Mia Couto abre congresso dos Tribunais de Contas
Redação DM
Publicado em 22 de novembro de 2017 às 03:49 | Atualizado há 8 anos
O 29º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil começa nesta quarta-feira, na sede do TCE-GO, em Goiânia, reunindo nomes expressivos do mundo técnico do controle externo, mas também da política, direito, contabilidade e até da literatura mundial. Já estão confirmadas as participações do escritor moçambicano Mia Couto, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, o governador de Goiás Marconi Perillo, dentre outros. Ainda não confirmaram presença a presidente do Supremo Tribunal Federal Carmem Lúcia, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e a presidente do Superior Tribunal de Justiça Laurita Vaz.
Um dos destaques estará logo na conferência de abertura, no dia 22, às 11h30. Trata-se do escritor moçambicano Mia Couto, um dos principais autores de língua portuguesa da atualidade. Suas obras são traduzidas e publicadas em 24 países, com adaptações para teatro e cinema.
A partir das 9h, além dos presidentes Valdecir Pascoal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Kennedy Trindade do TCE-GO e Joaquim Alves de Castro do TCM-GO, são esperados o governador de Goiás, Marconi Perillo, e presidentes das demais entidades promotoras do congresso.
Na quarta (22), haverá painel às 14h30 sobre a visão do Judiciário sobre os tribunais de contas, tendo como debatedores José Maurício Conti, juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e professor de Direito Financeiro, e o advogado e professor de Direito Constitucional Cláudio Souza. A mesa será presidida pelo presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos TCs (Audicon), ministro-substituto Marcos Bemquerer (TCU).
O ministro da Educação do Brasil, Mendonça Filho, entra às 16h40 da quarta-feira, para falar sobre as metas e desafios do Plano Nacional de Educação. A mesa redonda presidida pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio, terá como debatedores o ouvidor do TCE-RS Cezar Miola e o presidente do TCE-MG Cláudio Terrão.
Também estarão no Congresso o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Eles vão debater, a partir das 09h00 da quinta-feira (23), juntamente com o ministro do TCU José Múcio Monteiro, sobre o Controle Externo e o Processo Legislativo. Cássio Lima é o autor de projeto de emenda que altera artigos constitucionais que remetem aos tribunais de contas, inclusive quanto à forma de ingresso de seus membros. O painel será dirigido pelo presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal.
Com direção compartilhada dos presidentes do TCE-GO, Kennedy Trindade, e do TCM-GO, Joaquim Alves, às 11h00 da quinta-feira (23), haverá palestra com o diretor do Instituto Publix Caio Marini. O congresso ainda terá, na manhã de sexta-feira (24), mesa redonda sobre o Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas, com o presidente da Atricon, Valdecir Pascoal e o conselheiro-substituto do TCE-PI Jaylson Campelo.
Aberto à comunidade
Uma parte do 29º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil será aberta à comunidade, com programação voltada à cultura, artes e gastronomia. Na noite de quarta-feira, a partir das 18h30, haverá a Cantata de Natal, durante o 5º Encontro Nacional de Corais dos Tribunais de Contas, com a apresentação de grupos de três diferentes estados brasileiros.
Uma das coordenadoras do encontro, a conselheira-substitutado TCE-GOHeloísaHelena Godinho, explica que os tribunais de contas têm se preocupado em integrar-se à comunidade. Para o 29º Congresso, a forma encontrada foi incluir na programação eventos que vão além das discussões técnicas. A expectativa é a presença de pessoas das comunidades dos bairros próximos ao Tribunal, como os setores Jaó, Santa Genoveva e Caiçara.
Além da cantata, está prevista a inauguração da iluminação de Natal do TCE-GO e uma feira de food truck. Os visitantes terão acesso ao átrio do Tribunal onde estará disponível uma exposição de artistas goianos e um espaço de doces e artesanato. Também poderão visitar a 3ª Feira do Conhecimento do Controle Externo, promovida pelo Instituto Rui Barbosa, que mostra nove boas práticas de tribunais de contas brasileiros.