Opinião

Palmeiras na rota do registral polo educacional

Diário da Manhã

Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 23:26 | Atualizado há 7 anos

“…edu­can­do-nos pa­ra que re­nun­ci­e­mos a im­pi­e­da­de, os ma­les mun­da­nos e vi­va­mos a sen­sa­tez, a jus­ti­ça e a be­nig­ni­da­de”

Tt 2,12

 

Mi­li­tan­te no ma­gis­té­rio por lon­gos anos, te­nho afir­ma­do sem­pre que a edu­ca­ção é um pro­ces­so vi­tal, pa­ra o qual con­cor­rem for­ças na­tu­ra­is e es­pi­ri­tua­is. É uma ati­vi­da­de cri­a­do­ra, di­fí­cil, ne­ces­sá­ria e, aci­ma de tu­do, com­pen­sa­do­ra, que vi­sa le­var o ser hu­ma­no a re­a­li­zar su­as po­ten­ci­a­li­da­des fí­si­cas, in­te­lec­tu­ais, mo­ra­is e des­per­tar os va­li­o­sos dons que Deus o con­ce­deu. Ela abran­ge a pes­soa de for­ma in­te­gral, ou se­ja, em to­da a ex­ten­são de sua vi­da sen­sí­vel, a fim de que lhe se­ja pro­por­ci­o­na­da for­ma­ção ade­qua­da e har­mo­ni­o­sa do seu ca­rá­ter e de sua per­so­na­li­da­de. E no con­tex­to de tu­do is­to, es­tão a fa­mí­lia, a Igre­ja e o Es­ta­do, es­sen­cial­men­te.

Es­tá evi­den­ci­a­do que a boa es­co­la­ri­da­de e qua­li­fi­ca­ção téc­ni­co-aca­dê­mi­ca per­mi­tem que o in­di­ví­duo se re­a­li­ze na vi­da pro­fis­si­o­nal, ob­ten­do mais ren­da e sen­do ins­tru­í­do con­ve­nien­te­men­te. Daí o fa­to de que o en­si­no de qua­li­da­de nas su­as vá­ri­as mo­da­li­da­des, ser con­si­de­ra­do um dos gran­des fa­to­res de de­sen­vol­vi­men­to co­mo um to­do. E o es­ta­do, nos ter­mos do ar­ti­go 205 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, pro­cu­ra cum­prir o seu pa­pel (a edu­ca­ção, di­rei­to de to­dos e de­ver do Es­ta­do e da fa­mí­lia, se­rá pro­mo­vi­da e in­cen­ti­va­da com a co­la­bo­ra­ção da so­ci­e­da­de, vi­san­do ao ple­no de­sen­vol­vi­men­to da pes­soa, seu pre­pa­ro pa­ra o exer­cí­cio da ci­da­da­nia e sua qua­li­fi­ca­ção pa­ra o tra­ba­lho), fo­can­do na ga­ran­tia de uma edu­ca­ção pú­bli­ca de qua­li­da­de.

Di­an­te do pro­ces­so de glo­ba­li­za­ção, do pro­gres­so tec­no­ló­gi­co e ob­je­ti­van­do en­se­jar um fu­tu­ro mais prós­pe­ro, so­bre­tu­do pa­ra a po­pu­la­ção jo­vem, os go­ver­nan­tes efi­ci­en­tes es­tão se con­sci­en­ti­zan­do de que ur­ge o es­ta­be­le­ci­men­to de po­lí­ti­cas in­te­li­gen­tes no cam­po do en­si­no. E Go­i­ás deu um avan­ço exem­plar nes­te sen­ti­do, no­ta­da­men­te na úl­ti­ma dé­ca­da, in­ten­si­fi­can­do a for­ma­ção pro­fis­si­o­nal e abrin­do ca­mi­nhos pa­ra as an­ti­gas e fu­tu­ras ge­ra­ções.

 

En­si­no Ju­rí­di­co

De­fen­de­mos e con­cei­tua­mos que a Jus­ti­ça, sem dú­vi­da, além de re­pre­sen­tar p de­ver mo­ral de dar a ca­da um o que lhe é de­vi­do, é a ba­se fun­da­men­tal e in­sub­sti­tu­í­vel de to­do o re­la­ci­o­na­men­to en­tre as pes­so­as e os Es­ta­dos. Sem ela, a vi­da so­ci­al se tor­na uma imen­su­rá­vel hi­po­cri­sia e uma tre­men­da bal­búr­dia. E uma das prin­ci­pa­is res­pon­sa­bi­li­da­des da edu­ca­ção é ins­ti­tu­ir o sen­so de jus­ti­ça no seio da so­ci­e­da­de, re­gu­lan­do ade­qua­da­men­te a vi­vên­cia dos di­rei­tos e dos de­ve­res, bem co­mo o res­pei­to aos di­rei­tos dos ou­tros. Pa­ra is­to, ela exis­te nas su­as di­ver­sas mo­da­li­da­des: le­gal, dis­tri­bu­ti­va, cu­mu­la­ti­va, so­ci­al e até di­vi­na.

Co­mo prin­ci­pal ca­nal de ga­ran­tia e trans­mis­são da Jus­ti­ça es­tá o Di­rei­to co­mo o con­jun­to das nor­mas ju­rí­di­cas vi­gen­tes num pa­ís e que ob­je­ti­va pro­mo­ver o equi­lí­brio nos vá­rios se­to­res de ati­vi­da­des hu­ma­nas. É uma im­pres­cin­dí­vel ci­ên­cia exis­ten­te e ex­pli­ca­da, sub­stan­ci­al­men­te, nos sen­ti­dos sub­je­ti­vo e ob­je­ti­vo. Nes­te, ele é o con­jun­to de nor­mas que re­gu­lam as re­la­ções dos di­ver­sos su­jei­tos de di­rei­tos sub­je­ti­vos, di­vi­di­do em Na­tu­ral, Po­si­ti­vo e das Gen­tes.

Tra­go na men­te os ina­pa­gá­veis en­si­na­men­tos de ilus­tres mes­tres do Cur­so de Di­rei­to, da UFG, na dé­ca­da de 60, des­ta­can­do-se os ines­que­cí­veis ca­te­drá­ti­cos Ala­ci­el Pra­do, Cle­non de Bar­ros Lo­yo­la, Eve­ral­do de Sou­sa, Pau­lo Amo­rim, Ro­meu Pi­res, Pe­rei­ra Ze­ca e Ar­mi­da Ber­ga­mi­ne de Mi­o­to. Abro um pa­rên­te­se pa­ra o in­sig­ne pro­fes­sor de In­tro­du­ção à Ci­ên­cia do Di­rei­to, o en­tão res­pei­tá­vel Em­ma­nu­el Au­gus­to Pe­ril­lo, nas in­ti­mi­da­de cog­no­mi­na­do de “Pe­ril­lim”, ex-Rei­tor da UFG e ex-Di­re­tor da Fa­cul­da­de de Di­rei­to, que nas su­as au­las ci­tan­do Kant e Kel­sen, trans­mi­tia-nos al­ti­vos en­si­na­men­tos da Fi­lo­so­fia pu­ra do Di­rei­to. Au­tor de vá­ri­as obras ju­rí­di­cas, da­va-nos uma vi­são le­ga­lis­ta e prin­ci­pal­men­te da ci­ên­cia tão bem mi­nis­tra­da.

 

Ino­va­ção na UFG

É im­por­tan­te res­sal­tar que a Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás te­ve ex­tra­or­di­ná­rio cres­ci­men­to na úl­ti­ma dé­ca­da, fir­man­do-se co­mo uma ex­pres­si­va ins­ti­tu­i­ção de en­si­no. A pro­va dis­to é o fa­to de con­tar, atu­al­men­te, com 23 mil alu­nos nos di­ver­sos cur­sos que ela ofe­re­ce em vá­rios mu­ni­cí­pios. Com en­si­no de qua­li­da­de ates­ta­do pe­lo Ideb, es­ta uni­ver­si­da­de se des­ta­ca co­mo in­du­to­ra do pro­gres­so e do de­sen­vol­vi­men­to em nos­so Es­ta­do, de­mons­tran­do o cum­pri­men­to do sé­rio com­pro­mis­so des­te Go­ver­no com a di­fu­são da cul­tu­ra ao nos­so po­vo.

Co­mo pro­va da pro­gres­são da UEG es­tá a aber­tu­ra de no­vas uni­da­des e cur­sos em vá­rios mu­ni­cí­pios, tais co­mo Di­rei­to em Pal­mei­ras, Mor­ri­nhos e Pi­res do Rio, as­sim co­mo Me­di­ci­na em Itum­bi­a­ra. É, de­ve­ras, um ges­to go­ver­na­men­tal dig­no de elo­gio, vez que es­ti­mu­la, so­bre­ma­nei­ra, jo­vens e adul­tos in­te­res­sa­dos nu­ma for­ma­ção es­pe­cia­li­za­da.

Va­le re­gis­trar que, re­cen­te­men­te, a UEG foi agra­ci­a­da com o Prê­mio Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção Fis­cal, ven­cen­do 160 ins­ti­tu­i­ções bra­si­lei­ras com o pro­je­to “Edu­ca­ção Fis­cal: um ca­mi­nho pa­ra a co­e­são so­ci­al”, cu­jo pú­bli­co-al­vo são os alu­nos do en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio, ser­vi­do­res pú­bli­cos e co­mu­ni­da­de uni­ver­si­tá­ria. Tal con­quis­ta foi re­sul­ta­do de pes­qui­sas, ino­va­ções, pro­fun­do es­for­ço e de­di­ca­ção dos seus di­ri­gen­tes.

 

Po­lo Edu­ca­cio­nal

Pro­je­tan­do-se e so­bres­sa­in­do co­mo ex­pres­si­vo cen­tro pro­du­tor na agri­cul­tu­ra, na pe­cu­á­ria, na in­dús­tria, na pres­ta­ção de ser­vi­ços e em inú­me­ras áre­as da eco­no­mia, Pal­mei­ras pre­pa­ra-se pa­ra se tor­nar exu­be­ran­te po­lo edu­ca­cio­nal. É uma aus­pi­cio­sa re­a­li­da­de que es­tá a me­re­cer apoio de to­dos os mu­ni­cí­pios e das li­de­ran­ças po­lí­ti­cas da re­gi­ão, ten­do em vis­ta o que es­te fa­to re­pre­sen­ta­rá às fu­tu­ras ge­ra­ções.

Co­mo pro­fes­sor e mi­li­tan­te no en­si­no pal­mei­ren­se na dé­ca­da de 70, sin­to-me al­ta­men­te re­go­zi­ja­do por ter co­lo­ca­do um ti­jo­li­nho nes­ta imen­su­rá­vel cons­tru­ção. Acre­di­tei, à épo­ca, no po­ten­ci­al da po­pu­la­ção e me pre­dis­pus a co­la­bo­rar com os ges­to­res pú­bli­cos e com os di­ri­gen­tes do en­si­no lo­cal. Foi uma se­men­te que ger­mi­nou atra­vés dos anos e que por cer­to pro­duz ho­je os fru­tos ne­ces­sá­rios. A pro­va dis­to, é que sem­pre re­ce­bo a gra­ti­dão de ex-alu­nos que sou­be­ram ab­sor­ver os en­si­na­men­tos mi­nis­tra­dos. É, in­du­bi­ta­vel­men­te, uma inu­si­ta­da a imor­re­dou­ra re­com­pen­sa que nos dei­xa al­ta­men­te em­be­ve­ci­do.

Nes­te 2018 em que o mu­ni­cí­pio com­ple­ta seus 113 anos de eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca, o fun­cio­na­men­to de uma Fa­cul­da­de de Di­rei­to é um no­tá­vel pre­sen­te ofer­ta­do pe­lo go­ver­na­dor aos seus con­ter­râ­ne­os.

 

(Ani­bal Sil­va, jor­na­lis­ta, pro­fes­sor apo­sen­ta­do, ba­cha­rel em Di­rei­to, de­le­ga­do de Po­lí­cia da Clas­se Es­pe­ci­al, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na Ma­çô­ni­ca de Le­tras, da Di­re­to­ria Exe­cu­ti­va da AGI e da Aca­de­mia Ce­za­ri­nen­se de Le­tras e Ar­tes)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias