30 de janeiro na História
Redação DM
Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 23:53 | Atualizado há 7 meses
ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS:
516 a.C. – Término da construção do Segundo Templo de Jerusalém.
1648 – Assinado na cidade de Münster um dos Tratados de Paz de Vestfália que deu fim à Guerra dos Oitenta Anos.
1820 – Edward Bransfield avista a península Trinity e reivindica a descoberta da Antártida. – Edward Bransfield foi um capitão da Marinha Real Britânica, considerado como o co-descobridor da Antártida, em 1820, juntamente com Nathaniel Palmere Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen.
1826 – Inauguração da Ponte Suspensa Menai, considerada a primeira ponte suspensa moderna do mundo, ligando a Ilha de Anglesey à costa noroeste do País de Gales.
1889 – Incidente de Mayerling: Rodolfo, Príncipe Herdeiro da Áustria, é encontrado morto com sua amante a baronesa Maria Vetsera.
1902 – Primeira Aliança Anglo-Japonesa é assinada em Londres.
1916 – Encerrada a Correspondência Hussein-McMahon entre Huceine ibne Ali, Xarife de Meca e o oficial britânico Henry McMahon sobre a Revolta Árabe contra o Império Otomano.
1930 – Politburo da União Soviética ordena o extermínio dos kulaks.
1942 – Segunda Guerra Mundial: Batalha de Amboina. As forças japonesas invadem a ilha de Amboina nas Índias Orientais Holandesas. Cerca de 300 soldados aliados capturados são massacrados no aeródromo de Laha. Três quartos dos prisioneiros de guerra restantes não sobreviveram ao final da guerra, incluindo 250 homens que foram enviados para a ilha Hainan no mar da China Meridional e nunca voltaram.
1945 – Segunda Guerra Mundial: MV WilhelmGustloff, repletoderefugiadosalemães, afundanomarBáltico depois de ter sido torpedeado por um submarino soviético, matando aproximadamente 9.500 pessoas.
1948 – Mahatma Gandhi é assassinado pelo extremista hindu Nathuram Godse.
1956 – Casa do líder dos direitos civis afro-americanos Martin Luther King Jr. é alvo de coquetéis molotov em retaliação ao boicote aos ônibus de Montgomery. – Martin Luther King Jr. foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Como ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira. Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso “I Have a Dream”. Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado “Além do Vietnã”. King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e Medalha de Ouro do Congresso em 2004; Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.
1968 – Guerra do Vietnã: lançamento da Ofensiva do Tet pelas forças vietcongues e do exército vietnamita do Norte contra o Vietnã do Sul, os Estados Unidos e seus aliados.
1972 – Conflito na Irlanda do Norte: Domingo Sangrento: paraquedistas britânicos abrem fogo contra manifestantes católicos em Derry, Irlanda do Norte, matando 13 pessoas; outra pessoa morre depois de lesões sofridas. – Domingo Sangrento foi um confronto entre manifestantes católicos, protestantes e o exército inglês, ocorrido em Derry, na Irlanda do Norte, no dia 30 de janeiro de 1972. O movimento teve início com uma passeata de dez mil manifestantes que pretendiam, saindo do bairro de Creggan em marcha pelas ruas católicas da cidade, chegar até a Camara Municipal. Antes disso, entretanto, soldados ingleses partiram para a ofensiva e dispararam contra os manifestantes, deixando 14 activistas católicos mortos e outros 26 feridos. Das quatorze vítimas mortas, seis eram menores de idade e um sétimo ferido faleceu meses depois em decorrência dos ferimentos. Todas as vítimas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas. Os manifestantes protestavam contra a política do governo britânico de prender pessoas suspeitas de terrorismo sem um julgamento prévio e contra as desigualdades religiosas presentes na Irlanda do Norte. O incidente terminou por fortalecer ainda mais o Exército Republicano Irlandês (IRA),– organização clandestina que lutava pela separação da Irlanda do Norte em relação ao Reino Unido para obter posterior união com a República da Irlanda – e por aumentar ainda mais o ressentimento dos católicos para com o Reino Unido. Em memória daquele dia, a canção “Sunday Bloody Sunday!” foi escrita, pela banda irlandesa U2, em 1982. Paul McCartney também tratou do incidente na canção “Give Ireland Back To The Irish”, lançada em compacto com a sua então nova banda, os Wings, em fevereiro de 1972. Duas investigações foram realizadas pelo Governo britânico com objectivo de apurar os factos: O Widgery Tribunal: realizado no rescaldo dos acontecimentos e absolvendo grande parte dos soldados britânicos e autoridades, mas também criticado por muitos como um “branqueamento” do incidente. O Inquérito Saville (presidido por Lord Saville de Newdigate): iniciado em 1998 para analisar os acontecimentos, apresentou um relatório em 2010 que mostrava que os soldados e autoridades do Reino Unido procederam de forma errada, acarretando na apresentação de desculpas às famílias das vítimas por parte do Primeiro Ministro do Reino Unido, David Cameron. Bloody Sunday figura entre os mais importantes conflitos da Irlanda do Norte, principalmente devido a truculência do exército inglês.
1979 – Boeing 707-323C cargueiro da Varig, pilotado pelo mesmo comandante do Voo RG-820, desaparece sobre o oceano Pacífico 30 minutos depois de decolar de Tóquio.
2007 – Microsoft lança o sistema operacional Windows Vista.
2013 – Naro-1 torna-se o primeiro veículo de lançamento fabricado pela Coreia do Sul.
NASCIMENTOS:
1615 – Thomas Rolfe, colono inglês (m. 1675).–Thomas Rolfe foi o único filho da lendária Pocahontas e de John Rolfe. Provavelmente nascido em Jamestown, Virginia, foi criado pelo seu tio na Inglaterra, depois do falecimento da sua mãe. Voltou para os Estados Unidos quando tinha mais ou menos 20 anos e casou-se com Elizabeth Washington em 1632, teve uma filha um ano depois, Anne Rolfe, dando início a uma das primeiras famílias com raízes tanto inglesas quanto nativa-americanas. Mas, infelizmente, sua mulher veio a falecer. Casou-se novamente algum tempo depois e teve mais uma filha, Jane. A família Rolfe vem deixando legados até hoje, sendo a mais famosa descendente de Pocahontas e John, a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Nancy Reagan.
1697 – Johann Joachim Quantz, compositor e músico alemão (m. 1773).
1775 – Walter Savage Landor, escritor britânico (m. 1864).
1781 – Adelbert von Chamisso, escritor alemão (m. 1838).
1822 – Franz Ritter von Hauer, geólogo austríaco (m. 1899).
1878 – Anton Hansen Tammsaare, escritor estoniano (m. 1940).
1899 – Max Theiler, microbiologista sul-africano (m. 1972).
1902 – Nikolaus Pevsner, historiador de arte britânico (m. 1983).
1912 – Herivelto Martins, compositor e ator brasileiro (m. 1992).
1914 – David Wayne, ator norte-americano (m. 1995).–Wayne James McMeekan, mais conhecido como David Wayne, foi ator norte-americano. É lembrado por papéis em filmes como Armadilha Amorosa, Como Agarrar Um Milionário, Meu Coração Canta, As Três Máscaras de Eva, Rebeldia de um Bravo e pelo papel de Chapeleiro Louco na série de tv Batman (1966).
1919 – Waldir Calmon, pianista brasileiro (m. 1982)
1924 – Jaime Caetano Braun, poeta brasileiro (m. 1999).
1935 – Elsa Martinelli, atriz italiana (m. 2017).–Elsa Martinelli, nome artístico de Elsa Tia, foi uma atriz italiana. Começou sua carreira em Roma, como modelo, depois fazendo pequenos papéis em filmes italianos. Em 1953, foi para Nova York sem saber inglês e com U$20 no bolso atrás de uma carreira de modelo e atriz nos Estados Unidos e três anos depois conseguiu seu primeiro papel importante em Hollywood no filme The Indian Fighter, com Kirk Douglas, descoberta por ele na capa de uma revista de moda. No mesmo ano, Elsa ganhou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, no papel principal de Donatella, de Mario Monicelli. Desde então, ela dividiu sua carreira entre a Europa e os Estados Unidos, trabalhando em filmes como Hatari! (1962) com John Wayne, O Processo (1962) com Anthony Perkins e Jeanne Moreau, The V.I.P.s (1963) com Richard Burton e Elizabeth Taylor e Candy (1968) uma superprodução com elenco multiestelar que incluía Marlon Brando, Charles Aznavour, Richard Burton e o beatle Ringo Starr. A partir da década de 1970, em que se tornou personagem frequente do jet-set internacional ao lado de personalidades como Aristoteles Onassis, Maria Callas e Carlo Ponti, ela passou a dedicar sua carreira a telefilmes e à minisséries de televisão da RAI e chegou a trabalhar como decoradora de interiores em Roma nos anos 80. Elsa foi casada com o conde Franco Mancinelli Scotti di San Vito, entre 1957 e 1960, com quem tem uma filha, Cristiana, nascida em 1956 e também atriz. Martinelli morreu em Roma em 8 de julho de 2017, aos 82 anos.
1942 – Marty Balin, músico norte-americano. – Marty Balin, nome artístico de Martyn Jerel Buchwald é um cantor dos Estados Unidos, conhecido por ter sido fundador e vocalista da banda Jefferson Airplane.
1947 – Steve Marriott, cantor, compositor e guitarrista britânico (m. 1991).
1951 – Phil Collins, músico britânico.
1960 – Alejandro Sokol, compositor e músico argentino (m. 2009).
MORTES:
1948– Mahatma Gandhi, político e pacifista indiano(n. 1869). – Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi (do sânscrito “Mahatma”, “A Grande Alma”) foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípiodanãoagressão, formanãoviolenta de protesto) como um meio de revolução. O princípio dos atyagraha, frequentemente traduzido como “o caminho da verdade” ou”abuscada verdade”, também inspirou gerações de ativistas democráticos e antirracistas, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Frequentemente, Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não violência (ahimsa).
- 1948– Orville Wright, inventornorte-americano (n. 1871).
- 1963 – Francis Poulenc, compositor francês (n. 1899).
- 1984 – Luke Kelly, cantor e músico irlandês (n. 1940).
- 1994 – Pierre Boulle, escritor francês (n. 1912).
- 2002 – Ênio Santos, ator brasileiro (n. 1922).
- 2004 – José Álvaro Morais, cineasta português (n. 1943).
- 2006 – Coretta King, ativista norte-americana (n. 1927).
- 2007 v Sidney Sheldon, escritor norte-americano (n. 1917). – Sidney Schechtel, maisconhecidocomoSidney Sheldon, foi um escritor e roteirista norte-americano. Durante sua vida, Sheldon publicou dezoito romances; todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. Eles totalizaram mais de 300 milhões de cópias vendidas, com traduções para 51 idiomas, distribuídos em cerca de 180 países; por esse fato, ele é considerado “o escritor mais traduzido do mundo” pelo Guinness. Oescritortambémécreditado por 250 roteiros televisivos, seis peças para a Broadway e 25 filmes.
- 2011 – John Barry, maestro e compositor britânico (m. 1933).