Opinião

O Jesus dos excluídos

Diário da Manhã

Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 23:25 | Atualizado há 7 anos

O nas­ci­men­to de Je­sus é co­me­mo­ra­do no mes­mo dia do nas­ci­men­to do deus sol.

Ali­ás, o deus sol Ho­rus, o deus-fal­cão egíp­cio, co­nhe­ci­do co­mo “se­nhor do céu”, é um sím­bo­lo da re­a­le­za di­vi­na. Seus no­me (“Har”, em egíp­cio) (“Rá”, em por­tu­guês) pro­va­vel­men­te sig­ni­fi­ca “o al­to”, “aci­ma”, “dis­tan­te” e es­tá co­nec­ta­do com “Hry” (aque­le que es­tá aci­ma de/so­bre). O no­me apa­re­ce em hi­e­ró­gli­fos egíp­cios no pro­to­co­lo re­al no iní­cio da ci­vi­li­za­ção di­nás­ti­ca em 3000 a.C.

Por uma con­ven­ção, por um acor­do, o Pa­pa Jú­lio I de­cre­tou em 350 que o nas­ci­men­to de Cris­to de­ve­ria ser co­me­mo­ra­do no dia 25 de de­zem­bro, sub­sti­tuin­do ou apro­vei­tan­do a da­ta de ve­ne­ra­ção ao Deus Sol, pa­ra que hou­ves­se a ado­ra­ção ao Sal­va­dor Je­sus Cris­to.

Des­ta ma­nei­ra, o nas­ci­men­to de Cris­to pas­sou a ser co­me­mo­ra­do no Sols­tí­cio de In­ver­no. É bom fri­sar que os ro­ma­nos co­me­mo­ra­vam o sols­tí­cio de in­ver­no er­ro­ne­a­men­te na da­ta de 25 de de­zem­bro. Fi­cou por is­so mes­mo.

O Sols­tí­cio de in­ver­no é um fe­nô­me­no as­tro­ló­gi­co co­nhe­ci­do des­de a an­ti­gui­da­de. No dia 22 de de­zem­bro ocor­re o iní­cio do sols­tí­cio de in­ver­no no qual o sol tem o seu pon­to mais bai­xo no ho­ri­zon­te, de­vi­do à in­cli­na­ção do ei­xo ter­res­tre. Es­te pon­to mais bai­xo per­ma­ne­ce por um pe­rí­o­do de três di­as, e no dia 25 de de­zem­bro o sol sai des­te pon­to, su­bin­do 1 grau e vol­tan­do gra­da­ti­va­men­te ao seu pon­to mais al­to, fi­na­li­zan­do as­sim o sols­tí­cio de ve­rão.

A es­tre­la que bri­lha mais for­te no céu é a es­tre­la Si­ri­us, que no dia 25 de de­zem­bro fi­ca ali­nha­da à cons­te­la­ção de três re­ais (Ma­ri­as aqui no Bra­sil). Es­te ali­nha­men­to apon­ta di­re­ta­men­te ao sol. Sen­do as­sim, o sol, sa­in­do do sols­tí­cio de ve­rão “re­nas­ce”, mo­ven­do-se 1 grau pa­ra o nor­te de­pois de três di­as (22-25) e quan­do re­nas­ce, é si­na­li­za­do pe­la es­tre­la Si­ri­us, se­gui­da pe­la cons­te­la­ção de três reis, for­man­do as­sim um ali­nha­men­to en­tre os três.

Tu­do is­so por­que as tra­di­ções pa­gãs mis­tu­ram-se às tra­di­ções cris­tãs. Não há tra­di­ção di­vi­na sem o ‘ho­mem’, pois Deus in­cli­na-se à ele pa­ra es­ta­be­le­cer su­as re­gras di­vi­nas.

A bí­blia re­la­ta que o an­jo Ga­bri­el anun­ciou à Ma­ria o nas­ci­men­to de Je­sus e à Iza­bel, o nas­ci­men­to de Jo­ão Ba­tis­ta.

E o que po­de­mos abs­tra­ir en­tre as se­me­lhan­ças da es­co­lha des­sas du­as mu­lhe­res, con­si­de­ra­das es­pe­ci­ais pa­ra Deus?

Ma­ria e Iza­bel eram pa­ren­tes. Per­ten­ci­am à li­nha­gem le­vi­ta, de on­de sur­gi­am os sa­cer­do­tes, ape­sar de que a li­nha­gem fe­mi­ni­na não era con­si­de­ra­da à épo­ca.

Eram po­bres. Ma­ria, uma jo­ven­zi­nha em tor­no dos seus 15 anos, ór­fã de pai e mãe, e Iza­bel, uma ve­lha, mas não uma ve­lha qual­quer: uma ve­lha sem fi­lhos, o que era con­si­de­ra­do uma mal­di­ção pa­ra os ju­deus de en­tão.

Je­sus vem ao mun­do no meio dos ex­cluí­dos, anun­ci­a­do pa­ra nas­cer num con­tex­to de mu­lhe­res po­bres e ido­sos, clas­se es­ta con­si­de­ra­da ex­cluí­da até ho­je en­tre nós.

E Je­sus, o fi­lho de Deus, re­vo­lu­ci­o­na ain­da mais, pois ao to­mar a for­ma hu­ma­na, ele se hu­mi­lha, dei­xan­do o di­vi­no, a sua mo­ra­da nos céus, e vem pa­ra a ter­ra, ha­bi­tar en­tre os hu­ma­nos, se­res in­fe­rio­res, com su­as ma­ze­las, do­en­ças em meio a cas­tas de in­jus­ti­ças so­ci­ais.

Ao ini­ci­ar seu mi­nis­té­rio aos 30 anos, Je­sus ino­va e no Ser­mão do Mon­te aben­çoa os des­va­li­dos, os in­jus­ti­ça­dos, os me­nos­pre­za­dos: “bem aven­tu­ra­dos os hu­mil­des, os que cho­ram, os man­sos, o que tem fo­me e se­de de jus­ti­ça, os mi­se­ri­cor­di­o­sos, os lim­pos de co­ra­ção, os pa­ci­fi­ca­do­res, os per­se­gui­dos”, ou se­ja, aque­les que não ti­nham ne­nhum va­lor na so­ci­e­da­de de en­tão e ain­da não têm na nos­sa.

E ven­do a mul­ti­dão, a ali­men­ta. O pri­mei­ro mi­la­gre é co­nhe­ci­do co­mo “ali­men­tan­do os 5000” o se­gun­do, “ali­men­tan­do os 4000.”

É cla­ro que tra­ta-se do mi­la­gre da mul­ti­pli­ca­ção, mas an­tes de tu­do é o mi­la­gre da com­pai­xão! Per­ce­ba o que Je­sus dis­se: “Te­nho com­pai­xão des­te po­vo, por­que há três di­as que es­tá sem­pre co­mi­go e na­da tem que co­mer.”

A fo­me não dá mar­gem à dis­cus­sões fi­lo­só­fi­cas de que se de­va ‘en­si­nar a pes­car’. O ob­je­ti­vo é ou­tro: ma­tar a fo­me de quem tem fo­me! An­te­rior­men­te já ti­nha mul­ti­pli­ca­do o vi­nho em um ca­sa­men­to, ma­tan­do a se­de de quem tem se­de.

E fi­na­li­za em Jo­ão 6:35:

“35 E Je­sus lhes dis­se: Eu sou o pão da vi­da; aque­le que vem a mim não te­rá fo­me, e quem crê em mim nun­ca te­rá se­de.”

É a es­se Je­sus que co­me­mo­ra­mos nes­se pe­rí­o­do de sols­tí­cio de in­ver­no. Um Je­sus que não ti­nha par­te com os po­de­ro­sos e os re­pu­dia­va (Ma­teus 22:21: “Daí pois a Cé­sar o que é de Cé­sar e a Deus o que é de Deus”), que era me­ti­do no meio dos ex­cluí­dos e com prá­ti­cas não or­to­do­xas de li­de­ran­ça.

Se ti­ves­se nas­ci­do ho­je, tal­vez te­ria nas­ci­do en­tre os sem ter­ra – aque­les do MST (Mo­vi­men­to dos Tra­ba­lha­do­res Ru­ra­is Sem Ter­ra) – ou em meio aos MTST (Mo­vi­men­to dos Tra­ba­lha­do­res Sem Te­to); e se ti­ves­se que ser clas­si­fi­ca­do, se­ria co­mo um co­mu­nis­ta.

Fi­nal­men­te, vo­cê lei­tor, de­ve es­tar hor­ro­ri­za­do com tan­to he­re­sia as­sen­ta­da nes­se tex­to.

Pois bem! Je­sus foi con­de­na­do à mor­te sob a acu­sa­ção de ser he­re­ge.

Es­tou no ca­mi­nho cer­to.

 

(Sil­va­na Mar­ta de Pau­la Sil­va, ad­vo­ga­da e es­cri­to­ra. Twit­ter: sil­va­na­mar­ta15; Ins­ta­gram: sil­va­na.mar­ta)


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