Podemos afasta Baldy e deve ter novo presidente em Goiás
Redação DM
Publicado em 24 de novembro de 2017 às 02:27 | Atualizado há 5 meses
O Podemos, partido originário do PTN, desfiliou o deputado Alexandre Baldy da legenda. Eleito pelo PSDB, Baldy se filiou ao PTN, assumindo a direção do partido em Goiás e a liderança da bancada federal no Parlamento. A criação do Podemos faz parte da estratégia do senador Álvaro Dias, que deixou o PSDB pela nova a sigla para ser candidato à presidência da República.
Desde o surgimento da nova legenda, os deputados do antigo PTN foram orientados a fazer oposição ao presidente Michel Temer (PMDB-SP). Baldy não se submeteu a esta orientação. Ele perdeu a liderança do Podemos, após votar a favor de Temer na primeira denúncia contra o presidente, no início de agosto. A filiação de Baldy ao Partido Progressista deve ocorrer neste fim de semana. Baldy é próximo a Rodrigo Maia (DEM-RJ) e é visto como um interlocutor do governo junto ao presidente da Câmara Federal, e por esta razão foi indicado para assumir o Ministério das Cidades.
Em Goiás, a filiação de Baldy muda a correlação de forças no PP. O partido que nas últimas décadas foi dirigido pelo grupo político do ex-governador Alcides Rodrigues e do deputado federal Roberto Balestra passou às mãos do senador Wilder Morais, que veio do DEM, onde era suplente do senador Demóstenes Torres, mas assumiu o mandato com a cassação do titular. Juntos, Baldy e Wilder ganham mais força junto à base governista para reivindicar ao PP um lugar na chapa majoritária da chapa situacionista.
Enquanto o PP se fortalece com mais um deputado, o Podemos espera compensar o prejuízo com a atração de deputados e lideranças do PMDB e PSDB para a legenda. Conversas têm sido feitas com deputados estaduais e federais destes partidos em Goiás e a tendência é que nos próximos dias um deles assuma a direção da sigla no Estado. No Senado, Álvaro Dias é próximo de Ronaldo Caiado (DEM) e o Podemos pode ser a porta para fortalecimento da candidatura do senador goiano ao governo do Estado.
O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) divulgou sua pré-candidatura à Presidência em 2018 no domingo (19), durante evento realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, promovido pela juventude de seu partido, que teve a presença de dirigentes de Goiás. Um deles acredita que são grandes as chances do Podemos se constituir como força auxiliar da candidatura de Ronaldo Caiado no Estado, atraindo peemedebistas e tucanos insatisfeitos com os rumos de seus partidos tanto no plano nacional quanto estadual. “Está ficando cada vez mais claro que nas próximas eleições os partidos tradicionais serão alvo de uma cobrança muito dura do eleitor”.