seu compromisso com a primeira-dama de Goiânia e destaca que sua experiência como presidente do MDB de Goiás, presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e também fundador e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), além de ter sido prefeito por três mandatos de Bom Jardim de Goiás. “Dentro dessa experiência que tenho como prefeito e como presidente quero buscar interagir os líderes do interior do Estado de Goiás para fortalecer a campanha dos nossos candidatos, tanto a governador, deputado federal e estadual do nosso partido e, consequentemente, da oposição em Goiás”.
ASSEMBLEIA
Questionado se será candidato à Assembleia Legislativa, Nailton ressalta que neste momento tem trabalhado em prol da candidatura de Dona Iris, mas que líderes dos municípios acreditam que seu nome é uma boa opção para o partido. “Estou buscando fortalecer e visitar o interior, diante disso, tenho recebido estímulo de vários líderes – prefeitos e ex-prefeitos que acompanharam nosso trabalho como presidente da associação – me estimulando a ser candidato a deputado estadual, vários colegas e amigos entendem que agora é a oportunidade de assumir uma cadeira na Assembleia”, revela.
Apesar de afirmar que não decidiu em relação a ser candidato, Nailton não descarta possibilidade de sua candidatura a deputado estadual na chapa do MDB. “Estou no partido como político e como amigo e companheiro de Iris Rezende, e nosso papel hoje é tentar fazer com que a deputada Iris volte à Câmara Federal. Em relação ao meu nome, estou fazendo um estudo e até o dia 07 de abril devo decidir o que seguir”, antecipa.
OPOSIÇÃO
A respeito da oposição em Goiás para disputa ao governo do Estado, Nailton acredita que deve haver união entre oposições e destaca que o partido tem conversado com algumas legendas para compor chapa. “Hoje, nosso trabalho é focado no MDB e aqueles partidos de oposição que já estão realmente como opositores a quem está no poder há mais de 20 anos. Esse pessoal que já está definido como oposição que estamos conversando, trocando ideias. Estamos reunindo e discutindo para formar uma base no interior do Estado visando as eleições em outubro”.
Perguntado de uma possível divisão interna no MDB, entre apoiadores de Daniel Vilela e Ronaldo Caiado, Nailton ressalta que há tendências de apoio aos dois pré-candidatos, mas acredita que no fim a oposição se unirá e apresentará o melhor candidato. “Entendo que deve haver uma un ião d a s oposi ções em Goiás. O Daniel Vilela é uma pedra de diamante que temos no nosso partido, é um jovem, idealista e que tem todo o direito de buscar o seu espaço. E tem o senador Ronaldo Caiado, que é uma expressão nacional, senador da República e deputado várias vezes. Então, estamos bem assistidos com essas duas lideranças, mas temos que ter maturidade para juntar todos que são oposição em Goiás para unificar as forças e chegar ao poder. Tenho certeza que na hora certa vão sentar e ver o que é melhor para Goiás”, prevê.