Opinião

Crimes da boa consciência

Redação DM

Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 23:16 | Atualizado há 7 anos

“Vo­cê não sa­be o que é con­sci­ên­cia, não vê que eu sou um po­bre ra­paz. às ve­zes pas­sa­va fo­me ao meu la­do e acha­va bo­ni­to não ter o que co­mer”. Pois é, pra que… as­sim o po­e­ta da MPB com­pre­en­deu a con­sci­ên­cia de Amé­lia, a mu­lher que acha­va bom o so­frer. A boa con­sci­ên­cia de­ve­ria ter pa­râ­me­tros si­mi­la­res, pa­ra to­dos – po­rém, é sa­bi­do que a qua­li­da­de da con­sci­ên­cia cor­res­pon­de, ou é con­se­quên­cia da qua­li­da­de do in­di­ví­duo. E to­dos acham-se por­ta­do­res e pro­pri­e­tá­rios da con­sci­ên­cia mais con­sci­en­te.

Con­sci­ên­cia, ca­da um de­ve se­guir a sua  – as­sim nos en­si­na­ram des­de a in­fân­cia  até por­que di­fi­cil­men­te al­guém se­gui­ria se­guir a con­sci­ên­cia alheia, po­den­do obe­de­cer à sua pró­pria.

Di­fe­ren­tes pes­so­as, di­fe­ren­tes con­sci­ên­cias e o mes­mo va­le pa­ra as di­fe­ren­tes cul­tu­ras, fa­mí­lias, na­ções e paí­ses – e mes­mo em uma mes­ma fa­mí­lia são di­fe­ren­tes as con­sci­ên­cias.  Em no­me da boa con­sci­ên­cia cri­mes hor­rí­veis são co­me­ti­dos – até ge­no­cí­di­os e ho­lo­caus­tos. De um mo­do ge­ral, co­mo en­si­na Bert Hel­lin­ger, to­do ani­mal se­gue a con­sci­ên­cia de seu gru­po pois que só den­tro de­le se sen­te se­gu­ro.

Po­de­mos de­ter a má­qui­na de ge­rar pen­sa­men­tos, po­rém não po­de­mos pa­rar de sen­tir. Tu­do o que so­mos tem co­mo ba­se o que sen­ti­mos.Daí a ver­da­de dos ver­sos de Pau­li­nho da Vi­o­la: “Sen­ti­men­tos, is­so eu te­nho de­mais/ ale­gria que eu ti­nha nun­ca mais”. Ter sen­ti­men­tos além da con­ta – is­so po­de ser po­si­ti­vo ou ne­ga­ti­vo, a de­pen­der da qua­li­da­de dos sen­ti­men­tos que se tem.

A pes­soa é o que sen­te e pen­sa, e mui­to do que lhe acon­te­ce de­cor­re da qua­li­da­de dos nos­sos pen­sa­men­tos.Tu­do o que cons­ti­tui ob­je­to de nos­sa aten­ção É um cam­po ener­gé­ti­co ir­ra­dian­te, em cons­tan­te vi­bra­ção. E vai a mol­dar a tes­si­tu­ra de nos­sa exis­tên­cia. Ca­da pes­soa se sa­tis­faz com sua pró­pria con­sci­ên­cia, mes­mo sen­do hor­rí­vel ou não ha­ven­do ne­nhu­ma – e vê co­mo es­tra­nhas as con­sci­ên­cias de to­das as ou­tras pes­so­as.

Quan­do fa­zem par­te de ou­tro gru­po, são a con­sci­ên­cia do ini­mi­go daí a di­fi­cul­da­de de se bus­car a paz en­tre os mem­bros das fa­mí­lias, en­tre os gru­pos e clas­ses so­ci­ais, en­tre os paí­ses em dis­pu­ta por ter­ri­tó­rio, e ri­que­zas na­tu­ra­is que ne­les exis­tam.

Ca­da um se acha no di­rei­to de apro­pri­ar-se da­qui­lo que não tem, e mes­mo ten­do o bas­tan­te, pen­sa pre­ci­sar de mui­to mais. Daí as guer­ras que não ces­sam e as dis­pu­tas até por de­ser­tos on­de só há areia, e na­da mais. Sen­do sa­bi­do que os es­for­ços pa­ra o ad­ven­to da paz são in­va­li­da­dos pe­la boa con­sci­ên­cia dos la­dos em lu­ta, o tra­ba­lho tem que ser fei­to de­va­gar, a par­tir da al­ma de ca­da pes­soa, gru­po, so­ci­e­da­de ou pa­ís – na su­po­si­ção de que ela exis­te o que em mui­tos ca­sos é de se du­vi­dar.

 

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta.Ocu­pa a ca­dei­ra 25 da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)


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