Entretenimento

31 de janeiro na História

Redação DM

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 23:12 | Atualizado há 7 meses

ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS:

314 – Eleito o Papa Silvestre I, o 33º papa, que sucedeu o Papa Melquíades.

1542 – Descoberta das Catara­tas do Iguaçu, na atual fronteira entre o Brasil e a Argentina, pelo espanhol Dom Álvar Núñez Ca­beza de Vaca. – Álvar Núñez Ca­beza de Vaca foi um conquista­dor espanhol, conhecido por ter sido o primeiro europeu a descre­ver as Cataratas do Iguaçu e ex­plorar o curso do Rio Paraguai. Escreveu La Relación («A Rela­ção»), livro depois renomeado para Naufragios («Naufrágios»).

1891 – Revolta republicana no Porto, primeira tentativa de der­rubar a monarquia. – A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi o pri­meiro movimento revolucionário que teve por objectivo a implan­tação do regime republicano em Portugal. A revolta teve lugar na cidade do Porto.

1942 – Segunda Guerra Mun­dial: as forças aliadas são derro­tadas pelos japoneses na Bata­lha da Malásia e retiram-se para Singapura.

1953 – Inundações do Mar do Norte causam mais de 1.800 mor­tes nos Países Baixos e mais de 300 no Reino Unido.

1956 – Posse do presidente Juscelino Kubitschek no Bra­sil, assegurada pelo Movimento de 11 de Novembro. – O Movi­mento de 11 de Novembro (co­nhecido como Contragolpe ou Golpe Preventivo do Marechal Lott) foi um acontecimento po­lítico-militar registrado na his­tória brasileira destinado a as­segurar a posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart, pre­sidente e vice eleitos em 1955. O auge da tensão ocorreu com o presidente Carlos Luz, a bordo do Cruzador Tamandaré, alve­jado pela artilharia do Exército. O Cruzador Tamandaré não re­vidou. Foi o último tiro de guer­ra na Baía de Guanabara, até os dias atuais.

1958 – Primeiro satélite ame­ricano bem sucedido detecta o cinturão de radiação de Van Al­len. – O Cinturão de Van Allen é uma região onde ocorrem vários fenômenos atmosféricos devido a concentrações de partículas no campo magnético terrestre, des­cobertas em 1958 por James Van Allen, que elaborou um expe­rimento de raios cósmicos em­barcado na sonda americana Explorer 1, lançada em janeiro de 1958. As radiações de Van Al­len não ocorrem, salvo em ra­ras exceções, nos polos, e sim na região equatorial. Estas for­mam dois cinturões em forma de anéis, com centro no equa­dor. O mais interno se estende entre as altitudes de mil e cinco mil quilômetros, sua intensida­de máxima ocorrendo em média aos três mil quilômetros. Consis­te de prótons altamente energé­ticos, que se originam pelo decai­mento de nêutrons produzidos quando raios cósmicos vindos do espaço exterior colidem com átomos e moléculas da atmosfe­ra terrestre. Parte dos nêutrons é ejetada para fora da atmosfera e se desintegra em prótons e elé­trons ao atravessar esta região do cinturão. Essas partículas se movem em trajetórias espirais ao longo de linhas de força do cam­po magnético terrestre.

1961 – Programa Mercury: Mer­cury-Redstone 2: Ham, o chim­panzé viaja pelo espaço sideral. – Ham, o chimpanzé (julho de 1956 – 19 de janeiro de 1983) foi um chimpanzé camaronês que atingiu o posto de primeiro homi­nídeo lançado no espaço sideral. Seu nome é o acrônimo de Hol­loman Aerospace Medical Cen­ter, o nome do laboratório que o preparou para missão da qual participou, localizado na Base Aé­rea de Holloman, Novo México.

1966 – União Soviética lança a nave espacial não tripulada Luna 9 como parte do Programa Luna.

1968 – Nauru ganha indepen­dência da Austrália.

1971– Programa Apollo: Apollo 14: os astronautas Alan Shepard, Stuart Roosa e Edgar Mitchell, a bordo de um Saturno V, partem para uma missão às terras-altas Fra Mauro na Lua.

2000 – Voo Alaska Airlines 261: um MD-83, com problemas de estabilizador horizontal, cai no oceano Pacífico ao largo da cos­ta de Point Mugu, Califórnia, ma­tando todas as 88 pessoas a bordo.

2001 – Nos Países Baixos, um tribunal escocês condena o lí­bio Abdelbaset al-Megrahi e ab­solve outro cidadão líbio por sua participação na explosão do voo 103 da Pan Am sobre Lockerbie, na Escócia, em 1988.

2009 – No Quênia, pelo me­nos 113 pessoas morrem e mais de 200 ficam feridas após a ex­plosão de um caminhão-tan­que em Molo, dias após o incên­dio no supermercado Nakumatt em Nairóbi ter matado pelo me­nos 25 pessoas.

Dia Internacional do mágico

Dia do Engenheiro Ambien­tal no Brasil.

 

NASCIMENTOS:

1797 – Franz Schubert, compo­sitor austríaco (m. 1828).

1804 – József Bajza, poeta e crí­tico húngaro (m. 1858).

1865 – Henri Desgrange, ciclis­ta e jornalista francês (m. 1940).

1868 – Theodore William Ri­chards, químico norte-america­no (m. 1928).

1881 – Irving Langmuir, químico norte-americano (m. 1957).

1906 – Roosevelt Sykes, cantor e pianista norte-americano (m. 1983).

1908 – Atahualpa Yupanqui, can­tor argentino (m. 1992).

1914 – Jersey Joe Walcott, boxea­dor norte-americano (m. 1994).

1915 – Thomas Merton, escritor norte-americano (m. 1968).

1929 – Jean Simmons, atriz bri­tânica (m. 2010).

1935 – Kenzaburo Oe, escritor japonês.

1937 – Philip Glass, compositor estadunidense.

1942 – Daniela Bianchi, atriz italiana. – Daniela Bianchi é uma ex-atriz italiana, Miss Itália e bond girl. Daniela estreou no cinema de seu país em 1958, aos dezesseis anos. Depois de ser eleita Miss Itá­lia e posteriormente segunda co­locada no concurso Miss Universo 1960, ganhou fama internacional quando interpretou a secretária russa Tatiana Romanova no segun­do filme de James Bond, Moscou Contra 007, em 1963. Foi a mais jo­vem atriz, com apenas 21 anos, a interpretar uma bond girl em toda a série.[2] Devido a seu forte sota­que, ela foi dublada na versão ci­nematográfica pela atriz britânica Barbara Jefford. O mesmo já havia ocorrido anteriormente com a suí­ça Ursula Andress, a bond girl do primeiro filme de Bond, 007 con­tra o Satânico Dr. No, assim como várias outras subsequentes.

1948 – Joyce, cantora brasileira.

1949 – Ken Wilber, filósofo norte-americano.

1951 – Phil Manzanera, músi­co britânico.

1956 – John Lydon, cantor britâ­nico. – John Joseph Lydon, também conhecido como “Johnny Rotten”, é um cantor, compositor e apresen­tador de televisão inglês mais co­nhecido como vocalista das bandas Sex Pistols e PiL. Uma figura muito controversa, sempre demonstrou desprezo pela família real britâni­ca assim como por outros assun­tos como a educação segregada. A Q Magazine publicou o comentá­rio de que “de alguma forma Lydon assumiu o status de tesouro na­cional”. Filho de imigrantes irlan­deses de uma área pobre de Lon­dres, a maneira pessoal de se vestir fez o empresário Malcom McLaren o convidar para se tornar vocalista dos Sex Pistols. Com a banda escre­veu músicas como “Anarchy in the UK”, “God save the queen” e “Holi­days in the sun”, conteúdo que pre­cipitou a última e melhor revolta popular de pandemônio moral na Inglaterra. A banda causou um tu­multo de âmbito nacional em gran­de parte da mídia, que objetava o conteúdo das letras e a forma bizar­ra de Lydon, que incluía falar pa­lavrões ao vivo na televisão (nessa mesma ocasião Steve Jones, guitar­rista da banda, chama o apresen­tador Bill Grundy de “fucking rot­ter”). Devido à exposição da banda na mídia, Lydon foi visto como o ca­beça do movimento punk pelo pú­blico em geral, mas a ideia não foi largamente sustentada pelo movi­mento punk em si. Apesar da rea­ção negativa que eles incitaram, a ocasião é considerada como um dos atos mais influentes na histó­ria da música popular. Lydon dei­xou os Pistols em 1978 para fundar outra banda, o Public Image Ltd. (PiL), que era de natureza muito mais experimental, e que foi descri­ta defensavelmente como a primei­ra banda pós-rock.[6] Nunca teve o mesmo sucesso comercial dos Sex Pistols, a banda produziu 8 discos e alguns singles, incluindo “Death disco”, “Rise” e “Disappointed”, se­guidos pela interrupção indefinida em 1993. Nos anos subsequentes, Lydon foi o anfitrião de alguns pro­gramas de televisão no Reino Uni­do, EUA e Bélgica, e também escre­veu uma autobiografia intitulada “Rotten: No Irish, No Blacks, No Dogs” (1993). Além disso produziu algum trabalho musical solo como o disco “Psycho’s Path” (1997). Nos anos 2000, Lydon retomou seu lugar como vocalista dos Sex Pistols e do PiL em algumas turnês de reunião.

1961 – Agenor Vilela–Escul­tor Goiano – Natural da cidade de Rubiataba, interior de Goiás, Agenor Pauliner Vilela é um audi­tor da Receita Federal e escultor especializado na técnica de figu­ras em movimento, tendo ganha­do diversos concursos e premia­ções estaduais e nacionais, além de ter feito exposições de suas obras, em sua maioria talhadas em pedra sabão e madeira.

1970 – Minnie Driver, atriz bri­tânica.

1972 – Paulo Bonfá, humorista, radialista e apresentador brasileiro.

1981 – Justin Timberlake, cantor e ator norte-americano.

 

 

MORTES:

1606 – Guy Fawkes, conspirador inglês (n. 1570). – Guy Fawkes, tam­bém conhecido como Guido Faw­kes, nome adotado enquanto lutava na Espanha, foi um soldado, inglês católico que teve participação na “Conspiração da Pólvora” (Gunpow­der Plot) na qual se pretendia assassi­nar o rei protestante Jaime I da Ingla­terra e os membros do Parlamento inglês durante uma sessão em 1605, para assim dar início a um levante católico. Guy Fawkes era o respon­sável por guardar os barris de pólvo­ra que seriam utilizados para explo­dir o Parlamento durante a sessão. Guy nasceu e se criou em York. Seu pai faleceu quando Guy tinha ape­nas 8 anos de idade. Sua mãe veio a se casar com um católico adepto da “recusancy”. Guy se converteu ao ca­tolicismo e saiu do continente, onde lutou na Guerra dos Oitenta Anos do lado da Espanha católica contra os holandeses protestantes. Viajou pela Espanha em busca de apoio para um levante católico na Inglaterra, mas sem sucesso. Posteriormente, ele viria a conhecer Robert Wintour e Thomas Wintour, que também se envolveriam com a Conspiração da Pólvora. Wintour apresentou Guy a Robert Catesby, que planejou o as­sassinato do rei Jaime I para colocar um monarca católico no trono. Os conspiradores alugaram um espa­ço sob a Câmara dos Lordes, onde Guy guardou vários barris de pólvo­ra. Recebendo uma denúncia anô­nima através de uma carta, as auto­ridades do Palácio de Westminster encontraram Guy Fawkes e a pól­vora logo nas primeiras horas da manhã de 5 de novembro. Nos dias seguintes, ele seria torturado e inter­rogado, onde confessou sua partici­pação na conspiração. Logo depois, em 31 de janeiro, Guy foi enforcado e em seguida mutilado. Outros par­ticipantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Guy Faw­kes se tornou o símbolo da Conspi­ração da Pólvora, data que vem sen­do comemorada em 5 de novembro desde sua execução.

1854 – Silvio Pellico, dramaturgo italiano (n. 1789).

1995 – George Stibitz, investigador estadunidense (n. 1904).

2000 – Gil Kane, ilustrador de his­tórias em quadrinhos leto-america­no (n. 1926).

2006 – Moira Shearer, atriz e bai­larina britânica (n. 1926).

2008 – Volodia Teitelboim, escritor e político chileno (n. 1916).

2011 – Nildo Parente, ator brasi­leiro (n. 1936).

2012 v Al Rio, desenhista brasileiro dehistóriasemquadrinhos(n. 1962).

2014– MiklósJancsó, cineasta hún­garo (n. 1921).


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias