Opinião

A importância do Réveillon para encerrar um ciclo

Diário da Manhã

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 22:02 | Atualizado há 7 anos

A di­ver­si­da­de cul­tu­ral per­mi­te que ca­da po­vo co­me­mo­re a pas­sa­gem de ano com da­tas e cos­tu­mes di­fe­ren­tes. Co­mo o po­vo hin­du que co­me­mo­ra o Diwa­li (Fes­ta das Lu­zes) e con­si­de­ra uma das ce­le­bra­ções mais sim­bó­li­cas pa­ra vi­rar o ano. A fes­ta acon­te­ce em três da­tas di­fe­ren­tes, 1º de mar­ço (sul da Ín­dia), 1º de ou­tu­bro (les­te e no cen­tro in­di­a­no) e 14 de abril (co­mu­ni­da­de tâ­mil), o ré­veil­lon hin­du é uma oca­si­ão pa­ra pu­ri­fi­car e afas­tar as for­ças do mal.

Mas na cul­tu­ra oci­den­tal, é co­me­mo­ra­do no dia 1° de ja­nei­ro pe­lo ca­len­dá­rio ro­ma­no. E o ter­mo Ré­veil­lon tem ori­gem fran­ce­sa que des­cre­ve fes­ta de pas­sa­gem de ano. Po­rém, ca­da re­gi­ão tem de­ter­mi­na­das tra­di­ções co­mo: usar rou­pa bran­ca, pu­lar se­te on­das no mar, ofe­ren­das à Ie­man­já, co­mer aves, en­tre ou­tros cos­tu­mes.

O que exis­te de se­me­lhan­te en­tre to­das as cul­tu­ras que co­me­mo­ram a vi­ra­da de ano, é a fun­ção que es­se mo­men­to exer­ce so­bre as pes­so­as. Ao se apro­xi­mar da da­ta, ini­ciam-se os pre­pa­ra­ti­vos pa­ra as fes­tas, re­u­ni­ão com fa­mi­lia­res e ami­gos, ce­le­bra­ções em igre­jas, ou vi­a­gens. To­do es­se mo­vi­men­to pro­por­ci­o­na a pre­pa­ra­ção do fe­cha­men­to de um ci­clo pa­ra dar iní­cio ao pró­xi­mo.

“Quan­do a vi­da nos si­na­li­za que um ci­clo es­tá se fe­chan­do, acei­te o fa­to e apro­vei­te pa­ra re­no­var su­as es­pe­ran­ças, opor­tu­ni­zan­do-se a ges­tar no­vos pro­pó­si­tos e pro­je­tos de vi­da.” (ARA­GÃO, 2016, p.156)

E as­sim co­mo a au­to­ra des­ta­ca, há mui­tas pes­so­as que fa­zem pro­mes­sas e de­ter­mi­nam os pro­je­tos que de­se­jam al­can­çar no ano se­guin­te. Mas al­gu­mas fa­lham na par­te mais im­por­tan­te, o pla­ne­ja­men­to! É ex­ce­len­te ter ob­je­ti­vos, pois as­sim, é pos­sí­vel ter mai­or cla­re­za de on­de pre­ci­sa che­gar, mai­or per­cep­ção da pró­pria evo­lu­ção, as­sim co­mo da ca­pa­ci­da­de de re­a­li­za­ção. E até mes­mo per­ce­ber pon­tos que pre­ci­sam mu­dar de es­tra­té­gia a fim de ob­ter mai­o­res ga­nhos.

E pa­ra is­so, é ne­ces­sá­rio frag­men­tar o ob­je­ti­vo pa­ra cum­prir pe­que­nas eta­pas e ter uma vi­são re­a­lis­ta pa­ra evi­tar se per­der no meio do ca­mi­nho. En­tão po­de ser re­a­li­za­do da se­guin­te for­ma co­mo exem­plo: pa­ra eli­mi­nar 20kg du­ran­te o ano, se pro­por o pra­zo de 6 mes­es, se­rá ne­ces­sá­rio eli­mi­nar 3,33kg por mês. As­sim fa­ci­li­ta o al­can­ce de me­tas me­no­res em cur­to pra­zo pa­ra al­can­çar o ob­je­ti­vo fi­nal de eli­mi­nar o pe­so es­ta­be­le­ci­do. Mas além dis­so, é im­pres­cin­dí­vel que ano­te as me­di­das que es­tá dis­pos­to a to­mar pa­ra que o pro­je­to acon­te­ça co­mo o pla­ne­ja­do.

Po­rém, se per­ce­ber re­sis­tên­cia pa­ra se­guir ori­en­ta­ções do nu­tri­cio­nis­ta/en­do­cri­no­lo­gis­ta, ou de re­a­li­zar exer­cí­cios, e até mes­mo fa­zen­do tu­do is­so ain­da sen­te di­fi­cul­da­de, é vá­li­do pen­sar se exis­te fa­to­res emo­cio­nais im­pe­din­do o seu su­ces­so. Se o ní­vel de es­tres­se e an­sie­da­de es­ti­ver al­to, é mui­to pro­vá­vel que re­al­men­te não ob­te­nha mui­tos ga­nhos sem aju­da de um psi­có­lo­go.

Em su­ma, é pos­sí­vel frag­men­tar qual­quer que se­ja o ob­je­ti­vo pa­ra ter mai­or fa­ci­li­da­de de al­can­ce. In­clu­si­ve es­sa for­ma de des­trin­char o seu pro­je­to ser­ve pa­ra se pre­pa­rar pa­ra uma pro­va, pa­ra con­clu­ir a lei­tu­ra de um li­vro de tre­zen­tas pá­gi­nas por exem­plo, se dis­por a ler dez pá­gi­nas por dia, as­sim, em um mês te­rá con­cluí­do a lei­tu­ra. O im­por­tan­te é fra­ci­o­nar gran­des pro­pó­si­tos em pe­que­nas ati­vi­da­des pos­sí­veis de re­a­li­zar em cur­to pra­zo e lis­tar os ar­ti­fí­ci­os que im­pul­si­o­ne al­can­çar o que se pre­ten­de. Ade­mais é ne­ces­sá­rio es­tar aten­to às pró­pri­as li­mi­ta­ções pa­ra pro­cu­rar aju­da pro­fis­si­o­nal.

 

(Tayna­ra Edith, psi­có­lo­ga clí­ni­ca e AT pa­ra cri­an­ças au­tis­tas)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias