Entretenimento

Diogo Granato vem a Goiânia e mistura parkour com dança acrobática

Redação DM

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 23:20 | Atualizado há 7 anos

Dança acrobática, parkour e improviso cênico tudo junto e misturado. Esta é a proposta de Diogo Granato, o primeiro con­vidado do Coletivo Plano P para execução do projeto #Plural, con­templado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás 2016 junto à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Se­duce). Com duração de 6 meses e inúmeros convidados de re­nome, o projeto começa no pró­ximo dia 22 de janeiro e possui eventos como aulas e apresenta­ções abertos à comunidade.

Dono de um currículo de peso, Diogo é criador e intér­prete de solos de Dança-Tea­tro como “Aretha”, que o ren­deu melhor intérprete de 2006, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e “Seis Sen­tidos?”, que encerrou o “In­transit Festival” em Berlim, e de duetos com importantes fi­guras da música como Nata­lia Mallo (Brasil/Argentina) e Mathias Landaeus (Suécia). Diogo é, também, intérprete­-criador da premiada Cia Nova Dança 4 há quinze anos.

Agora, ele vem a Goiânia a convite do Coletivo PlanoP, coordenado por Gabriel Cor­tês, Gleysson Moreira, Gui­lherme Monteiro e Nilo Mar­tins abrindo a programação do Projeto #plural que, du­rante 6 meses trará ainda con­vidados como: VJ Pixel, Luiz Gonçalves, Letícia Ramos, Alex Soares e Emiliano Frei­tas. Contemplado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura de 2016, o projeto pretende inse­rir a dança em espaços públi­cos além de garantir um es­tudo maior ligando dança às novas tecnologias. No mês de fevereiro, por exemplo, será realizado um videodança 360º que está aberto à comunidade.

“Quero trabalhar Improviso Cênico, parkour, dança acrobá­tica, misturar muita informa­ção, desconstruir, reconstruir. Quero dificultar e complexifi­car tudo que eu puder. Como diria Tom Zé: explicando pra confundir e confundindo para esclarecer. A mistura de dança com parkour é algo absoluta­mente natural pra mim, já fa­zia isso antes de conhecer a téc­nica francesa, conhecida como parkour. Trabalho com a ideia de que cada intérprete deve misturar todo seu histórico cor­poral para criar sua dança. Dan­ça com parkour mistura bem pra quem gosta, para outros vai ser Balé com Contemporâneo, Capoeira com Moderno, Tai Chi com Contato Improvisação”, acrescenta Diogo.

SOBRE O PLANO P

O coletivo Plano P tem por finalidade a criação de um es­paço de pesquisa em movi­mentos e processos de criação em dança, que possua um diá­logo direto com temas da con­temporaneidade. Os quatro intérpretes criadores em dan­ça que compõem o grupo, en­contraram no coletivo “Plano P” a oportunidade de realizar trabalhos paralelos às ativida­des que realizam no cotidiano, de forma que a movimentação desenvolvida se torne extensão de seus trabalhos e os comple­mentem. A criação deste cole­tivo surge de afinidades e com­partilhamentos em comum dos integrantes, que teve início em encontros proporcionado pelo projeto Núcleo Coreográ­fico Sesi/Dança UFG.

DIOGO GRANATO

Estudou com muitos dos me­lhores professores e diretores de dança, teatro e circo do Brasil e alguns de fora, e é membro do “Le Parkour Brasil”, grupo pio­neiro do Parkour e do Freerun­ning no Brasil.Diogo foi profes­sor do Estúdio Nova Dança, e hoje, trabalha no Espaço, sua escola de Dança, Improvisa­ção e Astanga Yoga, que abriga a Cia Nova Dança 4, as Silencio­sas e o GT`Aime. Na dança co­meçou aos 12 anos com um cur­so de consciência corporal dado por Beth Bastos, da técnica do Klauss Vianna, aos 18 começou Contato Improvisação com Tica Lemos, Dança Contemporânea com Lu Favoreto, New Dance com Adriana Grechi, Improvisa­ção Dança-Teatro com Cristiane Paoli Quitoe Tica Lemos e Clown com Cristiane Paoli Quito no Es­túdio Nova Dança. Já participou como intérprete criador de dan­ça da Cia Nova Dança (dir. Adria­na Grechi), da Cia Wlap (dir. Luis Abreu e Patrícia Werneck).

 

Cronograma

24/1–Quarta tem dança na UFG

25/01–Aula aberta–Inscrições no local a partir das 17h30

  • Das 18h30 às 20h
  • Valor: inteira R$ 20,00 e meia R$ 10,00
  • Local: Praça do Centopeia – Wilton Valente Chaves (Av. Cora Coralina St. Sul, entre as ruas Olinto Manso Pereira e 84 A)

26/01 – casAcorpO – 4 anos PlanoP+CasACorpO

  • Jam de Contato e Improvisação
  • 19h30 – na casAcorpO

27 e 28/01–Workshop Conta­to improvisação PlanoP+CasACorpO

  • Das 15h30 às 18h30

28/01–Work in progress 20h PlanoP+CasACorpO

  • Jam após a performance
  • Praça do Centopéia–Wilton Valente Chaves (Av. Cora Cora­lina St. Sul, entre as ruas Olin­to Manso Pereira e 84 A)

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias