Opinião

17º encontro de folia de Reis e 3º de catira

Diário da Manhã

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 02:08 | Atualizado há 7 anos

Pe­la ter­cei­ra vez va­mos ter um en­con­tro de ca­ti­rei­ros, ago­ra, na Pra­ça da Ma­triz de Cam­pi­nas, que se da­rá nes­te sá­ba­do, dia 27, das 18 às 22 ho­ras. E no do­min­go, dia 28, no mes­mo lo­cal, o tra­di­cio­nal En­con­tro de Fo­lia de Reis, que já so­mam 17, ini­ci­an­do com a Mis­sa na Ma­triz, às 7 ho­ras e in­do até a apre­sen­ta­ção do úl­ti­mo gru­po. A Mis­sa te­rá par­ti­ci­pa­ção dos fo­li­ões e as can­to­ri­as e ver­sos são de au­to­ria do vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re, pro­fes­sor, fo­li­ão e an­tro­pó­lo­go da UFG, Ja­dir de Mo­ra­es Pes­soa. Se­rão en­con­tros e não con­cur­sos, to­dos os gru­pos re­ce­be­rão di­plo­ma de par­ti­ci­pa­ção, tam­bém os fo­li­ões-mi­rins, que da­rão con­ti­nui­da­de aos gru­pos.

“Fo­lia de Reis é fol­clo­re, é cul­tu­ra po­pu­lar, é fes­ta, é ma­ni­fes­ta­ção! “Fo­lia de Reis é re­li­gi­o­si­da­de po­pu­lar, é de­vo­ção de ca­sa em ca­sa, é cul­to ao Me­ni­no de Be­lém!”

“A Fo­lia de Reis é fol­clo­re, ela com­pre­en­de mui­tos sa­be­res, mui­tos co­nhe­ci­men­tos. O em­bai­xa­dor tem que co­nhe­ce to­da a his­tó­ria, to­dos os fun­da­men­tos pa­ra ori­en­tar bem a Com­pa­nhia. Tam­bém tem que ter a ca­be­ça bem or­ga­ni­za­da pa­ra se­quen­ciar  os ver­sos. Can­tar uma se­gun­da voz tam­bém su­põe um co­nhe­ci­men­to pro­fun­do da me­lo­dia. E a cai­xa, en­tão? Se não for bem ba­ti­da atra­pa­lha to­da a to­a­da. Do mes­mo mo­do, a Fo­lia de Reis é cul­tu­ra po­pu­lar, ela exis­te pa­ra aten­der a uma ne­ces­si­da­de dos mo­ra­do­res. Qual ne­ces­si­da­de?  A ne­ces­si­da­de de re­no­var  a sua fé e a sua de­vo­ção. Nós exis­ti­mos pa­ra le­var a di­vin­da­de (Me­ni­no Je­sus, Ma­ria, Jo­sé e os três Reis) à ca­sa do mo­ra­dor.”

Re­gi­na La­cer­da, “Ma­dri­nha do Fol­clo­re Go­i­a­no”: “As fo­li­as não são, co­mo se jul­ga, por vi­são su­per­fi­ci­al, mo­ti­vo de di­ver­são com pre­do­mi­nân­cia da par­te lú­di­ca. São elas um cul­to que se pres­ta ao Deus nas­ci­do. Os fo­li­ões, com a sua ban­dei­ra à fren­te (on­de es­tá  o “re­gis­tro” dos três Reis do Ori­en­te), fa­zem su­as vi­si­tas às ca­sas, re­lem­bran­do a pe­re­gri­na­ção  de Gas­par, Bal­ta­zar e Mel­chi­or, pro­cu­ran­do le­var a ca­da fa­mí­lia as bên­çã­os dos céus. As fa­mí­lias os re­ce­bem com de­vo­ção e res­pei­to, e sua men­sa­gem ma­ni­fes­ta  des­de o can­to da che­ga­da: Se­nhor do­no da ca­sa / Abre a por­ta, acen­de a luz. / Re­ce­bei os San­tos Reis / E o co­ra­ção de Je­sus”.

“A ca­ti­ra ou O ca­ti­ra – A ori­gem mais pro­vá­vel des­ta dan­ça ge­nu­i­na­men­te bra­si­lei­ra é o his­tó­ri­co con­ta­to en­tre os des­cen­den­tes de por­tu­gues­es e os in­dí­ge­nas no li­to­ral de São Pau­lo. Os des­cen­den­tes de por­tu­gues­es for­ma­ram na­que­la ca­pi­ta­nia o cha­ma­do “cai­pi­ra pau­lis­ta” ou sim­ples­men­te “cai­pi­ra”, de­fi­ni­do por An­tô­nio Cân­di­do co­mo “o ho­mem dos mí­ni­mos vi­tais”. Ou se­ja, o cai­pi­ra é um ci­da­dão do mun­do ru­ral, de ro­ças não mui­to avan­ta­ja­das, por­que ele se con­ten­ta­va com o que en­con­tra­va nos rios e nas ma­tas (pes­ca, ca­ça e co­le­ta). Es­se su­jei­to apren­deu, a seu mo­do, uma dan­ça in­dí­ge­na cha­ma­da “Ca­te­re­tê”. Gra­da­ti­va­men­te foi mu­dan­do seu no­me pa­ra “Ca­ti­re­tê”, de­pois, “Ca­ti­ra”.

Com o sur­gi­men­to de no­vas ne­ces­si­da­des eco­nô­mi­cas, o Cai­pi­ra se des­lo­cou  do li­to­ral ru­mo ao in­te­ri­or, se­guin­do o ca­mi­nho das Ban­dei­ras. Is­so quer di­zer que o po­vo­a­dor do Bra­sil Cen­tral foi, em gran­de me­di­da, o cai­pi­ra pau­lis­ta. E com ele vi­e­ram as ma­ni­fes­ta­ções po­pu­la­res que ele ia her­dan­do  e trans­for­man­do. As­sim é que che­ga­ram pa­ra nós as fo­li­as, os mu­ti­rões, o cu­ru­ru, a Ca­ti­ra e um mon­tão de co­mi­das gos­to­sas. É por is­so, tam­bém, que há du­as si­tu­a­ções em que a Ca­ti­ra na ho­ra da fol­ga, de­pois de um dia de mu­ti­rão (vem aí o uso da pa­la­vra “fol­gue­do” = di­ver­são). A se­gun­da, que ain­da acon­te­ce bas­tan­te, é a Ca­ti­ra acom­pa­nhan­do as fo­li­as de ca­sa em ca­sa. Mas, aten­ção!Quem apren­de re­faz, ou se­ja, faz de ou­tro jei­to. Por is­so é que te­mos, por exem­plo, gru­pos que in­ter­ca­lam sa­pa­te­a­do e pal­mas e gru­pos que in­ter­ca­lam sa­pa­te­a­do e pan­dei­ro.”

Os en­con­tros es­ta­rão sob as res­pon­sa­bi­li­da­des do Se­nhor Pre­fei­to, Iris Re­zen­de Ma­cha­do, do se­cre­tá­rio Mu­ni­ci­pal de Cul­tu­ra, Kle­ber Ador­no, da pre­si­den­te da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re, his­to­ri­a­do­ra Iza­bel Sig­no­re­li e do rei­tor do San­tu­á­rio Ba­sí­li­ca de Nos­sa Se­nho­ra do Per­pé­tuo So­cor­ro, Pe. Jo­ão Otá­vio Mar­tins. A lo­cu­ção es­ta­rá a car­go do ex­pe­ri­en­te ani­ma­dor-can­tor Adal­to Ben­to Le­al. Ca­fé e al­mo­ço pa­ra os par­ti­ci­pan­tes.

Con­ta­mos com as pre­sen­ças de to­dos os afei­ço­a­dos das nos­sas ma­ni­fes­ta­ções fol­cló­ri­cas.

Macktub!

 

(Ba­ri­a­ni Or­ten­cio. ba­ri­a­nior­ten­[email protected])

 

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