Entretenimento

O circo chegou

Redação DM

Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 23:42 | Atualizado há 6 meses

A criançada se aproxi­ma, os olhos das pes­soas começam a se iluminar, “venham todos”, al­guém grita, dando sinal que o circo chegou na cidade. Toda criança tem suas memórias em relação ao picadeiro e todo o universo circense. Os do­ces, os palhaços, os shows pi­rotécnicos explodindo diante dos olhos. Tudo isso encanta muito, sendo criança, jovem ou até mesmo um ocupado adulto. Nesta semana, entre os dias 11 (quinta) e 14 (do­mingo) de janeiro, o Centro Cultural da UFG (Universida­de Federal de Goiás) e a Escola de Circo Dom Fernando, rece­bem a décima edição do Festi­val Palhaçada. Serão cerca de 11 apresentações com artis­tas de Goiás, Alagoas, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais e uma atração internacional.

Os organizadores do evento, Murilo Garcez e Denise Carri­jo, contam o que esperam para esta edição que comemora dez anos do evento. “A expectati­va é valorizar ainda mais a lin­guagem circense e valorizar o palhaço que é um ser mítico, uma figura que existe em pra­ticamente em todas as culturas do mundo”, avalia Denise. Eles pretendem manter a média de público das outras edições, que sempre foi satisfatória, e conti­nuar o trabalho de valorização do circo pelo Brasil. Nesta edi­ção, Murilo e Denise resolve­ram convidar grupos e amigos que encontraram ao longo dos anos de existência do festival.

“Sempre conseguimos man­ter laços com os grupos que pas­sam por aqui e isso para nós é muito mais importante do que fazer um evento que tenha 20 ou até 30 apresentações por edi­ção”, conta Murilo. Ele também afirma que a intenção é fazer um evento de pequeno porte, onde os grupos e o público te­nham a atenção necessária.

A programação deste ano conta com o espetáculo inter­nacional do argentino “Alfonsi­nA”, do grupo Espuma Bruma. O espetáculo mistura corda bamba e literatura das brilhan­tes Alfonsina Storni, poesia ar­gentina, e de Virginia Woolf, escritora inglesa. Outra atra­ção importante da edição 2018 é o espetáculo “O Dia da Caça”, do grupo Las Cabaças. A trupe do Pará é formada por atrizes que fizeram parte do elenco paulista dos Doutores da Ale­gria e, depois, resolveram pe­gar estrada se apresentando e levantando fundos para cus­tear a viagem até o destino fi­nal do grupo: Alter do Chão, no Pará. Também participam as pioneiras da palhaçaria fe­minina As Marias da Graça e o renomado Teatro de Anônimo, que traz seu primeiro trabalho “Roda Saia Gira Vida”.

 

Tome Nota

DIA 11 DE JANEIRO

15h – Escola de Circo Dom Fer­nando | Turma do Biribinha – Es­petáculo: Magia (gratuito)

20h – Centro Cultural UFG | Te­atro de Anônimo – Espetáculo: Roda Saia Gira Vida

DIA 12 DE JANEIRO

9h – Circo Lahetô | Aula-Espetá­culo com o palhaço Biribinha (gratuito)

15h – Escola de Circo Dom Fer­nando | Janaina Morse – Espetá­culo: Brisa’s Beach (gratuito)

20h – Centro Cultural UFG | Espu­ma Bruma – Espetáculo: Alfonsina

DIA 13 DE JANEIRO

15h – Escola de Circo Dom Fer­nando | Família Santos Santia­go – Espetáculo: O Domador de Animais (gratuito)

17h – Centro Cultural UFG | Tur­ma do Birinha – Espetáculo: O Circo do Palhaço Mixuruca

20h – Centro Cultural UFG | Las Cabaças – Espetáculo: O Dia da Caça

14 DE JANEIRO

11h – Feira do Cerrado | Saracu­ra do Brejo – Espetáculo: Bam­bolêro

15h – Escola de Circo Dom Fer­nando | Las Cabaças – Espetácu­lo: Semi Breve (gratuito)

17h – Centro Cultural UFG | As Marias da Graça – Espetáculo: Tem Areia no Maiô

20h – Centro Cultural UFG | Tur­ma do Biribinha – Espetáculo: O Reencontro dos Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias