Goiânia, cidade inovadora
Redação DM
Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 23:14 | Atualizado há 8 anos
O prefeito Iris Rezende, ao completar 84 anos, está dando exemplo de inovação e modernização na gestão pública. Partiu dele a criação do Comitê de Gestão, Modernização e Monitoramento do Município. Neste ano, o comitê apresentou muitos resultados positivos, como o Alvará Fácil, um programa da Prefeitura de Goiânia que desburocratiza a análise e a aprovação de projetos para construções residenciais de pequeno porte por meio de um sistema totalmente digital e simplificado que reduziu a aprovação de alvarás de cinco meses para menos de 24 horas.
Outras medidas, também alvo de reconhecimento em todo o Brasil, são o Mapa Digital Fácil e Uso do Solo Fácil, que assim como o Alvará Fácil, permitem a emissão da licença por meio de sistemas totalmente automatizados e pela internet, em prazo muito menor do que o habitual. Nesta mesma linha de modernização, o prefeito Iris Rezende implantou nova legislação que incentiva investimentos em telefonia móvel e banda larga. Com isso, Goiânia ficará entre as dez cidades do Brasil com melhor sinal de celular e internet.
Todas essas medidas mostram que a Prefeitura de Goiânia está focada em preparar o futuro de nossa capital. O ano de 2018 começa com a implantação do Programa de Automação da Gestão Pública (Page), que prevê o andamento automático de todo e qualquer processo da administração municipal. Isso vai garantir prazos, melhorar condições de trabalho, eliminar o famoso “jeitinho” e, de quebra, combater a corrupção. É a primeira cidade da América Latina, talvez do mundo, a implantar semelhante programa.
Goiânia sempre teve vocação inovadora e o prefeito Iris Rezende implanta medidas para acelerar isso. Neste ano de 2017, nossa capital ficou em 2 º lugar no prêmio Gestão por Resultados em Desenvolvimento 2018, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que premia municípios investidores da modernização da gestão pública na América Latina e Central. O prefeito Iris aliou inovação, que já era sua marca, com tecnologia para desburocratizar o funcionamento da máquina pública e facilitar a vida do goianiense.
(Alessandro Melo, secretário de Finanças)