Opinião

Araguatins: encontro no presente para resgatar o passado (10)

Diário da Manhã

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 23:18 | Atualizado há 7 anos

Re­pu­bli­co ar­ti­go, que me pa­re­ce atu­a­li­za­do, jus­ta­men­te no mo­men­to em que dis­cor­ro so­bre Ara­gua­tins. Em que me di­ri­jo à co­mu­ni­da­de ara­gua­ti­nen­se. Afi­nal, es­ta­mos pro­gra­man­do um en­con­tro da fa­mí­lia des­ta ci­da­de to­can­ti­nen­se pa­ra o dia 21 de abril, na se­de da AABB, em Go­i­â­nia. Por que es­sa re­pu­bli­ca­ção? Mui­tos po­dem es­tar per­gun­tan­do. En­ten­do que Atha­ná­sio de Mou­ra Sei­xas de­tém uma his­tó­ria de vi­da, pes­so­al e po­lí­ti­ca, que gra­ti­fi­ca os ci­da­dã­os bra­si­lei­ros. E pre­ci­sa­men­te co­bram éti­ca dos po­lí­ti­cos.

Nun­ca me ar­ris­quei a fa­lar pu­bli­ca­men­te de meu pai. Mas, ho­je o fa­ço. Fo­ram mes­es de re­fle­xão so­bre es­ta de­ci­são. Afi­nal te­nho lem­bra­do de pes­so­as em­pre­en­de­do­ras e ín­te­gras do por­te de Pe­dro Lu­do­vi­co, Mau­ro Bor­ges, Ve­ne­ran­do de Frei­tas, Jo­ão de Pau­la Tei­xei­ra Fi­lho, Hé­lio Sei­xo de Bri­to, Hen­ri­que San­til­lo, Ma­cel Cai­xe­ta, en­tre ou­tras, in­clu­si­ve de fi­gu­ras le­gen­dá­rias co­mo Jus­ce­li­no e o Ba­rão de Mauá.

Mas, por qual ra­zão Atha­ná­sio de Mou­ra Sei­xas?

Atha­ná­sio fo­ra do ra­mo de di­a­man­tes em Ro­rai­ma, on­de pas­sou uma tem­po­ra­da, um prós­pe­ro co­mer­cian­te em Ara­gua­tins e que um cer­to dia en­trou na po­lí­ti­ca co­mo des­ti­no no Bi­co do Pa­pa­gaio e não lar­gou mais. Co­mo diz o di­ta­do: uma ca­cha­ça.

O PSD, par­ti­do de Pe­dro Lu­do­vi­co, Jo­sé Lu­do­vi­co de Al­mei­da, Mau­ro Bor­ges e de Íris Re­zen­de Ma­cha­do, fo­ra o es­co­lhi­do. Pe­lo Par­ti­do So­ci­al De­mo­crá­ti­co, tam­bém de JK, ele­geu-se vá­ri­as ve­zes e aju­dou a ele­ger Jo­sé de Sou­za Por­to pa­ra a Câ­ma­ra Fe­de­ral e Fran­cis­co Ma­ra­nhão Ja­pi­as­sú pa­ra a As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va.

Na Pre­fei­tu­ra, de­di­cou de cor­po a al­ma à ver­da­dei­ra cons­tru­ção da ci­da­de e do mu­ni­cí­pio. É bom lem­brar que nos idos de 50/60, so­men­te se atin­gia a re­gi­ão de bar­co, atra­vés do Ara­gu­aia, ou de avi­ão. Não ha­via es­tra­da, ex­ce­to ca­mi­nhos das boi­a­das e das tro­pas de je­gues e bur­ros.

De Ara­gua­tins a Go­i­â­nia, pe­la com­pa­nhia aé­rea Cru­zei­ro do Sul, a vi­a­gem de­man­da­va um dia in­tei­ro. O DC – 3 par­tia de Be­lém ao ama­nhe­cer e cum­pria a ro­ta Ma­ra­bá, Ara­gua­tins, Ca­ro­li­na (MA), Con­cei­ção do Ara­gu­aia (PA), Ara­gu­a­ce­ma, Ilha do Ba­na­nal, Por­to Na­ci­o­nal, Pei­xe, Aru­a­nã e fi­nal­men­te Go­i­â­nia.

Pa­ra co­me­çar, a pis­ta de avi­ão fo­ra cons­tru­í­da por ini­ci­a­ti­va de Atha­ná­sio, que que­ria uma em­pre­sa aé­rea na ci­da­de, pa­ra se co­mu­ni­car mais rá­pi­do com ou­tros cen­tros.

As es­co­las eram pre­cá­rias e ele cons­tru­iu o gru­po es­co­lar na ci­da­de e vá­ri­as ou­tras nos po­vo­a­dos.

Pa­ra cen­tra­li­zar as com­pras de man­ti­men­tos no va­re­jo, fez o mer­ca­do na or­la ur­ba­na do Ara­gu­aia. Um cais nas ime­di­a­ções foi fei­to pa­ra em­bar­que e de­sem­bar­que das pes­so­as e mer­ca­do­ri­as nos bar­cos, en­tão uma no­vi­da­de na épo­ca.

Um ge­ra­dor foi ins­ta­la­do pa­ra for­ne­cer ener­gia elé­tri­ca a Ara­gua­tins.

Es­tra­das e pon­tes de ma­dei­ra fo­ram dis­se­mi­na­das pe­lo mu­ni­cí­pio, que na épo­ca abran­gia Xam­bi­oá, e fa­zia di­vi­sas com Ita­gua­tins, To­can­ti­nó­po­lis e Ara­gu­a­ce­ma.

Atha­ná­sio, por sua obra e sua in­te­gri­da­de, se re­e­le­gia a ca­da elei­ção ou fa­zia sem­pre o su­ces­sor, de­pois re­tor­nan­do à ad­mi­nis­tra­ção.

Edi­fi­cou na épo­ca, a se­de da pre­fei­tu­ra. Tal­vez a mais mo­der­na de to­da a re­gi­ão nor­ten­se go­i­a­na.

A pre­fei­tu­ra ca­re­cia de um ca­mi­nhão pa­ra apoio nas obras mu­ni­ci­pa­is, sub­sti­tuin­do par­te da tro­pa de bur­ros ou do car­ro-de-boi. Atha­ná­sio ad­qui­riu-o nu­ma re­ven­de­do­ra em Be­lém.

Mas, co­mo tran­spor­tar es­te ve­í­cu­lo?

Na épo­ca não ha­via es­tra­da na re­gi­ão, ape­nas a sel­va ama­zô­ni­ca bru­ta. As úni­cas vi­as de es­co­a­men­to eram os rios To­can­tins e Ara­gu­aia, en­ca­cho­ei­ra­dos co­mo ho­je.

Uma das mai­o­res au­dá­cias e aven­tu­ras do mun­do, de­mons­tran­do ver­da­dei­ro em­pre­en­de­do­ris­mo co­lo­cou-se à pro­va.

O ca­mi­nhão ini­ci­al­men­te foi con­du­zi­do até o por­to, co­lo­ca­do na proa de um bar­co a mo­tor, na­tu­ral­men­te sob os de­vi­dos cui­da­dos de uma en­ge­nha­ria im­pro­vi­sa­da pa­ra não tom­bar.

O bar­co, da­do o si­nal de par­ti­da, na­ve­gou rio aden­tro en­fren­tan­do a cor­ren­te­za con­trá­ria. Na tran­spo­si­ção das ca­cho­ei­ras, co­mo a te­mi­da Tu­cu­ruí, o bar­co en­cos­ta­va num por­to ru­di­men­tar, o ca­mi­nhão era en­tão re­mo­vi­do com to­do o cui­da­do pro­fis­si­o­nal de Jo­ão Sei­xas, ir­mão de Atha­ná­sio, de­pois fei­ta a es­tra­da na mar­ra, por on­de o ve­í­cu­lo ro­da­va em ca­rá­ter to­tal­men­te pi­o­nei­ro. A co­ra­gem de quem quer fa­zer fi­ca ca­rac­te­ri­za­da.

Tran­spos­ta a ca­cho­ei­ra, o ve­í­cu­lo no­va­men­te era re­co­lo­ca­do na proa do bar­co e as­sim se re­pe­tia nas vá­ri­as tran­spo­si­ções, co­mo Ja­cun­dá, São Jo­ão, São Ben­to.

O ca­mi­nhão che­gou ao seu des­ti­no, sob o pi­po­car de fo­gos que mais lem­bra­va uma fes­ta ju­ni­na. A ale­gria era con­ta­gi­an­te as­sim co­mo o no­me do pre­fei­to re­a­li­za­dor que tran­spu­nha ou­tros mu­ni­cí­pios.

Em Con­cei­ção do Ara­gu­aia, no Pa­rá, as li­de­ran­ças de PSD e UDN, tra­di­cio­nais ad­ver­sá­rios, ofe­re­ce­ram o car­go de pre­fei­to a Atha­ná­sio que, em­bo­ra te­nha ba­lan­ça­do an­te ta­ma­nha de­fe­rên­cia, pre­fe­riu fi­car em Ara­gua­tins.

No cen­te­ná­rio da ci­da­de, a pre­fei­tu­ra com re­cur­sos es­cas­sos pa­ra a cons­tru­ção de uma pra­ça, pe­diu o aval do pre­fei­to Íris Re­zen­de Ma­cha­do, em seu pri­mei­ro man­da­to em Go­i­â­nia, jun­to ao Ban­co Ban­dei­ran­tes. O di­nhei­ro pú­bli­co era apli­ca­do com par­ci­mô­nia tan­to nes­ta co­mo nas de­mais obras. Mui­to saiu do pró­prio bol­so, que nun­ca re­tor­nou.

Íris, es­tre­la nas­cen­te, foi con­vi­da­do de hon­ra pa­ra a so­le­ni­da­de de inau­gu­ra­ção, com di­rei­to in­clu­si­ve a ba­nho de praia no Ara­gu­aia an­te uma mul­ti­dão de pes­so­as de Ara­gua­tins e mu­ni­cí­pios vi­zi­nhos.

O ae­ro­por­to nun­ca re­ce­be­ra tan­to mo­vi­men­to de ae­ro­na­ves pa­ra ver e abra­çar o no­vo lí­der go­i­a­no que ia à re­gi­ão pe­la pri­mei­ra vez. O ar­ras­ta-pé ama­nhe­ceu o dia, sob a ba­tu­ta do san­fo­nei­ro Lu­si­nho, uma imi­ta­ção de Lu­iz Gon­za­ga.

Nem tu­do são flo­res. Che­ga ao mu­ni­cí­pio, a Rio Im­pex, em­pre­sa de ca­pi­tal ale­mão, pro­mo­ven­do a re­ti­ra­da de ma­dei­ras de lei e re­a­li­zan­do um ex­ten­so can­tei­ro de re­plan­tio de mu­das na­ti­vas.

Atha­ná­sio viu na ini­ci­a­ti­va uma opor­tu­ni­da­de de cir­cu­la­ção de di­nhei­ro, ge­ra­ção de em­pre­go pa­ra mui­tos mi­se­rá­veis, me­ca­ni­za­ção e apoi­ou o pro­je­to.

Pa­ra quê, a opo­si­ção en­ten­deu que o pre­fei­to es­ta­va usu­fru­in­do pes­so­al­men­te das van­ta­gens.

O des­gas­te po­lí­ti­co pas­sou a ser tão gran­de, que Atha­ná­sio pe­diu so­cor­ro a seu fi­lho, jor­na­lis­ta em Go­i­â­nia. Acor­ri ao Ba­tis­ta Cus­tó­dio, do Cin­co de Mar­ço, mos­tran­do a ele que meu pai es­ta­va sen­do ví­ti­ma de acu­sa­ções fal­sas. Fi­ca­va di­fí­cil no pla­no éti­co de­fen­dê-lo jor­na­lis­ti­ca­men­te na con­di­ção de fi­lho. O Ba­tis­ta co­lo­cou o Tel­mo de Fa­ria à dis­po­si­ção, que vi­a­jou pa­ra aque­les er­mos, con­fir­man­do as in­jus­ti­ças co­me­ti­das.

Nou­tra opor­tu­ni­da­de, um ad­ver­sá­rio po­lí­ti­co pa­ra con­tê-lo ten­tou usar da vi­o­lên­cia ao con­tra­tar um pis­to­lei­ro pa­ra as­sas­si­ná-lo nu­ma em­bos­ca­da. Dois pis­to­lei­ros fo­ram con­tra­ta­dos em Bra­sí­lia. Ao che­ga­rem a Ara­gua­tins, sen­ti­ram o va­lor do po­lí­ti­co, do ad­mi­nis­tra­dor com­pe­ten­te e da mo­ral do ho­mem que se­ria seu al­vo. E Atha­ná­sio foi pro­cu­ra­do por am­bos, nar­ran­do o epi­só­dio.

A po­lí­cia pren­deu os dois e tam­bém o man­dan­te, que che­gou com o di­nhei­ro na ma­le­ta pa­ra pa­gar pe­lo cri­me. Atha­ná­sio os per­do­ou e pe­diu sua li­be­ra­ção ao de­le­ga­do.

Pa­ra sua mãe An­tô­nia, que es­ta­va sem­pre re­zan­do e fre­quen­ta­va a igre­ja to­dos os di­as, foi um mi­la­gre que sal­vou seu fi­lho da mor­te anun­ci­a­da.

Anos de­pois, com o ad­ven­to do re­gi­me mi­li­tar, os par­ti­dos vi­gen­tes fo­ram ex­tin­tos e cri­a­dos a Are­na, vin­cu­la­da ao go­ver­no, e o MDB (Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro).

Lí­der re­gi­o­nal por ex­ce­lên­cia, Atha­ná­sio in­te­res­sa­va à cú­pu­la da Ali­an­ça Re­no­va­do­ra Na­ci­o­nal, que, por ser um­bi­go da “re­vo­lu­ção”, o que­ria em su­as fi­lei­ras. Mas, Atha­ná­sio pre­fe­ria con­ti­nu­ar no MDB, o que con­tra­ri­a­va fron­tal­men­te os mi­li­ta­res. Foi en­tão que o ge­ne­ral No­guei­ra Pa­es, co­man­dan­te do Pla­nal­to, to­mou um ja­ti­nho e apor­tou em Ara­gua­tins, pa­ra ten­tar a atra­ção.

O ge­ne­ral co­mo to­do mi­li­tar não fez ro­deio. Pe­diu a ade­são de quem não es­ta­va acos­tu­ma­do a per­der elei­ção em Ara­gua­tins e in­flu­en­cia­va ou­tras li­de­ran­ças re­gi­o­nais.

Atha­ná­sio, mui­to sin­ce­ro e fi­el ao seu par­ti­do, re­tru­cou tam­bém de ime­di­a­to a seu im­por­tan­te in­ter­lo­cu­tor: “Não sou cor­rup­to nem sub­ver­si­vo, por­que te­nho que ade­rir?” O ge­ne­ral pe­gou o seu que­pe e par­tiu. Cor­rup­to e sub­ver­si­vo eram as pa­la­vras má­gi­cas pa­ra o sis­te­ma de­nun­ci­ar ou pu­nir os la­drões do erá­rio e os que se­gui­am o ide­á­rio da es­quer­da.

Atha­ná­sio não ga­nhou mais elei­ção, na­tu­ral­men­te frau­da­da. Per­deu o sen­ti­do da vi­da, on­de cor­ria po­lí­ti­ca em su­as vei­as, pe­gou um cân­cer ós­seo. Mor­reu no Hos­pi­tal do Cân­cer de Go­i­â­nia, nu­ma da­ta his­tó­ri­ca: 7 de se­tem­bro de 1979, aos 65 anos.

Ruy Bra­sil era o vi­ce-go­ver­na­dor de Ary Va­la­dão, que na con­di­ção de meu ami­go, ar­ran­jou um avi­ão, que le­vou o cor­po de Atha­ná­sio a Ara­gua­tins. Do ce­mi­té­rio San­ta­na ao ae­ro­por­to, a fi­la de car­ros era qui­lo­mé­tri­ca. Fi­ca­ra re­gis­tra­do que mes­mo em Go­i­â­nia, meu pai ti­nha mui­tos ami­gos e ad­mi­ra­do­res.

A Pre­vi­dên­cia So­ci­al se en­car­re­gou dos fu­ne­ra­is.

Atha­ná­sio, co­mo aque­les lí­de­res re­la­ci­o­na­dos, mor­reu po­bre, em­bo­ra te­nha ti­do o po­der por mui­tos anos.

Gos­ta­ria, ho­je, que o po­lí­ti­co em ge­ral ti­ves­se a mes­ma es­tir­pe de Atha­ná­sio e ou­tros ho­mens hon­ra­dos co­mo ele.

 

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro, ba­cha­rel em Di­rei­to e Eco­no­mia pe­la PUC-Go­i­ás, ex-bol­sis­ta em co­o­pe­ra­ti­vis­mo agro­pe­cu­á­rio pe­la His­ta­drut, em Tel Aviv, Is­ra­el. Au­tor do li­vro O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te)

 

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