Opinião

A arte de vender sapatos de grife nas redes sociais

Diário da Manhã

Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 00:12 | Atualizado há 7 anos

Pes­qui­sas mos­tram que o Bra­sil é o mai­or usu­á­rio de re­des so­ci­ais na Amé­ri­ca La­ti­na: são mais de 93 mi­lhões de usu­á­rios ca­das­tra­dos! A in­ter­net per­mi­tiu que as em­pre­sas pro­mo­ves­sem seu marke­ting de for­ma di­gi­tal, in­flu­en­cian­do mi­lha­res de ou­tras pes­so­as em to­do o mun­do. Ela é a gran­de es­tra­te­gis­ta pu­bli­ci­tá­ria dos di­as atu­ais!

An­tes, o con­su­mi­dor pre­ci­sa­va se des­lo­car até a lo­ja, em ho­rá­rio co­mer­cial, pa­ra com­prar um par de sa­pa­tos ou sa­ber o pre­ço do que es­ta­va pro­cu­ran­do ou ape­nas ter co­nhe­ci­men­to da no­va co­le­ção que che­ga­va às pra­te­lei­ras, de­ses­ti­mu­lan­do por ve­zes o con­su­mo.

Com a pro­pa­ga­ção das re­des so­ci­ais, cri­ou-se um mun­do no­vo: uma in­fi­ni­da­de de vi­tri­nes vir­tu­ais dis­po­ní­veis a qual­quer ho­ra do dia ou da noi­te pa­ra qual­quer ti­po de con­su­mi­dor, que se­le­ci­o­na o que de­se­ja ver em seu per­fil de acor­do com seu es­ti­lo de vi­da, seus in­te­res­ses pes­so­ais, sua lo­ca­li­da­de, sua pro­fis­são, pos­si­bi­li­tan­do o aces­so a di­ver­sas lo­jas por to­do o mun­do.

O cli­en­te atu­al in­te­ra­ge com as lo­jas, emi­te opi­ni­ões e re­ce­be re­tor­no dos ad­mi­nis­tra­do­res da mar­ca, ele­van­do seus sta­tus de me­ro ob­ser­va­dor pa­ra par­te in­te­gran­te da em­pre­sa. Com is­so, que­brou-se a bar­rei­ra que an­tes se cri­a­va en­tre o am­bi­en­te da gri­fe e um pos­sí­vel com­pra­dor que ob­ser­va­va tu­do à dis­tân­cia. Ago­ra ele faz par­te do co­ti­dia­no des­sa lo­ja!

A par­tir de en­tão, as mar­cas au­men­ta­ram o aces­so aos seus pro­du­tos. A mo­de­lo da pas­sa­re­la, por ve­zes ide­a­li­za­da, pas­sa a ser o pró­prio fre­guês que sen­te pra­zer em mos­trar sua ex­pe­ri­ên­cia com o pro­du­to com­pra­do nos per­fis das su­as lo­jas, pos­tan­do fo­tos e es­ta­be­le­cen­do uma co­ne­xão com a mar­ca.

As gri­fes ti­ve­ram, en­tão, que se adap­tar ao no­vo con­cei­to de con­su­mo, ado­tar a tão acla­ma­da “re­si­li­ên­cia” a fim de não se per­de­rem no mer­ca­do que se tor­nou ain­da mais com­pe­ti­ti­vo.

Mí­di­as so­ci­ais, co­mo Fa­ce­bo­ok e Ins­ta­gram, apre­sen­tam fer­ra­men­tas pu­bli­ci­tá­ri­as ino­va­do­ras mui­to além de fo­tos e tex­tos e que fa­ci­li­tam a di­vul­ga­ção de seus pro­du­tos – a exem­plo da pan­fle­ta­gem vir­tu­al, que di­vul­ga o pro­du­to ide­al pa­ra o ni­cho que se in­te­res­sa por ele, sem des­per­dí­ci­os de in­ves­ti­men­tos com out­do­or ou pan­fle­tos im­pres­sos es­pa­lha­dos no trân­si­to!

En­tão, em meio à evo­lu­ção tec­no­ló­gi­ca do mer­ca­do o so­nho se tor­nou pos­sí­vel: após lon­gos anos de de­di­ca­ção à ad­vo­ca­cia, en­fim pu­de dar iní­cio a mi­nha lo­ja vir­tu­al de sa­pa­tos, bus­can­do for­ne­ce­do­res, par­cei­ros, me ori­en­tan­do com pro­fis­si­o­nais com­pe­ten­tes, des­bra­van­do a sel­va da con­cor­rên­cia di­gi­tal, al­can­çan­do cli­en­tes e lu­ga­res ja­mais ima­gi­na­dos.

As­sim, com a cor­re­ta ad­mi­nis­tra­ção das su­as re­des so­ci­ais, as mar­cas pas­sa­ram a ter con­tro­le do que o seu pú­bli­co de­se­ja ver e usar, do su­ces­so ou in­su­ces­so do pro­du­to lan­ça­do, de qual item é mais pro­cu­ra­do nas lo­jas etc. Há ho­je um con­tro­le vir­tu­al de trá­fe­go da clien­te­la.

Es­sa é a gran­de ar­te por trás das mí­di­as so­ci­ais: in­te­ra­ção! Pes­so­as gos­tam de se re­la­ci­o­nar! Uma fo­to pu­bli­ca­da dei­xou de ser ape­nas uma ima­gem – ela re­pre­sen­ta a ne­ces­si­da­de ime­di­a­ta de se vi­ver a ex­pe­ri­ên­cia re­gis­tra­da pe­las len­tes da gri­fe. Afi­nal, o pro­du­to foi ela­bo­ra­do pa­ra vo­cê!

 

(Cynthia Frei­re Go­mes. Ad­vo­ga­da e Em­pre­sá­ria Pro­pri­e­tá­ria da lo­ja Cynthia Frei­re Cal­ça­dos (Ig: @cynthi­a­frei­re­o­fi­ci­al))

 


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