Opinião

O empoderamento feminino através do empreendedorismo

Redação DM

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 22:44 | Atualizado há 8 anos

O pró­prio di­ci­o­ná­rio nos dá uma de­fi­ni­ção do que é em­pre­en­der: de­ci­dir re­a­li­zar (ta­re­fa di­fí­cil e tra­ba­lho­sa); “é uma tra­ves­sia ar­ris­ca­da”. Ou ain­da: se re­la­ci­o­na à ati­tu­de de ino­var, de se de­di­car in­te­gral­men­te a trans­for­mar idei­as em re­a­li­da­des.

É as­sim que fun­cio­na, mes­mo nas pe­que­nas com­pe­tên­cias: des­de de­ci­dir em fa­zer uma re­for­ma de ca­sa, es­co­lher um cur­so e/ou quan­do es­co­lhe­mos mu­dar nos­sas vi­das e ir pa­ra ou­tro pa­ís.

O em­pre­en­de­dor vi­ve em uma li­nha tê­nue en­tre com­pe­tên­cia e ris­cos. É uma pes­soa in­qui­e­ta e que vê opor­tu­ni­da­des em ca­da con­ver­sa e/ou de­ta­lhe que ob­ser­va. Ele bus­ca cri­ar al­go com va­lor, as­su­min­do pa­ra si os ris­cos do que se pro­põe em ofer­tar.

Di­fi­cil­men­te um em­pre­en­de­dor so­bre­vi­ve sem a in­qui­e­ta­ção de bus­car o re­le­van­te, o di­fe­ren­te. A ca­da dia ele pro­cu­ra se aper­fei­ço­ar na­qui­lo que faz, tra­zer no­vi­da­des, en­ten­der seu pú­bli­co e, prin­ci­pal­men­te, se co­nec­tar.  Às ve­zes po­de até lhe fal­tar co­nhe­ci­men­to téc­ni­co, mas a cri­a­ti­vi­da­de e a von­ta­de de co­lo­car em prá­ti­ca aca­bam con­tor­nan­do es­ses ob­stá­cu­los.

Acho que pa­ra o em­pre­en­de­do­ris­mo não é pre­ci­so ape­nas sa­ber fa­zer, é pre­ci­so pro­du­zir al­go com va­lia pa­ra o usu­á­rio, al­go que agre­ga, so­ma. É pre­ci­so sa­ber pen­sar di­fe­ren­te e, prin­ci­pal­men­te, ter ini­ci­a­ti­va. O ver­da­dei­ro em­pre­en­de­dor tra­duz os de­se­jos e idei­as em ações, ati­tu­des. Foi o es­pí­ri­to da não aco­mo­da­ção que ti­rou o ho­mem das ca­ver­nas e o le­vou aos ar­ra­nha-céus e que per­mi­tiu que ele vo­as­se mais al­to e rá­pi­do do que os pás­sa­ros.

Não ti­ve mo­de­los de em­pre­en­de­do­ris­mo na fa­mí­lia; mas pos­so con­tar um epi­só­dio que es­tá des­cri­to no meu li­vro “Em­pre­en­de­do­ras por Na­tu­re­za”, lan­ça­do no mês in­ter­na­ci­o­nal da mu­lher, cu­jo pre­fá­cio é da re­no­ma­da jor­na­lis­ta Ana Pau­la Pa­drão.

No ve­rão de 1982, re­ce­bi do meu ir­mão mais no­vo, Ale­xan­dre, uma pro­pos­ta de­sa­fi­a­do­ra: pro­du­zir em ca­sa chu­pa-chu­pas, uma gu­lo­sei­ma mui­to po­pu­lar em Cam­pi­nas/SP, on­de mo­rei, e ven­dê-los nas ru­as da vi­zi­nhan­ça. Ani­ma­da com a opor­tu­ni­da­de de ga­nhar um di­nhei­ri­nho ex­tra com a sor­ve­te­ria ca­sei­ra e re­for­çar a me­sa­da pa­ter­na, par­ti­mos pa­ra a ação. Afi­nal, em te­o­ria, o ne­gó­cio não ti­nha co­mo cor­rer mal, so­bre­tu­do nu­ma ci­da­de co­nhe­ci­da pe­la tem­pe­ra­tu­ra es­cal­dan­te.

