Opinião

Outra forma de escravidão

Diário da Manhã

Publicado em 28 de novembro de 2017 às 22:54 | Atualizado há 7 anos

Em uma en­tre­vis­ta pu­bli­ca­da em ou­tu­bro de 2012, o jo­ga­dor bra­si­lei­ro de fu­te­bol Raí fa­lou com sa­tis­fa­ção que, du­ran­te o tem­po em que jo­gou no Pa­ris Saint Ger­main, na Fran­ça, a fi­lha de­le fre­quen­ta­va a mes­ma es­co­la de al­tís­si­ma qua­li­da­de que a fi­lha da em­pre­ga­da. Na­que­la oca­si­ão, Raí se per­gun­tou se não se­ria pos­sí­vel, aqui tam­bém, o fi­lho do tra­ba­lha­dor es­tu­dar na mes­ma es­co­la que o fi­lho do pa­trão. E mais: o que de­ve­mos fa­zer pa­ra que es­sa se tor­ne a re­a­li­da­de no nos­so pa­ís, co­mo ocor­re na Fran­ça e em ou­tros lu­ga­res do mun­do em que a eco­no­mia cres­ce com ple­na es­ta­bi­li­da­de so­ci­al? Por que ain­da não fo­mos ca­pa­zes de fa­zer is­so?

O fu­tu­ro de ca­da pa­ís de­cor­re da for­ma­ção de seus ci­da­dã­os, da ca­pa­ci­da­de de usar o po­ten­ci­al de seus cé­re­bros. No Bra­sil, não ha­ve­rá fu­tu­ro se con­ti­nu­ar­mos a des­pre­zar a for­ma­ção in­te­lec­tu­al de nos­sas cri­an­ças até a ida­de adul­ta. Não é di­fí­cil su­por o que po­de acon­te­cer: mais uma vez fi­ca­re­mos pa­ra trás en­tre os mai­o­res paí­ses, co­mo ocor­reu há al­guns sé­cu­los, quan­do in­sis­ti­mos no ab­sur­do da es­cra­vi­dão, man­ten­do a de­si­gual­da­de e im­pe­din­do o pa­ís de usar o po­ten­ci­al do tra­ba­lho li­vre de ca­da bra­si­lei­ro por mais de tre­zen­tos e cin­quen­ta anos.

Dos mais de 3 mi­lhões de bra­si­lei­ros que nas­ce­ram em 1995, to­dos ago­ra com 22 anos, no má­xi­mo mil es­tão ca­mi­nhan­do pa­ra se tor­na­rem bons ci­en­tis­tas, fi­ló­so­fos, es­cri­to­res, em ní­vel in­ter­na­ci­o­nal. E des­ses, uma boa par­te es­tá emi­gran­do pa­ra de­sen­vol­ver a ci­ên­cia e a tec­no­lo­gia em ou­tros paí­ses.

Sem edu­ca­ção de qua­li­da­de pa­ra to­dos, não te­re­mos o fu­tu­ro de pro­du­ti­vi­da­de na eco­no­mia que per­mi­ta a ne­ces­sá­ria ri­que­za pa­ra sa­ir da po­bre­za nem o po­ten­ci­al de ino­va­ção ca­paz de dar ao Bra­sil a com­pe­ti­ti­vi­da­de ne­ces­sá­ria pa­ra en­fren­tar a glo­ba­li­za­ção. Sem edu­ca­ção com a mes­ma qua­li­da­de pa­ra to­dos, des­per­di­ça­re­mos cé­re­bros e man­ten­do a ver­go­nha da de­si­gual­da­de so­ci­al que nos ca­rac­te­ri­za, des­de os tem­pos da es­cra­vi­dão, pe­la cor da pe­le, e ago­ra a es­cra­vi­dão pe­la au­sên­cia de edu­ca­ção.

Pa­ra fa­zer a edu­ca­ção ser de al­ta qua­li­da­de e igual pa­ra to­dos, bas­ta uma car­rei­ra na­ci­o­nal do ma­gis­té­rio su­fi­ci­en­te­men­te bem re­mu­ne­ra­da pa­ra atra­ir os me­lho­res jo­vens pa­ra es­se tra­ba­lho, exi­gin­do de­les de­di­ca­ção ex­clu­si­va e ava­li­a­ção de de­sem­pe­nho. Es­ses pro­fes­so­res e seus alu­nos de­vem dis­por de es­co­las com be­los e con­for­tá­veis pré­di­os, os mais no­vos equi­pa­men­tos cul­tu­ra­is, es­por­ti­vos e tec­no­ló­gi­cos, com ho­rá­rio in­te­gral em to­das elas. É pos­sí­vel que is­so ocor­ra aqui tan­to quan­to foi pos­sí­vel na Fran­ça, tal co­mo Raí foi tes­te­mu­nha.

O Bra­sil es­tá amar­ra­do na fal­ta de edu­ca­ção pa­ra to­dos e is­so de­cor­re da fal­ta de in­dig­na­ção com nos­so atra­so edu­ca­cio­nal em re­la­ção a ou­tros paí­ses e com a de­si­gual­da­de na ofer­ta de va­gas às nos­sas cri­an­ças, con­for­me a ren­da de su­as fa­mí­lias. Ain­da não nos de­sa­mar­ra­mos por­que não va­lo­ri­za­mos o co­nhe­ci­men­to. Pre­fe­ri­mos a pro­du­ção e a ren­da, sem per­ce­ber­mos que a ver­da­dei­ra ri­que­za de­pen­de do co­nhe­ci­men­to. Não olha­mos pa­ra fren­te, em sin­to­nia com o “es­pí­ri­to do tem­po” – de­mo­ra­mos a fa­zer a abo­li­ção da es­cra­va­tu­ra e ago­ra de­mo­ra­mos a en­ten­der que ne­gar a edu­ca­ção é a for­ma de es­cra­vi­zar quem não a re­ce­be e de atra­sar to­da a na­ção, que so­fre as con­se­quên­cias por não apli­car o co­nhe­ci­men­to.

Por is­so, man­ti­ve­mos a es­cra­vi­dão por qua­se 70 anos, de­pois da in­de­pen­dên­cia, e es­ta­mos há mais de 100, des­de a Re­pú­bli­ca, sem fa­zer­mos o que pre­ci­sa­mos pa­ra ter uma edu­ca­ção boa pa­ra to­dos, co­mo Raí viu na Fran­ça.

 

(Cris­to­vam Bu­ar­que, se­na­dor pe­lo PPS-DF e pro­fes­sor emé­ri­to da Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia (UnB))


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