Opinião

Mudança do semiaberto atenderá anseios dos aparecidenses e empresários

Diário da Manhã

Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 23:38 | Atualizado há 7 anos

Há um pro­ble­ma no Pa­ís ho­je que se cha­ma sis­te­ma pe­ni­ten­ci­á­rio. O cres­ci­men­to do cri­me or­ga­ni­za­do e do nar­co­trá­fi­co acon­te­ce em ra­zão da aber­tu­ra das fron­tei­ras do Bra­sil. A cri­se ins­tau­ra­da nos pre­sí­di­os bra­si­lei­ros é pre­o­cu­pan­te e, por­tan­to, de res­pon­sa­bi­li­da­de dos três po­de­res: Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio.

Go­i­ás po­de­rá ser pi­o­nei­ro ao ofe­re­cer pa­ra o Pa­ís uma ini­ci­a­ti­va de en­fren­ta­men­to a cri­se no sis­te­ma pe­ni­ten­ci­á­rio após re­be­li­ões no iní­cio des­te ano no se­mi­a­ber­to do Com­ple­xo Pri­si­o­nal de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, que mo­bi­li­zou au­to­ri­da­des a dis­cu­tir a re­al si­tu­a­ção dos pre­sí­di­os no Bra­sil. A uni­da­de pri­si­o­nal – a mai­or de Go­i­ás – foi pal­co de três re­be­li­ões na pri­mei­ra se­ma­na de Ja­nei­ro des­te ano, re­sul­ta­do da ri­va­li­da­de en­tre du­as prin­ci­pa­is fac­ções cri­mi­no­sas: PCC e Co­man­do Ver­me­lho.

A po­lí­cia de Go­i­ás atua de for­ma in­ten­sa e au­men­tou de 100% o nú­me­ro de pri­sões nos úl­ti­mos anos. As re­be­li­ões acon­te­cem exa­ta­men­te por­que as or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas es­tão sen­do de­sar­ti­cu­la­das pe­la po­lí­cias Mi­li­tar e Ci­vil. No úl­ti­mos do­ze mes­es, as for­ças po­li­ci­ais con­se­gui­ram re­du­zir to­dos os in­di­ca­do­res de vi­o­lên­cia.

O di­rei­tor ge­ral de Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ci­á­ria, co­ro­nel Ed­son Cos­ta, con­fir­mou que uma no­va uni­da­de pri­so­nal se­rá cons­tru­í­da em ou­tra área pú­bli­ca, nas pro­xi­mi­da­des de Hi­dro­lân­dia, que sub­sti­tu­i­rá a atu­al es­tru­tu­ra do se­mi­a­ber­to. O no­vo lo­cal se­rá anun­ci­a­do ain­da nes­ta se­ma­na. A mu­dan­ça aten­de os an­sei­os da clas­se em­pre­sa­ri­al dos pó­los in­dus­tri­ais de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, em ra­zão do pre­sí­dio ocu­par área vi­zi­nha as em­pre­sas e apre­sen­tar pon­to ne­ga­ti­vo ao se­tor pro­du­ti­vo e in­dus­tri­al. O go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo anun­ciou tam­bém que as uni­da­des pri­si­o­nais de For­mo­sa e Aná­po­lis se­rão en­tre­gues, res­pec­ti­va­men­te, nes­te mês e no pró­xi­mo, am­pli­an­do o nú­me­ro de va­gas pa­ra de­ten­tos.

O go­ver­no es­ta­du­al tam­bém li­be­rou R$ 10 mi­lhões em con­vê­nio com a Pre­fei­tu­ra de Apa­re­ci­da, ori­un­do do Pro­gra­ma Go­i­ás na Fren­te, co­or­de­na­do pe­lo vi­ce-go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton, pa­ra a cons­tru­ção e du­pli­ca­ção de via pú­bli­ca que li­ga o Cen­tro de Re­cu­pe­ra­ção e Re­a­bi­li­ta­ção Dr. Hen­ri­que San­til­lo (Cre­deq), na re­gi­ão do Com­ple­xo Pri­so­nal, à ro­do­via GO-020, sa­í­da pa­ra Se­na­dor Ca­ne­do. A via am­pli­a­rá as opor­tu­ni­da­des de trá­fe­go em Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, aten­de­rá as rei­vin­di­ca­ções dos em­pre­sá­rios do pó­lo e be­ne­fi­ci­a­rá a li­nha de aces­so ao pre­sí­dio.

A cri­se que as­so­la as pe­ni­ten­ci­á­rias e ame­dron­tam a so­ci­e­da­de pre­ci­sa ser com­ba­ti­da e seus im­pac­tos po­dem ser mi­ni­za­dos se hou­ver em­pe­nho, in­ves­ti­men­to e for­ca-ta­re­fa de to­dos os po­de­res (Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio) e for­ças li­ga­das aos Di­rei­tos Hu­ma­nos e so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da.

O go­ver­no es­ta­du­al co­nhe­ce a re­a­li­za de de per­to es­tá to­man­do as me­di­das ca­bí­veis pa­ra cor­ri­gir os in­ci­den­tes, in­clu­si­ve pro­po­nho for­ta­le­cer a se­gu­ran­ça dos de­ten­tos e so­ci­e­da­de.

 

(Mai­o­ne Pa­dei­ro, pre­si­den­te da  ala jo­vem da As­so­cia­ção Co­mer­cial In­dus­tri­al de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia – Aciag jo­vem, co­men­da­dor, ar­ti­cu­lis­ta e su­per­vi­sor de ações pro­gra­má­ti­cas do Pro­gra­ma Go­i­ás na Fren­te e mem­bro do Fó­rum Jo­vem de Li­de­ran­ças Em­pre­sa­ri­ais de Go­i­ás)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias