Brasil

A hora é de unidade, de resistência e de luta política

Redação DM

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 21:03 | Atualizado há 8 anos

É a ho­ra da re­sis­tên­cia, da lu­ta po­lí­ti­ca, da von­ta­de de lu­tar e da ação. É a ho­ra da uni­da­de, é pre­ci­so re­u­nir os can­di­da­tos a pre­si­den­te da es­quer­da, os de­mo­cra­tas, os pro­gres­sis­tas, os na­ci­o­na­lis­tas, a fren­te Bra­sil Po­pu­lar, o PDT, o PSB, PCdoB, o PSOL, o PT, as gran­des li­de­ran­ças, Al­do Re­be­lo, Bou­los, Lu­la, Ci­ro, Ma­nu­e­la. As li­de­ran­ças tam­bém do meio in­te­lec­tu­al ar­tís­ti­co, dos mo­vi­men­tos so­ci­ais, to­dos em de­fe­sa da de­mo­cra­cia. Não é em de­fe­sa de Lu­la can­di­da­to, é do di­rei­to ina­li­e­ná­vel de Lu­la ser can­di­da­to, por­que es­sa é a von­ta­de do po­vo, e es­se é um pre­cei­to bá­si­co da de­mo­cra­cia.

Ti­rar Lu­la da elei­ção não re­sol­ve na­da, por­que ele con­ti­nu­a­rá sen­do fi­a­dor, o gran­de elei­tor da elei­ção, e com uni­da­de, se­gu­ra­men­te ven­ce­re­mos. Es­sa é uma ver­da­de que a di­rei­ta e os gol­pis­tas sa­bem, por is­so que te­mos que nos unir, in­clu­si­ve pa­ra de­fen­der a elei­ção e evi­tar a frau­de, por­que já sa­be­mos que eles são ca­pa­zes de tu­do, e aca­ba­ram de de­mons­trar es­sa ver­da­de ao tor­nar Lu­la ine­le­gí­vel. Va­mos ba­ta­lhar até o úl­ti­ma ins­tân­cia, com to­dos os mei­os e re­cur­sos ju­rí­di­cos pa­ra man­ter Lu­la can­di­da­to, por­que re­pi­to, es­ta é a von­ta­de do po­vo.

Os gol­pis­tas de 1964 sem­pre per­de­ram as elei­ções, per­de­ram em 1966, em 1974 e per­de­ri­am de la­va­da em 1978 se não fos­se o Pa­co­te de Abril. Sem­pre atra­vés da frau­de e da for­ça, man­ti­ve­ram o po­der. Mas a di­ta­du­ra caiu, co­mo cai­rá o go­ver­no gol­pis­ta de Te­mer e to­da es­sa ali­an­ça de ren­tis­tas, gran­des ban­cos, a di­rei­ta, os tu­ca­nos, que usur­pa­ram o po­der e ago­ra ten­tam man­te-lo pe­la for­ça, mes­mo a for­ça da in­jus­ti­ça.

A ho­ra é de ir pa­ra às ru­as, não com uma gre­ve ge­ral ou com gran­des co­mí­cios, é ho­ra de ir ao po­vo, con­ver­sar com o po­vo, or­ga­ni­zar o po­vo, mo­bi­li­zar o po­vo. Dia 19, quan­do va­mos co­me­mo­rar mais um ani­ver­sá­rio de PT, é ho­ra de to­da nos­sa mi­li­tân­cia, to­dos nos­sos fi­li­a­dos e ami­gos irem pa­ra às ru­as, pa­ra os bair­ros, vi­si­tar de ca­sa em ca­sa. Va­mos or­ga­ni­zar co­mi­tês do po­vo com os tra­ba­lha­do­res, não ape­nas co­mi­tês de nos­sos mi­li­tan­tes, nos­sos ami­gos, mas fa­zer com que o elei­tor do Lu­la, o lu­lis­ta, or­ga­ni­ze o co­mi­tê em de­fe­sa de Lu­la e da de­mo­cra­cia. Va­mos às fá­bri­cas to­dos os di­as, não só no dia de com­ba­te, ou no dia de uma gre­ve ge­ral, va­mos to­dos os di­as.

Sem o po­vo, sem or­ga­ni­zar o po­vo, po­de­mos até ven­cer as elei­ções, mas co­mo va­mos go­ver­nar com es­te Con­gres­so, com es­se Ju­di­ci­á­rio, sem uma re­for­ma po­lí­ti­ca, uma re­for­ma do es­ta­do? Sem uma pro­fun­da re­for­ma tri­bu­tá­ria? Sem atin­gir os ren­tis­tas, a pro­pri­e­da­de, a ri­que­za, a ren­da do 1% que con­cen­tra a mai­or par­te da ren­da do pa­ís? Sem de­mo­cra­ti­zar o es­ta­do? Os mei­os de co­mu­ni­ca­ção? Sem pôr fim a es­se es­ta­do de ex­ce­ção que o apa­re­lho po­li­ci­al e ju­di­cial im­pôs ao pa­ís, dan­do co­ber­tu­ra aos gol­pis­tas? Só a for­ça do po­vo or­ga­ni­za­do po­de nos ga­ran­tir a vi­tó­ria em 2018 e o go­ver­no.

Se­re­mos sem­pre a for­ça de­ter­mi­nan­te do pa­ís, por­que es­ta­mos com a con­sci­ên­cia na­ci­o­nal, com o fio da his­tó­ria. Es­ta­mos com a mai­o­ria dos bra­si­lei­ros e bra­si­lei­ras que que­rem uma am­pla e ra­di­cal mu­dan­ça na vi­da po­lí­ti­ca, so­ci­al e eco­nô­mi­ca de nos­so pa­ís. Por is­so va­mos à lu­ta com Lu­la, pe­la de­mo­cra­cia, mas an­tes de mais na­da, por uma mu­dan­ça ra­di­cal do Bra­sil.

 

(Jo­sé Dir­ceu foi de­pu­ta­do es­ta­du­al e fe­de­ral por São Pau­lo e mi­nis­tro-che­fe da Ca­sa Ci­vil do Bra­sil. Ar­ti­go pu­bli­ca­do ori­gi­nal­men­te no blog No­cau­te)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia