Opinião

A modernidade já está acabando e ainda não chegamos nela

Diário da Manhã

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 23:43 | Atualizado há 7 anos

Há três ti­pos de paí­ses no mun­do: (1) os que co­nhe­ce­ram a mo­der­ni­da­de e a es­tão per­den­do (EUA, por exem­plo), (2) os que nun­ca che­ga­ram ne­la (Bra­sil, por exem­plo) e os que (3) já atin­gi­ram a pós-mo­der­ni­da­de do Es­ta­do de­mo­crá­ti­co re­gi­do pe­lo ca­pi­ta­lis­mo li­be­ral dis­tri­bu­ti­vo (paí­ses es­can­di­na­vos, por exem­plo).

Os paí­ses oci­den­tais que ao me­nos dis­cur­si­va­men­te ado­ta­ram os pi­la­res te­ó­ri­cos da mo­der­ni­da­de (a co­me­çar pe­la pri­mei­ra de­mo­cra­cia mo­der­na, a dos EUA) vêm re­ve­lan­do si­nais ine­quí­vo­cos do seu des­gas­te. A in­sa­tis­fa­ção das po­pu­la­ções é imen­sa.

As ba­ses da mo­der­ni­da­de, fun­da­da na cren­ça de que por meio da ra­zão se po­de atu­ar so­bre a na­tu­re­za e a so­ci­e­da­de, es­tão se cor­ro­en­do (ver o li­vro de 1993, “O Fim da De­mo­cra­cia”, de Je­an-Ma­rie Gué­hen­no, di­plo­ma­ta fran­cês e pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de de Co­lum­bia, que foi ci­ta­do por An­dré La­ra Re­sen­de, Va­lor 5/1/18).

Tris­te é sa­ber que is­so es­tá ocor­ren­do sem que o Bra­sil te­nha che­ga­do a ela.

Os gra­ves pro­ble­mas fun­da­cio­nais do Bra­sil (um pa­ís mar­ca­do pe­las su­as eli­tes pa­ra mor­rer au­to­fa­gi­ca­men­te) são an­te­rio­res à era da mo­der­ni­da­de (de­sen­vol­vi­da a par­tir do sé­cu­lo XVII) as­sim co­mo da de­mo­cra­cia li­be­ral oci­den­tal (EUA, sé­cu­lo XVI­II). Nos­sas eli­tes cor­rup­tas e ban­di­das, des­de os pri­mei­ros di­as da me­di­e­val co­lo­ni­za­ção, sem­pre nos im­pe­di­ram de che­gar à mo­der­ni­da­de as­sim co­mo à de­mo­cra­cia. Ter­ra ex­pro­pria­da. Pon­to ob­scu­ro do pla­ne­ta.

A ques­tão pri­o­ri­tá­ria, por­tan­to, em paí­ses clep­to­cra­tas e au­to­fá­gi­cos co­mo o Bra­sil (clep­tos = la­drão; cra­cia = go­ver­no, po­der), não é dis­cu­tir a so­bre­vi­vên­cia da mo­der­ni­da­de, sim, co­mo e por que nos­sas eli­tes cor­rup­tas nos im­pe­di­ram de al­can­çá-la, cri­an­do ins­ti­tu­i­ções pre­cá­rias, fa­vo­re­cen­do agen­tes pú­bli­cos de­so­nes­tos e des­pre­pa­ra­dos e pro­mo­ven­do um ti­po de ges­tão fla­gran­te­men­te de­plo­rá­vel, com edu­ca­ção de pés­si­ma qua­li­da­de, in­de­cen­te dis­tri­bui­ção de ren­da e um qua­dro de vi­o­lên­cia per­ver­sa.

As eli­tes cor­rup­tas e ban­di­das que nos go­ver­nam (eli­tes eco­nô­mi­cas, fi­nan­cei­ras, po­lí­ti­cas, mi­di­á­ti­cas, in­te­lec­tu­ais e ad­mi­nis­tra­ti­vas), pre­ci­sa­men­te por­que nun­ca di­vi­di­ram o po­der equi­ta­ti­va­men­te e tam­bém por­que mui­to ra­ra­men­te en­con­tra­ram li­mi­tes na de­fe­sa dos seus in­te­res­ses pri­va­dos, so­bre­tu­do quan­do avan­çam de for­ma ilí­ci­ta so­bre o di­nhei­ro pú­bli­co pa­ra se en­ri­que­ce­rem, nun­ca per­mi­ti­ram aqui a efer­ves­cên­cia ple­na das idei­as mo­der­nas.

