Opinião

Auxiliares da Educação de Goiânia aguardam do prefeito o que é justo por lei

Diário da Manhã

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 00:39 | Atualizado há 7 anos

Até ho­je, mais de 1.400 apro­va­dos no con­cur­so co­mo Au­xi­li­ar de Ati­vi­da­des Edu­ca­ti­vas pa­ra atu­ar na Re­de Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção de Go­i­â­nia – e que já es­tão lo­ta­dos em CMEI e Es­co­las mu­ni­ci­pa­is des­de maio do ano pas­sa­do –, aguar­dam re­ce­ber seus adi­cio­nais sa­la­ri­ais ga­ran­ti­dos por lei or­di­ná­ria mu­ni­ci­pal e pre­vis­tos no Edi­tal do con­cur­so de 2016.  Ve­ja­mos ago­ra co­mo is­so é gra­ve, re­vol­tan­te e po­de afe­tar a vi­da de mi­lha­res de fa­mí­lias go­i­a­ni­en­ses de al­gum mo­do.

De acor­do com a Lei Mu­ni­ci­pal nº 9.637, de 27 de agos­to de 2015, fi­ca con­ce­di­do aos Au­xi­li­a­res de Ati­vi­da­des Edu­ca­ti­vas do mu­ni­cí­pio de Go­i­â­nia, lo­ta­dos nas uni­da­des da Re­de Mu­ni­ci­pal de En­si­no, o Adi­cio­nal de In­cen­ti­vo Fun­cio­nal de que tra­ta o in­ci­so XVII, do art. 78, da Lei Com­ple­men­tar nº 011, de 11 de maio de 1992, ins­ti­tu­í­do pe­la Lei Com­ple­men­tar nº 202, de 29 de de­zem­bro de 2009. O mes­mo po­de ser li­do no Ane­xo Re­ti­fi­ca­do de Pla­no de Car­gos, Car­rei­ras e Ven­ci­men­tos dos Tra­ba­lha­do­res Ad­mi­nis­tra­ti­vos da Edu­ca­ção do mu­ni­cí­pio de Go­i­â­nia, que diz que “os ocu­pan­tes do car­go de Au­xi­li­ar de Ati­vi­da­des Edu­ca­ti­vas¸ nos ter­mos da Lei nº 9.637/2015 po­de­rão per­ce­ber ain­da, Adi­cio­nal de In­cen­ti­vo Fun­cio­nal cor­res­pon­den­te a 30% (trin­ta por cen­to) do ven­ci­men­to do Ní­vel/Re­fe­rên­cia ini­ci­al do car­go. Pa­ra tan­to de­ve­rão es­tar lo­ta­dos nas uni­da­des da Re­de Mu­ni­ci­pal de En­si­no e no efe­ti­vo exer­cí­cio das atri­bu­i­ções do car­go.” Se­gun­do o ex-pre­fei­to de Go­i­â­nia, Pau­lo Gar­cia, que san­ci­o­nou a re­fe­ri­da lei na­que­la da­ta, “o be­ne­fí­cio [do adi­cio­nal] é um re­co­nhe­ci­men­to me­re­ci­do a uma ca­te­go­ria que pres­ta re­le­van­tes ser­vi­ços ao Po­der Pú­bli­co”.

Mas, afi­nal, qua­is são os re­le­van­tes ser­vi­ços des­tes tais au­xi­li­a­res de ati­vi­da­des edu­ca­ti­vas, se­nho­ras e se­nho­res? Se­gun­do o edi­tal, o car­go de Au­xi­li­ar de Ati­vi­da­des Edu­ca­ti­vas tem co­mo atri­bu­i­ção “au­xi­li­ar pro­fes­so­res nas ati­vi­da­des vol­ta­das pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to in­te­gral das cri­an­ças e/ou edu­can­dos, res­pon­sa­bi­li­zan­do-se pe­lo: cui­da­do com a ali­men­ta­ção, des­can­so e hi­gi­e­ni­za­ção dos alu­nos e dos uten­sí­li­os de uso co­mum, re­ce­bi­men­to e en­tre­ga das cri­an­ças aos pa­is ou res­pon­sá­veis, or­ga­ni­za­ção dos ma­te­ri­ais pe­da­gó­gi­cos e equi­pa­men­tos uti­li­za­dos nas au­las e ofi­ci­nas, acom­pa­nha­men­to de edu­can­dos em tras­la­dos, quan­do for o ca­so […].” Em ou­tras pa­la­vras, ca­ro lei­tor, es­te au­xi­li­ar é o su­jei­to (ho­mem ou mu­lher), adul­to, ple­na­men­te ca­pa­ci­ta­do que pas­sou num con­cur­so pú­bli­co pa­ra exer­cer a no­bre mis­são cu­i­dar da me­lhor ma­nei­ra pos­sí­vel de vos­sos fi­lhos e fi­lhas, que es­tão ma­tri­cu­la­das na Edu­ca­ção In­fan­til e En­si­no Fun­da­men­tal da Re­de mu­ni­ci­pal, acom­pa­nhan­do-os des­de o mo­men­to que es­tes che­gam à sa­la de au­la até o mo­men­to que se­rão en­tre­gues à fa­mí­lia – mui­to de­pois do fim da au­li­nha. Per­ce­be ago­ra, ca­ro lei­tor, a im­por­tân­cia des­ta fun­ção pa­ra o bom fun­cio­na­men­to da cre­che ou es­co­la de tem­po in­te­gral on­de seu/sua fi­lho (a) es­tu­da? Pois bem, pa­ra a atu­al ges­tão da pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, pa­re­ce es­tar di­fí­cil per­ce­ber is­to com to­da a cla­re­za e jus­ti­ça!

E, an­tes que se pen­se que os cus­tos se­rão as­tro­nô­mi­cos pa­ra os co­fres pú­bli­cos, va­le lem­brar que, pa­ra es­ta ár­dua ta­re­fa, es­tes tra­ba­lha­do­res re­ce­bem um sa­lá­rio de R$ 956,77 e au­xi­lio tran­spor­te ape­nas. Na­da mais. O adi­cio­nal de 30% fa­ria jus so­bre es­te va­lor, tra­zen­do um pou­qui­nho mais de dig­ni­da­de a quem tan­to me­re­ce. Pa­ra pi­o­rar a si­tu­a­ção, há a de­nún­cia de re­du­ção sa­la­ri­al dos ser­vi­do­res ad­mi­nis­tra­ti­vos (co­nhe­ci­do co­mo re­ti­ra­da de di­rei­to da da­ta-ba­se), de­fen­di­do co­mo ile­gal por ha­ver to­do o or­de­na­men­to ju­rí­di­co no sen­ti­do de va­lo­ri­za­ção dos Pro­fis­si­o­nais da Edu­ca­ção, con­for­me a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral e a Lei Fe­de­ral 9.394/96 (Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção). Não ob­stan­te, is­to aju­da a ex­pli­car por­que o ca­lo­te em trâ­mi­te da atu­al ad­mi­nis­tra­ção é ain­da mais co­var­de e vil, além de ile­gal, cau­san­do in­dig­na­ção e re­vol­ta a qual­quer um que, tal co­mo eu, não sa­be fi­car ca­la­do di­an­te de uma in­jus­ti­ça.

Pa­ra con­clu­ir­mos, ca­be aqui uma re­fle­xão/pro­vo­ca­ção. Se­rá que a atu­al ges­tão do exe­cu­ti­vo mu­ni­ci­pal es­tá mes­mo tão en­ga­ja­da pe­la edu­ca­ção co­mo di­zia es­tar du­ran­te as cam­pa­nhas elei­to­ra­is? Qua­is as ra­zões da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia em dei­xar de fa­zer o que jus­to até o mo­men­to (cri­an­do di­fi­cul­da­des e en­tra­ves in­ter­mi­ná­veis ao trâ­mi­te dos pro­ces­sos in­ter­nos de pe­di­do do Adi­cio­nal)?  Se a in­ten­ção ocul­ta des­ta len­ga-len­ga é o pos­te­ri­or ca­lo­te, se­ria sus­ten­tá­vel e éti­ca uma eco­no­mia fi­nan­cei­ra ba­se­a­da no ca­lo­te de par­te da fo­lha de pa­ga­men­to? E se es­tou­ras­se ou­tra gre­ve, con­tan­do com mui­to mais par­ti­ci­pa­ção de ser­vi­do­res ad­mi­nis­tra­ti­vos da edu­ca­ção que a an­te­ri­or, co­mo a atu­al ges­tão ne­go­ci­a­ria pa­ra evi­tar uma cri­se, sa­ben­do que fi­ze­ram uma eco­no­mia ba­se­a­da no ca­lo­te? Por fim, eu me per­gun­to, e os ve­re­a­do­res? E o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co? Qual o pa­pel des­tes ato­res na ma­nu­ten­ção do bem es­tar so­ci­al do ci­da­dão go­i­a­ni­en­se? O que fal­ta pa­ra que es­tes se po­si­ci­o­nem fir­me­men­te e se­jam so­li­dá­rios à cau­sa des­tes tra­ba­lha­do­res – que exe­cu­tam uma fun­ção pri­mor­di­al na edu­ca­ção mu­ni­ci­pal – co­bran­do da ges­tão mu­ni­ci­pal que fa­ça cum­prir, não um me­ro fa­vor, mas a pró­pria lei? Es­pe­re­mos des­tes ato­res en­vol­vi­dos que, em 2018, não se re­pi­ta a ina­ção, o des­ca­so e a le­tar­gia do ano pas­sa­do.

 

(Johna­tan Wil­low é pro­fes­sor for­ma­do pe­la UFG, es­cri­tor e Au­xi­li­ar)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias