A importância do Réveillon para encerrar um ciclo
Diário da Manhã
Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 22:02 | Atualizado há 7 anos
A diversidade cultural permite que cada povo comemore a passagem de ano com datas e costumes diferentes. Como o povo hindu que comemora o Diwali (Festa das Luzes) e considera uma das celebrações mais simbólicas para virar o ano. A festa acontece em três datas diferentes, 1º de março (sul da Índia), 1º de outubro (leste e no centro indiano) e 14 de abril (comunidade tâmil), o réveillon hindu é uma ocasião para purificar e afastar as forças do mal.
Mas na cultura ocidental, é comemorado no dia 1° de janeiro pelo calendário romano. E o termo Réveillon tem origem francesa que descreve festa de passagem de ano. Porém, cada região tem determinadas tradições como: usar roupa branca, pular sete ondas no mar, oferendas à Iemanjá, comer aves, entre outros costumes.
O que existe de semelhante entre todas as culturas que comemoram a virada de ano, é a função que esse momento exerce sobre as pessoas. Ao se aproximar da data, iniciam-se os preparativos para as festas, reunião com familiares e amigos, celebrações em igrejas, ou viagens. Todo esse movimento proporciona a preparação do fechamento de um ciclo para dar início ao próximo.
“Quando a vida nos sinaliza que um ciclo está se fechando, aceite o fato e aproveite para renovar suas esperanças, oportunizando-se a gestar novos propósitos e projetos de vida.” (ARAGÃO, 2016, p.156)
E assim como a autora destaca, há muitas pessoas que fazem promessas e determinam os projetos que desejam alcançar no ano seguinte. Mas algumas falham na parte mais importante, o planejamento! É excelente ter objetivos, pois assim, é possível ter maior clareza de onde precisa chegar, maior percepção da própria evolução, assim como da capacidade de realização. E até mesmo perceber pontos que precisam mudar de estratégia a fim de obter maiores ganhos.
E para isso, é necessário fragmentar o objetivo para cumprir pequenas etapas e ter uma visão realista para evitar se perder no meio do caminho. Então pode ser realizado da seguinte forma como exemplo: para eliminar 20kg durante o ano, se propor o prazo de 6 meses, será necessário eliminar 3,33kg por mês. Assim facilita o alcance de metas menores em curto prazo para alcançar o objetivo final de eliminar o peso estabelecido. Mas além disso, é imprescindível que anote as medidas que está disposto a tomar para que o projeto aconteça como o planejado.
Porém, se perceber resistência para seguir orientações do nutricionista/endocrinologista, ou de realizar exercícios, e até mesmo fazendo tudo isso ainda sente dificuldade, é válido pensar se existe fatores emocionais impedindo o seu sucesso. Se o nível de estresse e ansiedade estiver alto, é muito provável que realmente não obtenha muitos ganhos sem ajuda de um psicólogo.
Em suma, é possível fragmentar qualquer que seja o objetivo para ter maior facilidade de alcance. Inclusive essa forma de destrinchar o seu projeto serve para se preparar para uma prova, para concluir a leitura de um livro de trezentas páginas por exemplo, se dispor a ler dez páginas por dia, assim, em um mês terá concluído a leitura. O importante é fracionar grandes propósitos em pequenas atividades possíveis de realizar em curto prazo e listar os artifícios que impulsione alcançar o que se pretende. Ademais é necessário estar atento às próprias limitações para procurar ajuda profissional.
(Taynara Edith, psicóloga clínica e AT para crianças autistas)