Opinião

A evasão no ensino médio

Diário da Manhã

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 00:57 | Atualizado há 7 anos

Os mo­ti­vos são va­ri­a­dos, a co­me­çar pe­la po­bre­za ou a fal­ta de es­co­las na co­mu­ni­da­de. Mas o cer­to é que, a ca­da ano, qua­se 3 mi­lhões de jo­vens aban­do­na o en­si­no mé­dio an­tes de con­clu­ir o ano le­ti­vo. Ou se­ja, um em ca­da qua­tro jo­vens de 15 a 17 anos de ida­de aban­do­na os seus es­tu­dos, sem con­si­de­rar os que se en­con­tram fo­ra da fai­xa etá­ria res­pec­ti­va, nu­ma dis­fun­ção que é pró­pria do sis­te­ma bra­si­lei­ro.

O fe­nô­me­no ocor­re num mo­men­to ino­por­tu­no, quan­do o mer­ca­do se abre pa­ra pro­fis­sões inu­si­ta­das, co­mo con­sul­tor de ge­no­ma, con­sul­tor de lon­ge­vi­da­de e as­ses­sor de apri­mo­ra­men­to pes­so­al, en­tre ou­tras. Se há bre­cha pa­ra es­sas no­vas ati­vi­da­des, o es­va­zia­men­to de opor­tu­ni­da­des no en­si­no mé­dio não dei­xa de ser pro­fun­da­men­te la­men­tá­vel, exi­gin­do uma to­ma­da de po­si­ção do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção quan­do o seu ti­tu­lar se des­do­bra pa­ra a re­for­ma ne­ces­sá­ria nes­se ní­vel de en­si­no.

Cer­ca de 10 mi­lhões de jo­vens de­ve­ri­am fre­quen­tar o en­si­no mé­dio, no pró­xi­mo ano. Mas do jei­to que as coi­sas vão, 1,5 mi­lhão se­quer irão se ma­tri­cu­lar e ou­tros 700 mil aban­do­na­rão a es­co­la, além dos 600 mil que se­rão re­pro­va­dos por fal­tas. São nú­me­ros na ver­da­de ina­cei­tá­veis, so­bre­tu­do por­que con­tra­ri­am o dis­pos­to na Cons­ti­tu­i­ção da Re­pú­bli­ca.

Se o mer­ca­do de tra­ba­lho re­a­ge fa­vo­ra­vel­men­te, co­mo ho­je es­tá acon­te­cen­do, is­so de­ve­ria se re­fle­tir nas opor­tu­ni­da­des de em­pre­go em ní­vel in­ter­me­di­á­rio. Te­mos o bom tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do pe­lo sis­te­ma S, mas não é su­fi­ci­en­te pa­ra uma gran­de re­a­ção.

Lem­bra­mos de uma vi­si­ta fei­ta ao Es­ta­do de Is­ra­el, em Tel Aviv. Na Es­co­la Aron Sin­ga­lovsky, eram 5 mil alu­nos, dos qua­is 2/3 te­ri­am tra­ba­lho em ní­vel in­ter­me­di­á­rio, com bons sa­lá­ri­os, e os de­mais su­bi­ri­am ao en­si­no su­pe­ri­or, de acor­do com su­as ap­ti­dões. É cla­ro que num pa­ís me­nor es­sas com­bi­na­ções são mais fá­ceis, mas elas não po­dem dei­xar de ser con­si­de­ra­das qual­quer que se­ja o pro­je­to de de­sen­vol­vi­men­to em te­la.

No Bra­sil, um dos fe­nô­me­nos pre­ju­di­ci­ais ao sis­te­ma é a exis­tên­cia de uma cla­ra dis­tor­ção ida­de/sé­rie. A eva­são, o aban­do­no e a dis­tor­ção se jun­tam, nu­ma tris­te re­a­li­da­de, pro­vo­can­do um pre­ju­í­zo anual de 35 bi­lhões de re­ais. Po­de-se in­fe­rir que es­ta­mos lon­ge da ten­dên­cia mun­di­al e que le­va­rí­a­mos cer­ca de 200 anos pa­ra atin­gir a so­nha­da me­ta do Pla­no Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção, de uni­ver­sa­li­za­ção do aten­di­men­to es­co­lar nes­sa fai­xa etá­ria. Ali­ás, em ma­té­ria de PNE so­men­te dois itens são plau­sí­veis, dos 20 exis­ten­tes, o que pro­va que es­ta­mos mui­to mal em ma­té­ria de pla­ne­ja­men­to.

É por es­sas e ou­tras que o Ins­ti­tu­to Ayrton Sen­na pro­pôs o au­men­to de ati­vi­da­des do en­si­no à dis­tân­cia, fle­xi­bi­li­za­ção no ho­rá­rio das au­las e pro­pos­tas re­vo­lu­ci­o­ná­rias pa­ra re­du­zir a eva­são es­co­lar. São ini­ci­a­ti­vas que não po­dem de­mo­rar e que pe­dem so­lu­ções co­ra­jo­sas, a fim de vi­a­bi­li­zar es­se sis­te­ma es­sen­cial ao pro­gres­so do pa­ís.

 

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, dou­tor Ho­no­ris Cau­sa da Uni­Rio e pre­si­den­te do CI­EE/RJ)


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