Mas não deu cer­to! Não foi pe­la fal­ta de qua­li­da­de do pro­du­to, mas de­vi­do a um “pe­que­no” des­cui­do na lo­gís­ti­ca. Co­lo­ca­mos os chu­pa-chu­pas nu­ma ces­ta, sem qual­quer ti­po de re­fri­ge­ra­ção e quan­do de­mos con­ta, es­ta­va tu­do der­re­ti­do an­tes de per­cor­rer­mos o pri­mei­ro quar­tei­rão. A des­pei­to des­te pri­mei­ro fra­cas­so, a ex­pe­ri­ên­cia mal su­ce­di­da trou­xe uma cer­te­za: des­co­bri, des­de pe­que­na, que um dia se­ria uma em­pre­en­de­do­ra. E um en­si­na­men­to: an­te­ci­par bar­rei­ras as­so­cia­do a um pla­ne­ja­men­to ade­qua­do é a cha­ve pa­ra o êxi­to de qual­quer pro­je­to, do mais sim­ples ao mais com­ple­xo.

Vol­tei-me pa­ra a mi­nha mis­são de vi­da so­ci­al: em­po­de­rar mu­lhe­res por meio do em­pre­en­de­do­ris­mo. Foi daí que nas­ceu a ci­ta­da co­le­ção: Em­pre­en­de­do­ras por Na­tu­re­za, cu­jo pri­mei­ro vo­lu­me foi jus­ta­men­te das his­tó­ri­as de em­pre­en­de­do­ris­mo mi­nha e da ami­ga Ana Fon­tes, um íco­ne das cau­sas de em­po­de­ra­men­to da mu­lher (fun­da­do­ra da Re­de Mu­lher Em­pre­en­de­do­ra). Tra­ta-se de uma co­le­ção de 5 li­vros anua­is que abor­da tra­je­tó­ri­as de su­ces­so no em­pre­en­de­do­ris­mo fe­mi­ni­no, sen­do du­as em­pre­en­de­do­ras por li­vro. Pa­ra o ano que vem te­re­mos: Adri­a­na Bar­bo­sa, da Fei­ra Pre­ta e Ta­ti­a­ne Lo­ba­to, da Ma­gic Cle­an.

Acre­di­to – o que jus­ta­men­te me mo­ti­vou a fa­zer tal co­le­ção – que qual­quer mu­lher, em qual­quer lu­gar, po­de ter con­tro­le da pró­pria vi­da, de­fi­nir me­tas, ad­qui­rir ha­bi­li­da­des e agir, trans­for­man­do idei­as em ações, em­pre­en­den­do. Ao to­mar­mos o po­der, tor­na­mo-nos as nos­sas pró­pri­as ati­vis­tas. De­ve­mos, sim, em­pre­en­der in­da­gan­do­so­bre a cul­tu­ra da vi­o­la­ção, atu­an­do con­tra in­jus­ti­ças que afe­tam as mu­lhe­res, pa­ran­do de clas­si­fi­car a mu­lher pe­la rou­pa ou pe­lo sta­tus de re­la­ci­o­na­men­to, etc… En­tão es­ta­mos di­an­te da cul­tu­ra do em­po­de­ra­men­to fe­mi­ni­no que ne­ces­si­ta ex­pan­dir.

As­sim é que, em­bo­ra os avan­ços em re­la­ção ao em­po­de­ra­men­to fe­mi­ni­no no Bra­sil se­jam ine­gá­veis, ain­da há um gran­de abis­mo que se­pa­ra mu­lhe­res e os ho­mens de ca­mi­nha­rem no mes­mo pa­ta­mar em as­pe­tos pro­fis­si­o­nais, fi­nan­cei­ros e so­ci­ais. Pa­ra fi­car ain­da mais cla­ro es­se abis­mo, ci­to pes­qui­sas que re­ve­lam da­dos com um pa­no­ra­ma da ques­tão no Bra­sil e no mun­do. A Ip­sos in­qui­riu pes­so­as de 24 paí­ses pa­ra ela­bo­rar o re­la­tó­rio Glo­bal Ad­vi­sor, fo­ca­do nos te­mas do fe­mi­nis­mo e de igual­da­de de gê­ne­ro. Os re­sul­ta­dos mos­tra­ram que a si­tu­a­ção das bra­si­lei­ras é pre­o­cu­pan­te: 41% das en­tre­vis­ta­das no pa­ís con­fes­sa­ram te­rem me­do de se ex­pres­sar e de lu­tar pe­los seus di­rei­tos. Es­ta per­cen­ta­gem é bem mai­or que a mé­dia glo­bal, que fi­cou em 26%.

Com efei­to, um es­tu­do re­a­li­za­do pe­la Se­ra­sa Ex­pe­ri­an re­ve­la que o Bra­sil pos­sui 5.693.694 mu­lhe­res em­pre­en­de­do­ras, re­pre­sen­tan­do 8% da po­pu­la­ção fe­mi­ni­na do pa­ís.

Is­so sig­ni­fi­ca que 43% dos do­nos de ne­gó­ci­os do pa­ís são do se­xo fe­mi­ni­no, e 57% são ho­mens. Do to­tal das em­pre­sas ati­vas no Bra­sil, 30% tem mu­lhe­res co­mo só­cias. Se­gun­do a Mo­saic Bra­sil, 59% das em­pre­en­de­do­ras es­tão no gru­po “Do­nos de Ne­gó­ci­os”, que en­glo­ba pe­que­nos e mé­di­os em­pre­sá­rios, e 11% es­tão no gru­po “Eli­tes Bra­si­lei­ras”, que re­pre­sen­ta adul­tos aci­ma de 30 anos, com al­ta es­co­la­ri­da­de e que des­fru­tam de al­to pa­drão de vi­da.

Do to­tal de em­pre­en­de­do­ras do Bra­sil, 73% são só­cias de mi­cro ou pe­que­nas em­pre­sas. O per­cen­tu­al so­be pa­ra 98,5% quan­do são con­ta­bi­li­za­das, tam­bém, as em­pre­sas do ti­po Mi­cro Em­pre­en­de­dor In­di­vi­dual (MEI), já que mais de 1,3 mi­lhão de mu­lhe­res bra­si­lei­ras são só­cias de MEI.No en­tan­to, ape­nas 0,2% das mu­lhe­res em­pre­en­de­do­ras do Bra­sil são só­cias de gran­des em­pre­sas, sen­do que mais da me­ta­de de­las per­ten­ce ao gru­po Eli­tes Bra­si­lei­ras.

En­tão, de­ve­mos con­ti­nu­ar a apos­tar for­te­men­te no em­po­de­ra­men­to das mu­lhe­res pa­ra me­lho­rar es­tes nú­me­ros e, via de con­se­quên­cia o Bra­sil. Em sín­te­se, com o em­po­de­ra­men­to­te­re­mos: a cons­tru­ção de re­des pra fo­men­tar os ne­gó­ci­os (co­mo a Re­de Mu­lher Em­pre­en­de­do­ra), o exer­cí­cio do po­der em prol de ou­tras mu­lhe­res, a pro­mo­ção da in­clu­são pro­fis­si­o­nal e so­ci­al, a cri­a­ção de opor­tu­ni­da­des por via de re­la­ci­o­na­men­tos dis­cur­si­vos com ho­mens, o tra­ba­lho na ques­tão da ino­va­ção so­ci­al e a in­clu­são so­ci­al nos pro­ces­sos de ino­va­ção so­ci­al, o au­men­to da con­fi­an­ça e au­to­es­ti­ma, en­fim, a cons­tru­ção de  uma vi­da me­lhor pa­ra as fa­mí­lias, o tra­ba­lho pa­ra le­gi­ti­mar as de­si­gual­da­des en­vol­vi­das no ca­pi­ta­lis­mo com­pe­ti­ti­vo, a for­ma­ção de uma co­mu­ni­da­de fe­mi­ni­na des­ti­na­da a re­du­zir a po­bre­za e o in­cen­ti­vo às ati­vi­da­des em­pre­sa­ri­ais fe­mi­ni­nas.

E, aci­ma de tu­do, que as mu­lhe­res con­quis­tem o seu es­pa­ço e al­can­cem o seu po­ten­ci­al má­xi­mo pa­ra con­quis­tar a ca­pa­ci­da­de de to­ma­da de de­ci­são.

 

(Rosely Cruz é a só­cia-fun­da­do­ra e ma­na­ger partner do Ro­sely Cruz So­ci­e­da­de de Ad­vo­ga­dos by “ne­o­law.”eGo­Law Tec­no­lo­gia da In­for­ma­ção, com co­nhe­ci­men­to es­pe­cia­li­za­do no mer­ca­do de Ino­va­ção e Tec­no­lo­gia e In­ves­ti­men­to em Ca­pi­tal Se­men­te e Ven­tu­re Ca­pi­tal. Tam­bém atua no se­tor de Re­cu­pe­ra­ção Ju­di­cial. É fun­da­do­ra do Iba­jud (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ad­mi­nis­tra­ção Ju­di­cial), do LENT (La­bo­ra­tó­rio de Em­pre­sas Nas­cen­tes em Tec­no­lo­gia) da FGV Di­rei­to, in­ves­ti­do­ra an­jo e ex-VP Ju­rí­di­ca do Bus­ca­pé Com­pany. Em 2017 lan­çou o li­vro “Em­pre­en­de­do­ras por Na­tu­re­za”, que nar­ra sua tra­je­tó­ria de su­ces­so pro­fis­si­o­nal e in­cen­ti­va o em­po­de­ra­men­to fe­mi­ni­no.)

 

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