3 de janeiro na História
Redação
Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 23:57 | Atualizado há 4 meses
EVENTOS HISTÓRICOS:
1777 — General americano George Washington derrota o general britânico Lorde Cornwallis na Batalha de Princeton.
1958 — Formada a Federação das Índias Ocidentais.
1961 — Destruído por uma explosão de vapor o reator nuclear SL-1, matando três pessoas no primeiro e único acidente com morte em uma usina nuclear americana.
1962— PapaJoãoXXIIIexcomungaFidelCastro. – Em 1959, João XXIII, através do documento Dubium do Santo Ofício, confirmou o Decreto contraoComunismo, aprovadopelo PapaPioXIIem1949equeproibiaos católicosdedefenderemocomunismo ou de votarem em candidatos, organizações ou partidos comunistas ou aliados de comunistas. Segundo fontes tradicionalistas, baseado neste decreto, Fidel Castro, que instaurou o comunismo em Cuba, foi por isso excomungado no dia 3 de janeiro de 1962 por João XXIII. Contudo, a excomunhão de Castro é ainda imerso em divergência, em face do caráter francamente diplomático assumido pelo Papa, havendo quem afirme (o que seria corroborado por relatos de seu secretário particular, Loris Capovilla) que este fato nunca teria ocorrido. Fortalece esta conclusão o fato de o Papa ter recebido e dialogado, em 1963, com a filha e o genro de Khrushchev (líder da União Soviética), numa tentativa de diminuir as tensões entre a Igreja Católica e a União Soviética.
1976 — Entra em vigor o Pacto InternacionaldosDireitosEconômicos, Sociais e Culturais.
1977— IncorporadaaAppleComputer(fundadaem1deabrilde1976).
1999 — Lançamento da sonda espacial norte-americana Mars Polar Lander.
2004–Sonda Spirit aterrissa com sucesso em Marte.–Spirit (MER-A) foi um veículo de exploração espacial não tripulado, cuja missão era estudar o planeta Marte, permanecendo ativo de 2004 a 2010. Foi um dos veículos projetados pela NASA para o Programa Mars Exploration Rovers. Pousou com sucesso em Marte em 3 de janeiro de 2004, três semanas antes do outro veículo, Opportunity (MER-B). Seu nome foi escolhido em uma competição estudantil promovida pela Nasa. O robô ficou preso durante o seu trajeto em 2009 e perdeu contato com o Centro de Controle da missão em 22 de março de 2010. O robô atingiu o tempo planejado para a missão, mas continuou em atividade por mais de vinte vezes o tempo inicial, devido ao excelente condicionamento de seus sistemas. Além disso, o robô percorreu cerca de 7,7 km, ao invés do 1 km que era esperado no início da missão, permitindo uma investigação geológica mais extensa e completa que o previsto. O Spirit continuou a realizar suas tarefas até 22 de março de 2010, quando a comunicação foi interrompida. O JPL tentou restabelecer a comunicação até 24 de maio de 2011, quando a Nasa anunciou que os esforços para se comunicar com o rover sem resposta tinham terminado. A despedida formal foi planejada na sede da Nasa após o feriado do Memorial Day e foi televisionada pela Nasa TV.
2004–Voo Flash Airlines 604 cai no Mar Vermelho, resultando em 148 mortes, tornando-se um dos acidentes de aviação mais mortal da história egípcia.
2015 — Militantes do Boko HaramdãoinícioaoMassacredeBaga, no nordeste da Nigéria. – Massacre de Baga de 2015 foi uma série de ataques e assassinatos em massa supostamente perpetrados pelo grupo terrorista Boko Haram, na região da vila nigeriana de Baga, no estado de Borno, entre 3 e 7 de janeiro de 2015. As primeiras informações eram de que houve centenas de vítimas fatais e mais de duas mil pessoas desaparecidas. Tendo sido depois confirmadas centenas de mortes. Autoridades e moradores do lugar que conseguiram escapar dizem que mais de duas mil pessoas estariam mortas ou desaparecidas, enquanto outros relatam pelo menos cem vítimas fatais.[4] Os ataques podem ter expandido o controle do Boko Haram sobre mais de 70% do estado de Borno.
NASCIMENTOS:
106 a.C. — Cícero, político e orador romano (m. 43 a.C.).
1195 — Tsuchimikado, imperador japonês (m. 1231).
1860 — Luís José de Matos, empresário luso-brasileiro (m. 1926).
1873 — Otto Loewi, farmacêutico alemão (m. 1961).
1887 — August Macke, pintor alemão (m. 1914).
1892 — J. R. R. Tolkien, escritor inglês(m. 1973). – JohnRonaldReuel Tolkien, foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Em 28 de março de 1972, Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, e logo depois começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida, denominado Eä, palco das suas mundialmente famosas obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa. Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros célebres escritores de fantasia e ficção, tais como Júlio Verne, Edgar Rice Burroughs, Robert E. Howard, E. R. Eddison e William Morris, devido à grande popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica e é amplamente considerado como um dos maiores e sem dúvida o mais bem sucedido autor da literatura fantástica de todos os tempos. As suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações. Em 2008, The Times listou Tolkien como o sexto entre os maiores escritores Britânicos desde 1945. Em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano. Tolkien alcançou a quinta posição, com ganhos estimados em 50 milhões de dólares.
1898 – Luís Carlos Prestes – Ele foi um militare político comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX. Foi secretário-geral do Partido Comunista do Brasil e foi companheiro de Olga Benário, morta na Alemanha Nazistapor câmara de gás, após ser entregue àquele regime pelo governo do presidente Getúlio Vargas. Em 1940 foi condenado pela justiça a 30 anos de prisão pelo assassinato Elza Fernandes Foi eleito um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos, por concurso realizado pelo SBT e pela BBC em 2012.
1905 — Ray Milland, ator britânico (m. 1986).
1926 — George Martin, produtor musical, músico e maestro britânico (m. 2016). – Ele foi um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico. Devido a sua importância em relação à produção musical dos discos da banda britânica The Beatles ele foi chamado de “o quinto Beatle”. Produziu junto a eles em 1967 o inovador álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que lhe trouxe reconhecimento, fama e consagração definitiva na história da música pop. Foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos.
1929 — Sergio Leone, cineasta italiano (m. 1989).
1930 — Robert Loggia, ator estadunidense (m. 2015).
1946 — John Paul Jones, instrumentista britânico. – Ele é um multi-instrumentista, baixista e tecladista britânico. Jones ganhou notoriedade por ser o baixista, tecladista e um dos membros do Led Zeppelin até o desmembramento da banda após a morte de John Bonham, em 1980. Desde então, Jones vem desenvolvendo uma carreira solo. Também toca guitarra, bandolim, koto, gaita e ukulele. De acordo com o Allmusic, Jones “deixou sua marca na história da música rock & roll como um músico inovador, arranjador e diretor”. Muitos baixistas notáveis do rock foram influenciados por John Paul Jones, incluindo Steve Harris, John Deacon, Geddy Lee, Flea, Gene Simmons, e Krist Novoselic. Jones é atualmente parte da banda Them Crooked Vultures com Josh Homme e Dave Grohl, onde ele interpreta o baixo, piano e outros instrumentos.
1956 — Mel Gibson, ator e cineasta estadunidense.
1969–Matheus Nachtergaele, ator brasileiro. – Ingressou na carreira artística aos 20 anos no teatro, a convite de umaamigafezumtesteparaacompanhia do diretor teatral Antunes Filho e foi aprovado, em 1989. Aos 22 anos, entrouparaaEscoladeArteDramática da USP, se formando em 91. Ganhou notoriedade em 1992 com a companhia Teatro da Vertigem, sob a direção de Antonio Araújo, e teve seu trabalho reconhecido por sua atuação no premiado espetáculo da companhia Livro de Jó. Seu sucesso o levou à televisão (Rede Globo), onde estreou na minissérie Hilda Furacão como Cintura Fina. O sucesso na minissérie o levou a atuação como protagonista na também minissérie que se tornou telefilme Auto da Compadecida, baseado na obra de Ariano Suassuna, no papel de João Grilo. Atuação essa que lhe rendeu o Grande Prêmio do Cinema Nacional como Melhor Ator. Desde então, tem feito inúmeras participações no cinema nacional e, no ano de 2008 estreou como diretor sem nunca ter deixado de lado o teatro e a televisão. Atualmente, mora em Tiradentes (Minas Gerais).
1969–Michael Schumacher, ex-automobilista alemão. – Ele é um ex-automobilista alemão, sete vezes campeão da principal categoria do automobilismo, detém inúmeros recordes, incluindo voltas mais rápidas, maior número de campeonatos, vitórias, pontos marcados e mais corridas ganhas em uma única temporada–2004. Em 2002 ele se tornou o único piloto na história da F1 a terminar entre os três primeiros em todas as corridas em um mesmo campeonato. Estatisticamente Michael Schumacher ocupa lugar especial acima de lendas como Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart, Alain Prost, Ayrton Senna e Niki Lauda. Após três temporadas afastado da categoria que o consagrou, Schumacher retornou defendendo a Mercedes na temporada de 2010. Fora das pistas, Schumacher foi embaixador da Unesco e orador para a segurança do motorista. Ele esteve envolvido em inúmeros esforços humanitários ao longo de sua vida e doou dezenas de milhões de dólares para a caridade. Michael e seu irmão Ralf Schumacher, são os únicos irmãos a vencer corridas na Fórmula 1, e eles foram os primeiros irmãos 1° e 2° lugar na mesma corrida, em Montreal em 2001 e novamente em 2003.
1974 — MV Bill, rapper e ator brasileiro. – Alex Pereira Barbosa, mais conhecido pelo nome artístico MV Bill, é um rapper, ator , escritor e ativista brasileiro. Iniciou a carreira na música em 1988, quando começou a escrever sambas-enredo para seu pai, sendo que em 1993 fez sua primeira participação em um disco oficial. Seu primeiro album lançado em 1998 foi relançado lançado em 1998 sob o título de Traficando Informação, que contou com a faixa “Soldado do Morro”. Nesta época MV Bill foi acusado de apologia ao crime. Três anos depois, gravou o segundo trabalho, chamado Declaração de Guerra, com participações de artistas como Charlie Brown Jr. e Nega Gizza. Sua discografia ainda abrange outros dois álbuns, Falcão, O Bagulho é Doido, de 2006, e Causa e Efeito, de 2010. Ainda, lançou um disco de vídeo em 2009, intitulado Despacho Urbano. Paralelamente à carreira de rapper, MV Billlançou em 2005, junto com Celso Athayde, o livro Cabeça de Porco. No ano seguinte, Falcão–Meninos do Tráfico, disponibilizado em livro e DVD, que tornou-se conhecido nacionalmente após exibição no programa Fantástico, da Rede Globo.
MORTES:
1543 — João Rodrigues Cabrilho, navegador e explorador português (n. 1499).
1643 — Rodrigo da Cunha, prelado português (n. 1577).
1721 — Juan Núñez de la Peña, investigador e historiógrafo espanhol (n. 1641).
1785 — Baldassare Galuppi, compositor italiano (n. 1706).
1875 — Pierre Larousse, gramático e enciclopedista francês (n. 1817).
1882 — William Harrison Ainsworth, escritor britânico (n. 1805).
1945 — Edgar Cayce, médium norte-americano (n. 1877).–Ele foi um paranormal norte-americano que teria canalizado respostas para questões que tratam sobre espiritualidade, imortalidade, reencarnação, saúde, entre outras. Também fundou a organização sem fins lucrativos Association for Research and Enlightenment e trabalhou como fotógrafo. Cayce teria sido um dos maiores clarividentes da História. Era chamado pela mídia norte-americana como “O Profeta Adormecido”, porque predizia eventos futuros e prescrevia medicamentos com os olhos fechados, relaxado sobre um divã e ao lado de uma taquígrafa realizando as anotações, em um suposto estado de “transe”. Entre algumas predições que teria realizado, estão a previsão do início e do fim dos conflitos da I e II Guerras Mundiais, o surgimento do Nazismo, os conflitos raciais dos EUA desde o início dos anos 20, as datas dos falecimentos de dois dos Presidentes dos EUA à época, a extinção da Liga das Nações (organização que antecedeu a ONU em princípios e objetivos), a Grande Depressão Econômica (1929-1934) dos EUA, o fim do comunismo na Rússia e o surgimento da China como grande potência econômica e cultural. Entre as predições que ainda não se realizaram, está a III Guerra Mundial, que surgiria do conflito entre a Líbia, Egito, na Síria e em regiões remotas na Indonésia, Golfo Pérsico e Austrália. Outros eventos como transformações do clima, geologia e geografiada Terra, como o aumento do nível dos oceanos, a volta à atividade de falhas sísmico-geológicas e vulcões, a submersão da Califórnia, o desaparecimento de Nova York, a destruição do arquipélago japonês, dentre outros, ainda estão por se confirmar parcial ou inteiramente. Edgar Evans Cayce era filho de agricultores e suas habilidades psíquicas começaram a aparecer em sua infância. É alegado que Edgar Cayce poderia ver e falar com o espírito de seu avô, dentre outros espíritos e ainda criança podia memorizar livros dormindo sobre eles. Na área da saúde, teria predito o aparecimento de doenças modernas, como stress, tensão arterial alterada e o aumento de doenças cardíacas. Clientes de Cayce inclui uma série de pessoas famosas, como Woodrow Wilson, Thomas Edison, Irving Berlin e George Gershwin. Além das profecias, realizou também um detalhado relato sobre o mítico continente da Atlântida.
1984 — Ivete Vargas, política brasileira (n. 1927).
2005 — Will Eisner, quadrinista norte-americano (n. 1917).
2012 — Josef Škvorecký, escritor e editor tcheco (n. 1924).
2013 — Sergiu Nicolaescu, cineasta romeno (n. 1930).–foi um cineasta romeno, diretor de Dacii (1967) e Un comisar acuză (1974), entre outros filmes.
2015 — Chico de Assis, dramaturgo brasileiro (n. 1933).