Política

Podemos afasta Baldy e deve ter novo presidente em Goiás

Redação DM

Publicado em 24 de novembro de 2017 às 02:27 | Atualizado há 5 meses

O Podemos, partido originá­rio do PTN, desfiliou o deputado Alexandre Baldy da legenda. Eleito pelo PSDB, Baldy se filiou ao PTN, assumindo a direção do partido em Goiás e a liderança da banca­da federal no Parlamento. A cria­ção do Podemos faz parte da es­tratégia do senador Álvaro Dias, que deixou o PSDB pela nova a sigla para ser candidato à presi­dência da República.

Desde o surgimento da nova legenda, os deputados do antigo PTN foram orientados a fazer opo­sição ao presidente Michel Temer (PMDB-SP). Baldy não se subme­teu a esta orientação. Ele perdeu a liderança do Podemos, após votar a favor de Temer na primeira de­núncia contra o presidente, no iní­cio de agosto. A filiação de Baldy ao Partido Progressista deve ocor­rer neste fim de semana. Baldy é próximo a Rodrigo Maia (DEM­-RJ) e é visto como um interlocu­tor do governo junto ao presiden­te da Câmara Federal, e por esta razão foi indicado para assumir o Ministério das Cidades.

Em Goiás, a filiação de Baldy muda a correlação de forças no PP. O partido que nas últimas dé­cadas foi dirigido pelo grupo po­lítico do ex-governador Alcides Rodrigues e do deputado federal Roberto Balestra passou às mãos do senador Wilder Morais, que veio do DEM, onde era suplente do senador Demóstenes Torres, mas assumiu o mandato com a cassação do titular. Juntos, Baldy e Wilder ganham mais força jun­to à base governista para reivindi­car ao PP um lugar na chapa ma­joritária da chapa situacionista.

Enquanto o PP se fortalece com mais um deputado, o Podemos es­pera compensar o prejuízo com a atração de deputados e lideranças do PMDB e PSDB para a legenda. Conversas têm sido feitas com de­putados estaduais e federais destes partidos em Goiás e a tendência é que nos próximos dias um deles as­suma a direção da sigla no Estado. No Senado, Álvaro Dias é próximo de Ronaldo Caiado (DEM) e o Po­demos pode ser a porta para forta­lecimento da candidatura do sena­dor goiano ao governo do Estado.

O senador Álvaro Dias (Pode­mos-PR) divulgou sua pré-can­didatura à Presidência em 2018 no domingo (19), durante even­to realizado na Assembleia Le­gislativa de São Paulo, promovi­do pela juventude de seu partido, que teve a presença de dirigentes de Goiás. Um deles acredita que são grandes as chances do Pode­mos se constituir como força au­xiliar da candidatura de Ronaldo Caiado no Estado, atraindo pee­medebistas e tucanos insatisfei­tos com os rumos de seus partidos tanto no plano nacional quanto estadual. “Está ficando cada vez mais claro que nas próximas elei­ções os partidos tradicionais se­rão alvo de uma cobrança mui­to dura do eleitor”.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias