2018 será o ano dos debates metropolitanos
Redação DM
Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 01:24 | Atualizado há 8 anos
Nos últimos dias deste primeiro ano como presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Andrey Azeredo (MDB), após apresentar um balanço que demonstrou que a Casa teve uma gestão austera, declarou que 2018 será, principalmente, o ano dos debates sobre a organização da Região Metropolitana da Capital no Legislativo.
Em 21 de dezembro, durante a última sessão plenária do ano, Andrey apresentou o balanço dos recursos e das ações desenvolvidas na Casa em 2017. Além do detalhamento feito por ele na tribuna, também foram distribuídos, para todos os vereadores e para aimprensa, um relatório contendo os dados do balanço.
“Tivemos um ano de trabalho intenso. A Câmara e todos os parlamentares realizaram ações em conjunto com a sociedade para conhecer profundamente as demandas do município, fiscalizar e apresentar alternativas para auxiliar o Executivo na administração da cidade”, afirmou o presidente.
Na opinião dele, 2017 foi o tempo de conhecer e organizar a Casa e em 2018 a Câmara lidará com desafios ainda maiores. “Teremos os debates sobre o Plano Diretor da Cidade. Ouviremos a população e profissionais gabaritados sobre cada detalhe do texto. Vamos fazer a melhor análise possível e depois votaremos normas que determinarão que tipo de Goiânia queremos para agora e para os próximos 10 anos e mais. Também estudaremos com afinco a questão dos aplicativos de transporte, o Plano de Desenvolvimento Integradoda Região Metropolitana e muitos outros temas que afetam diretamente a vida de todos. É imensa a responsabilidade desta Casa e nós a honraremos”, garantiu o presidente.
CÂMARA PRODUTIVA
Na Câmara, destacaram-se em 2017 a assiduidade dos vereadores acima da média; todas as sessões, com exceção de uma (quando os parlamentares foram acompanhar uma reunião da CDTC) foram realizadas com votações; foram economizados R$ 17 milhões de seu orçamento (duodécimo) que foram devolvidos à prefeitura; foi implantado o novo portal da Casa na internet, mais acessível e completo; foram reorganizados os contratos vigentes; foi adotado o sistema de pregões eletrônicos para todas as licitações, o que propiciou mais concorrência entre os participantes e garantiu melhores preços; foi montada uma comissão para a realização de concurso público; foram convocados 42 candidatos aprovados remanescentes do certame de 2006; foi assinado convênio com a TV Assembléia para transmissão compartilhada da TV Câmara no canal aberto 61.2 e foi feita a regularização e a regulamentação do uso dos veículos, dentre outras iniciativas.