Opinião

Radiografias do golpe

Diário da Manhã

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 23:19 | Atualizado há 7 anos

A in­te­lec­tu­a­li­da­de bra­si­lei­ra co­me­çou a pro­du­zir obras es­cla­re­ce­do­ras do Gol­pe Ci­vil de 2016. Já não era sem tem­po. A mai­o­ria do po­vo bra­si­lei­ro so­freu, des­de o iní­cio da tra­ma, a in­flu­ên­cia per­ver­sa da gran­de im­pren­sa que aju­dou – e mui­to – a as­cen­são ao go­ver­no do pa­ís da es­có­ria da po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra. A qua­se to­ta­li­da­de dos for­ma­do­res de opi­ni­ão con­se­guiu mas­si­fi­car a opi­ni­ão pú­bli­ca, in­cul­can­do-lhe a con­vic­ção de que o afas­ta­men­to da pre­si­den­te se jus­ti­fi­ca­va. A ba­se ju­rí­di­ca que os gol­pis­tas ar­qui­te­ta­ram foi, pri­ma­ci­al­men­te, a de ca­rac­te­ri­zar a cha­ma­da “pe­da­la­da fis­cal” co­mo cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de. Não é pre­ci­so ar­gu­men­tar co­pi­o­sa­men­te que tal ca­rac­te­ri­za­ção foi uma far­sa. O pró­prio com­por­ta­men­to da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos no mes­mo dia em que se apro­vou o im­pe­achment, sig­ni­fi­ca um au­to des­mas­ca­ra­men­to, por­que ela, a Câ­ma­ra Fe­de­ral apro­vou pro­po­si­ção no sen­ti­do de que “pe­da­la­da fis­cal não é cri­me”. Foi um ato de qua­se ina­cre­di­tá­vel ci­nis­mo, mas que a im­pren­sa na­ci­o­nal – te­le­vi­si­va, re­vis­tas e jor­nais; e emis­so­ras de rá­dio – não ata­cou, não cri­ti­cou e, pe­lo con­trá­rio, com es­sa omis­são, con­va­li­dou. Po­de-se di­zer en­tão que a gran­de mai­o­ria do po­vo bra­si­lei­ro foi ob­je­to de uma mis­ti­fi­ca­ção.

De pou­cos mes­es pa­ra cá, no en­tan­to, bri­lhan­tes va­lo­res da in­te­lec­tu­a­li­da­de bra­si­lei­ra já pro­du­zi­ram ex­ce­len­tes obras de de­nún­cia, sus­ten­ta­da em ra­zões ir­re­fu­tá­veis, de co­mo e pa­ra que se con­cre­ti­zou o Gol­pe Ci­vil de 2016. O pri­mei­ro de­les é o so­ci­ó­lo­go e ju­ris­ta Jes­sé de Sou­za (Jes­sé Jo­sé Frei­re de Sou­za), com A ra­di­o­gra­fia do gol­pe edi­ta­do pe­la Leya, edi­to­ra pau­lis­ta, 142 pá­gi­nas, ano 2016.

A es­se ex­ce­len­te li­vro se su­ce­de­ram, com a mes­ma fi­na­li­da­de de con­sci­en­ti­zar o po­vo bra­si­lei­ro a res­pei­to do gol­pe ci­vil de 2016, vá­ri­as obras in­te­res­san­tís­si­mas: En­ci­clo­pé­dia do gol­pe – Vol. 1, da qual são co­or­de­na­do­res Gio­van­ni Al­ves, Mi­ri­an Gon­çal­ves, Ma­ria Lui­za Qua­res­ma To­nel­li, Wil­son Ra­mos Fi­lho; A re­sis­tên­cia in­ter­na­ci­o­nal ao gol­pe de 2016, or­ga­ni­za­do por Ca­rol Pro­ner, Gi­se­le Cit­ta­di­no, Ju­li­a­na Neu­enschwan­der, Ka­ta­ri­na Pei­xo­to, Ma­ri­lia Car­va­lho Gui­ma­rã­es. São 494 pá­gi­nas de ir­re­fra­gá­vel con­te­ú­do a des­nu­dar a tra­ma cu­jo re­sul­ta­do fi­nal foi a vi­tó­ria do im­pe­achment. A edi­ção é do Pro­je­to Edi­to­ri­al Pra­xis.

De igual por­te é o li­vro in­ti­tu­la­do O gol­pe de 2016 e a re­for­ma da pre­vi­dên­cia, cu­ja co­or­de­na­ção tem co­mo res­pon­sá­veis qua­tro in­te­lec­tu­ais: Gus­ta­vo Tei­xei­ra Ra­mos, Hu­go Ca­val­can­ti Me­lo Fi­lho, Jo­sé Eymard Lo­guer­cio, Wil­son Ra­mos Fi­lho, tam­bém edi­ção da Pra­xis.

Igual­men­te pe­lo Pro­je­to Edi­to­ri­al Pra­xis, ten­do co­mo or­ga­ni­za­do­res Ca­rol Pro­ner, Gi­se­le Cit­ta­di­no, Gi­se­le Ri­co­bom, Jo­ão Ri­car­do Dor­nel­les, es­tá nas li­vra­ri­as a obra Co­men­tá­rios a uma sen­ten­ça anun­ci­a­da – O pro­ces­so Lu­la.

Me­re­ce ci­ta­ção e in­di­ca­ção ao lei­tor O gol­pe de 2016 e a re­for­ma tra­ba­lhis­ta, co­or­de­na­do por: Gus­ta­vo Tei­xei­ra Ra­mos, Hu­go Ca­val­can­ti Me­lo Fi­lho, Jo­sé Eymard Lo­guer­cio, Wil­son Ra­mos Fi­lho, tam­bém edi­ta­do pe­la Pra­xis.

Co­men­ta­rei es­sas obras em pró­xi­mos ar­ti­gos. Por en­quan­to, pa­ra fe­cho des­te li­mi­to-me a re­pro­du­zir es­te tó­pi­co de A ra­di­o­gra­fia do gol­pe:

“Ao es­cre­ver es­te li­vro, meu in­te­res­se é pos­si­bi­li­tar o en­ten­di­men­to por par­te de qual­quer pes­soa com for­ma­ção mé­dia e boa von­ta­de pa­ra com­pre­en­der co­mo e por que a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra foi en­ga­na­da em um dos gol­pes de Es­ta­do mais tor­pes de nos­sa his­tó­ria.

“Co­mo o mun­do sem­pre nos é ex­pos­to em frag­men­tos, nos­sa com­pre­en­são ten­de a ser sem­pre con­fu­sa, lo­ca­li­za­da, per­so­na­li­za­da, dra­ma­ti­za­da e, o que re­su­me tu­do, “no­ve­li­za­da”. En­xer­ga­mos ape­nas pes­so­as se­pa­ra­das em bo­as e más, e nun­ca per­ce­be­mos os “in­te­res­ses” que as mo­vem. Con­tra­por-se a es­sa lei­tu­ra do­mi­nan­te e su­per­fi­ci­al do mun­do, que é re­pro­du­zi­da em pra­ti­ca­men­te em to­dos os nos­so jor­nais e ca­nais de te­le­vi­são, é o fi­to des­te li­vro. Meu de­sa­fio foi ar­ti­cu­lar e tor­nar com­pre­en­sí­vel a com­ple­xa re­de de in­te­res­ses im­pes­so­ais que, a exem­plo do te­a­tro de ma­ri­o­ne­tes, pren­de os fa­tos que per­mi­tem cri­ar o dra­ma re­pro­du­zi­do pe­las pes­so­as no pal­co da vi­da”.

 

(Eu­ri­co Bar­bo­sa é es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal à sex­tas-fei­ra. E-mail: eu­ri­co_bar­bo­sa@hot­mail.com)

 

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