O Bra­sil, con­se­quen­te­men­te, por cul­pa des­de lo­go das eli­tes cor­rup­tas e ban­di­das, sem­pre foi um pa­ís atra­sa­do (de­mo­rou pa­ra abrir fa­cul­da­des, pa­ra ado­tar a 1ª Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al, pa­ra abrir seus por­tos pa­ra o mer­ca­do ex­ter­no e es­tá lon­ge ago­ra de acom­pa­nhar a Re­vo­lu­ção Tec­no­ló­gi­ca).

É o pro­tó­ti­po do pa­ís das eli­tes ex­tra­ti­vis­tas e não in­clu­si­vas (Ace­mo­glu e Ro­bin­son), que sur­ru­pi­am a na­tu­re­za e a po­pu­la­ção pa­ra o ex­clu­si­vo en­ri­que­ci­men­to de­las. Um pa­ís re­ple­to de la­drões com des­ti­no au­to­fá­gi­co ir­re­ver­sí­vel, se con­ti­nu­ar sen­do uma clep­to­cra­cia.

Na­da do que ca­rac­te­ri­za a mo­der­ni­da­de oci­den­tal (cren­ça em ins­ti­tu­i­ções de­mo­crá­ti­cas, de­mo­cra­cia li­be­ral e re­pre­sen­ta­ti­va, or­ga­ni­za­ção da so­ci­e­da­de por meio do im­pé­rio da lei, di­vi­são de po­de­res, con­tro­le de um po­der por ou­tro – te­o­ria do checks and ba­lan­ces – etc.) te­ve efe­ti­vi­da­de ple­na e re­al no nos­so ex­plo­ra­do Pa­ís.

Nos­sas ins­ti­tu­i­ções con­ti­nuam sen­do um me­ro si­mu­la­cro das ins­ti­tu­i­ções ju­rí­di­cas, po­lí­ti­cas, eco­nô­mi­cas e so­ci­ais so­nha­das pe­la mo­der­ni­da­de (is­to é, pe­la vi­da ci­vi­li­za­da), des­de a era do Ilu­mi­nis­mo dos sé­cu­los XVII e XVI­II.

Não é pre­ci­so ir lon­ge pa­ra se com­pro­var a gra­ve ano­ma­lia. Bas­ta ver o que o con­tes­ta­do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) de­ci­diu no ru­mo­ro­so ca­so do se­na­dor Aé­cio Ne­ves, que foi gra­va­do pe­din­do pro­pi­nas à JBS.

A Cor­te não só ne­gli­gen­ciou a pu­ni­ção do se­na­dor co­mo abriu mão das su­as fun­ções ju­di­can­tes e pas­sou a úl­ti­ma pa­la­vra ao Po­der Po­lí­ti­co quan­do se tra­ta de im­por me­di­das cau­te­la­res que co­í­bem a cor­rup­ção. Um de­sas­tre com pou­cos pre­ce­den­tes na his­tó­ria da Cor­te e do pa­ís.

Nas de­mo­cra­cias mo­der­nas as ins­ti­tu­i­ções exis­tem pa­ra dis­ci­pli­nar a dis­tri­bui­ção dos po­de­res e da ri­que­za das na­ções. A fi­na­li­da­de de­las é a de evi­tar que um po­der as­su­ma as ta­re­fas do ou­tro, que um po­der se so­bre­po­nha ao ou­tro ou que fa­ça con­luio com o ou­tro, em de­tri­men­to dos in­te­res­ses da ma­jo­ri­tá­ria po­pu­la­ção.

Nos­sas ins­ti­tu­i­ções po­lí­ti­cas, eco­nô­mi­cas, ju­rí­di­cas e so­ci­ais, des­gra­ça­da­men­te, nun­ca cum­pri­ram com de­cên­cia os seus pa­peis. Por is­so que o Bra­sil, em ter­mos ins­ti­tu­ci­o­nais, con­ti­nua sen­do um pa­ís atra­sa­do, pré-mo­der­no e até mes­mo me­di­e­val.

Des­se me­di­e­va­lis­mo bru­tal a vi­o­lên­cia é um sin­to­ma: “As mor­tes dos jo­vens (de 15 a 39 anos) cau­sa­das por aci­den­tes e agres­sões vêm cres­cen­do ao lon­go dos anos. Em 1996, elas res­pon­di­am por 49% do to­tal de mor­tes [dos jo­vens], em 2015 eram ra­zão de 58% dos óbi­tos. As ví­ti­mas são na mai­o­ria das ve­zes ho­mens. Em 2015, fo­ram 72,8 mil jo­vens mor­tos do se­xo mas­cu­li­no, con­tra 8,3 mil jo­vens mu­lhe­res” (UOL).

 

(Lu­iz Flá­vio Go­mes, ju­ris­ta, cri­a­dor do mo­vi­men­to Que­ro Um Bra­sil Éti­co. Es­tou no f/lu­iz­fla­vi­o­go­me­so­fi­ci­al)

 


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