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Diário da Manhã

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 01:27 | Atualizado há 7 anos

Uma ane­do­ta de mais de 4 anos de exis­tên­cia vol­tou a bom­bar na in­ter­net. Tra­ta-se de uma crí­ti­ca ao com­por­ta­men­to hu­ma­no nas re­des so­ci­ais.

Em re­su­mo, o chis­te ex­pli­ca que se al­guém fi­zer na re­a­li­da­de o que faz nas re­des so­ci­ais, se­rá con­si­de­ra­do lou­co, per­tur­ba­do etc (ten­do 3 se­gui­do­res: 2 po­li­ci­ais e 1 psi­qui­a­tra). Quem sai por aí, pe­las ru­as, di­zen­do a pe­des­tres des­co­nhe­ci­dos o que co­meu, mos­tran­do fo­tos ti­ra­das com o ce­lu­lar, di­zen­do ain­da em al­to fa­lan­te co­mo se sen­te, o que fez na noi­te an­te­ri­or e os pla­nos pa­ra o fu­tu­ro… Quem sa­be a fo­to do car­ro, na aca­de­mia, o que faz no co­ti­dia­no, in­clu­si­ve en­tre­gan­do de ban­de­ja pa­ra pes­so­as de má ín­do­le o ro­tei­ro es­que­ma­ti­za­do do seu di­á­rio, on­de vi­a­ja, on­de fre­quen­ta etc.

In­clu­si­ve al­guém en­tre­gar fo­tos da fa­mí­lia, do ani­mal de es­ti­ma­ção, fo­tos pes­so­ais e das pes­so­as pró­xi­mas a es­sa pes­soa. Em se­gui­da bis­bi­lho­tar o que os ou­tros es­tão fa­zen­do, di­zen­do a elas coi­sas fo­fas, ou até mes­mo ex­pres­san­do a ra­di­ca­li­da­de das opi­ni­ões sem mui­ta to­le­rân­cia, na guer­ra das opi­ni­ões da in­ter­net, mas des­ta vez, na vi­da re­al.

Não dá pra sa­ir por aí cu­tu­can­do os ou­tros, so­li­ci­tan­do a des­co­nhe­ci­dos pa­ra se­rem nos­sos ami­gos, com­par­ti­lhan­do fo­tos da in­ti­mi­da­de do lar, do tra­ba­lho e da ro­ti­na. Ex­pres­san­do com cur­ti­das, jo­i­nhas, ca­ras bra­vas e ri­sa­das a tu­do o que apa­re­ce.

Há vá­rios anos, quan­do o orkut era mo­da e nem exis­tia fa­ce­bo­ok, ins­ta­gram e ad­ja­cên­cias, an­dei es­cre­ven­do por aí al­gu­mas crí­ti­cas so­bre es­sa con­du­ta ex­ces­si­va de ex­por a vi­da pró­pria aos olhos do mun­do, a ne­ces­si­da­de va­zia e exi­bi­cio­nis­ta de mas­sa­ge­ar o pró­prio ego e a in­dús­tria vi­ci­o­sa e mes­qui­nha por trás do fes­ti­val de cur­ti­das, com­par­ti­lha­men­tos e se­gui­do­res.

Tal­vez por is­so fui con­vi­da­do a par­ti­ci­par de pro­gra­mas na TV e fa­zer pa­les­tras so­bre es­se pe­ri­go imi­nen­te da ex­po­si­ção ex­ces­si­va. Is­so tem si­do com­pro­va­do na prá­ti­ca. Inú­me­ros cri­mes (fur­tos, rou­bos, ho­mi­cí­di­os, se­ques­tros etc) já fo­ram co­me­ti­dos ten­do co­mo mo­ti­va­ção (ou apoio co­mo bus­ca de in­for­ma­ções ro­ti­nei­ras) as re­des so­ci­ais.

Se­ria a ne­ces­si­da­de de al­guém ser vis­to ou lem­bra­do co­mo um re­cur­so in­fru­tí­fe­ro con­tra a mor­ta­li­da­de hu­ma­na? Ha­ve­ria nas cur­ti­das e nos se­gui­do­res al­gu­ma pro­pa­ga­ção in­ten­ci­o­nal de al­can­çar a fa­ma a to­do cus­to?

Exis­te há al­gum tem­po um mer­ca­do que ven­de, por exem­plo, um ins­ta­gram (que se tor­nou bas­tan­te co­mer­cial) já re­ple­to de se­gui­do­res, além de apli­ca­ti­vos pa­ra ga­nhar se­gui­do­res e cur­ti­das.

Ho­je, por mais ab­sur­do que is­so pa­re­ça, exis­te a fi­gu­ra do di­gi­tal in­flu­en­cer, fa­lan­do as­sim mes­mo (em lín­gua in­gle­sa) pa­ra pa­re­cer mais chi­que (ou mais ***). A pes­soa ad­qui­re cer­ta fa­ma, di­tan­do mo­da e sen­do ob­ser­va­da, ga­nhan­do pa­tro­cí­nios e fa­zen­do pro­pa­gan­das…

O que acon­te­ceu com a mo­der­ni­da­de? Os ver­da­dei­ros he­rois, fa­mo­sos ou anô­ni­mos, pas­sam des­per­ce­bi­dos nu­ma mul­ti­dão que vi­ra­li­za o va­zio de idei­as, o ri­so fá­cil, o gra­ce­jo in­sos­so, até mes­mo as pe­ga­di­nhas por­no­grá­fi­cas de nu­des, ge­mi­dões e as­se­me­lha­dos.

Qual­quer as­sun­to mais com­ple­xo ou tex­to mais lon­go, a pre­gui­ça, a in­ca­pa­ci­da­de ou a in­dis­po­si­ção aca­ba por ani­qui­lar qual­quer pro­fun­di­da­de. Os jo­vens de ho­je são mo­vi­dos aos go­o­gles. Não guar­dam in­for­ma­ções e nem se ca­pa­ci­tam pa­ra ra­ci­o­cí­nios mais for­tes, sal­vo as ób­vias ex­ce­ções que exis­tem em to­das as ge­ne­ra­li­za­ções.

Os cos­tu­mes fa­zem mo­da com mú­si­cas de ba­ti­dões ru­ins, pou­ca me­lo­dia, le­tra po­bre com con­te­ú­do vul­gar ou chu­lo. Is­so é o po­pu­lar de ho­je! Ído­los co­mu­men­te são vis­tos co­mo fi­gu­ras de­vas­sas, ca­pa­zes de re­bo­lar mui­to mas pen­sar pou­co, de dri­blar e chu­tar mas agir so­ci­al­men­te de mo­do hor­rí­vel. Ali­ás, hor­rí­vel já é es­sa opi­ni­ão sem di­rei­to, na con­tra-ma­ré do mo­dis­mo pom­po­so. Ci­to um exem­plo de um can­tor tran­se­xu­al (que tem to­do o di­rei­to de o ser!), mas pés­si­ma voz e é no­vo ído­lo da mo­ça­da. Al­guém ou­sa com­pa­rá-lo nu­ma en­tre­vis­ta de con­te­ú­do, com, por exem­plo, Ney Ma­to­gros­so? Na ver­da­de, acho mes­mo que es­tou ina­de­qua­do pa­ra os no­vos tem­pos, im­pró­prio pa­ra o con­su­mo, e áci­do de­mais pa­ra um mun­do mui­to do­ce! Até a pró­xi­ma!

 

(Le­o­nar­do Tei­xei­ra, es­cri­tor­[email protected])

 


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