A arte de vender sapatos de grife nas redes sociais
Diário da Manhã
Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 00:12 | Atualizado há 7 anos
Pesquisas mostram que o Brasil é o maior usuário de redes sociais na América Latina: são mais de 93 milhões de usuários cadastrados! A internet permitiu que as empresas promovessem seu marketing de forma digital, influenciando milhares de outras pessoas em todo o mundo. Ela é a grande estrategista publicitária dos dias atuais!
Antes, o consumidor precisava se deslocar até a loja, em horário comercial, para comprar um par de sapatos ou saber o preço do que estava procurando ou apenas ter conhecimento da nova coleção que chegava às prateleiras, desestimulando por vezes o consumo.
Com a propagação das redes sociais, criou-se um mundo novo: uma infinidade de vitrines virtuais disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite para qualquer tipo de consumidor, que seleciona o que deseja ver em seu perfil de acordo com seu estilo de vida, seus interesses pessoais, sua localidade, sua profissão, possibilitando o acesso a diversas lojas por todo o mundo.
O cliente atual interage com as lojas, emite opiniões e recebe retorno dos administradores da marca, elevando seus status de mero observador para parte integrante da empresa. Com isso, quebrou-se a barreira que antes se criava entre o ambiente da grife e um possível comprador que observava tudo à distância. Agora ele faz parte do cotidiano dessa loja!
A partir de então, as marcas aumentaram o acesso aos seus produtos. A modelo da passarela, por vezes idealizada, passa a ser o próprio freguês que sente prazer em mostrar sua experiência com o produto comprado nos perfis das suas lojas, postando fotos e estabelecendo uma conexão com a marca.
As grifes tiveram, então, que se adaptar ao novo conceito de consumo, adotar a tão aclamada “resiliência” a fim de não se perderem no mercado que se tornou ainda mais competitivo.
Mídias sociais, como Facebook e Instagram, apresentam ferramentas publicitárias inovadoras muito além de fotos e textos e que facilitam a divulgação de seus produtos – a exemplo da panfletagem virtual, que divulga o produto ideal para o nicho que se interessa por ele, sem desperdícios de investimentos com outdoor ou panfletos impressos espalhados no trânsito!
Então, em meio à evolução tecnológica do mercado o sonho se tornou possível: após longos anos de dedicação à advocacia, enfim pude dar início a minha loja virtual de sapatos, buscando fornecedores, parceiros, me orientando com profissionais competentes, desbravando a selva da concorrência digital, alcançando clientes e lugares jamais imaginados.
Assim, com a correta administração das suas redes sociais, as marcas passaram a ter controle do que o seu público deseja ver e usar, do sucesso ou insucesso do produto lançado, de qual item é mais procurado nas lojas etc. Há hoje um controle virtual de tráfego da clientela.
Essa é a grande arte por trás das mídias sociais: interação! Pessoas gostam de se relacionar! Uma foto publicada deixou de ser apenas uma imagem – ela representa a necessidade imediata de se viver a experiência registrada pelas lentes da grife. Afinal, o produto foi elaborado para você!
(Cynthia Freire Gomes. Advogada e Empresária Proprietária da loja Cynthia Freire Calçados (Ig: @cynthiafreireoficial))