Opinião

Fies: reformar para continuar

Diário da Manhã

Publicado em 19 de novembro de 2017 às 05:45 | Atualizado há 7 anos

O en­si­no su­pe­ri­or bra­si­lei­ro evo­lu­iu mui­to nas úl­ti­mas dé­ca­das. No iní­cio dos anos 2000, tí­nha­mos cer­ca de 400 mil for­man­dos e 4 mi­lhões de alu­nos ma­tri­cu­la­dos no en­si­no su­pe­ri­or. Atu­al­men­te, se­gun­do o úl­ti­mo Cen­so da Edu­ca­ção Su­pe­ri­or, do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­cio­nais Aní­sio Tei­xei­ra, o Inep, te­mos mais de 1 mi­lhão de for­man­dos; cer­ca de 8 mi­lhões de alu­nos ma­tri­cu­la­dos; são 400 mil pro­fes­so­res; e 34 mil cur­sos ofe­re­ci­dos por 2,4 mi­lIns­ti­tu­i­ções de Edu­ca­ção Su­pe­ri­or es­pa­lha­das pe­lo ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal.

Mui­tos dos jo­vens que cur­sam ou já con­se­gui­ram o di­plo­ma de cur­so su­pe­ri­or só che­ga­ram lá de­vi­do ao Fun­do de Fi­nan­cia­men­to ao Es­tu­dan­te do En­si­no Su­pe­ri­or (Fi­es), cri­a­do em 2001. O Fi­es ga­ran­tiu — e con­ti­nua ga­ran­tin­do — os es­tu­dos de mi­lhões de es­tu­dan­tes, que, de ou­tra for­ma, não te­ri­am con­se­gui­do se ma­tri­cu­lar no en­si­no su­pe­ri­or, es­pe­ci­al­men­te aque­les sem ren­da e pa­tri­mô­nio pró­prios.

In­fe­liz­men­te, ao lon­go dos úl­ti­mos anos, uma sé­rie de me­di­das aca­ba­ram por co­lo­car em ris­co a con­ti­nui­da­de do Fi­es, im­per­fei­ções re­la­ci­o­na­das à ges­tão do fun­do e de seus me­ca­nis­mos de con­tro­le. Há pro­ble­mas na ve­ri­fi­ca­ção dos pré-re­qui­si­tos pa­ra ade­são ao pro­gra­ma; na de­fi­ni­ção do sub­sí­dio ofe­re­ci­do pe­lo Es­ta­do; na ava­li­a­ção do ris­co re­al de cré­di­to dos con­tra­tos; e, prin­ci­pal­men­te, na ine­xis­tên­cia de um pla­ne­ja­men­to fis­cal mi­ni­ma­men­te re­a­lis­ta.

Es­se con­jun­to de equí­vo­cos le­vou o Fi­es a um grau de ina­dim­plên­cia e de dé­fi­cit fis­cal que se apro­xi­mam de 50% de seu cus­to anual. É um va­lor 15 ve­zes mai­or do que era em 2011. É um va­lor que su­pe­ra, in­clu­si­ve, o or­ça­men­to anual do Bol­sa Fa­mí­lia.

A cor­re­ção veio por meio da Me­di­da Pro­vi­só­ria nº 785, que foi con­ver­ti­da no Pro­je­to de Lei nº 34, de 2017, e apro­va­do na quar­ta-fei­ra, 8, pe­lo Con­gres­so. A pro­pos­ta po­de ser sin­te­ti­za­da em três pon­tos: a ges­tão, os mo­de­los de fi­nan­cia­men­to e a di­ver­si­fi­ca­ção das fon­tes de fi­nan­cia­men­to.

A ges­tão do pro­gra­ma pas­sa­rá a ser re­a­li­za­da por uma ins­tân­cia co­le­gi­a­da, além do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção e de ins­ti­tu­i­ção fi­nan­cei­ra pú­bli­ca fe­de­ral; O Co­mi­tê de Ges­tão (CG Fi­es) se­rá com­pos­to por três in­te­gran­tes do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, dois do Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da e do Mi­nis­té­rio do Pla­ne­ja­men­to, e um re­pre­sen­tan­te da Ca­sa Ci­vil.

A MP tam­bém ino­vou em re­la­ção ao ris­co de ina­dim­plên­cia. An­tes, o ris­co era in­te­gral­men­te as­su­mi­do pe­lo Te­sou­ro Na­ci­o­nal e as ins­ti­tu­i­ções pri­va­das de en­si­no des­ti­na­vam 6,5% do va­lor das men­sa­li­da­des pa­ra o fun­do que co­bria a ina­dim­plên­cia do Fi­es. De acor­do com as no­vas re­gras, no no­vo fun­do, es­se per­cen­tu­al fi­ca­rá en­tre 13% e 25%.

Quan­to às for­mas de fi­nan­cia­men­to, es­tão pre­vis­tas três mo­da­li­da­des con­tra­tu­ais; a pri­mei­ra, vol­ta­da a alu­nos com ren­da fa­mi­liar per ca­pi­ta de até três sa­lá­ri­os mí­ni­mos, te­rá ta­xa de ju­ro ze­ro ecor­re­ção ape­nas pe­la in­fla­ção. O es­tu­dan­te co­me­ça a pa­gar o fi­nan­cia­men­to quan­do es­ti­ver em­pre­ga­do, de acor­do com mu­dan­ça fei­ta na Co­mis­são Mis­ta do Fi­es, pe­lo re­la­tor, de­pu­ta­do Alex Can­zi­a­ni, com­pro­me­ten­do no má­xi­mo 20% do sa­lá­rio.

Na se­gun­da mo­da­li­da­de de fi­nan­cia­men­to, o Fi­es te­rá co­mo fon­tes os fun­dos cons­ti­tu­ci­o­nais do Nor­te, Nor­des­te e Cen­tro-Oes­te e, na ter­cei­ra, além dos fun­dos cons­ti­tu­ci­o­nais, ha­ve­rá a pos­si­bi­li­da­de de uti­li­za­ção de re­cur­sos do BNDES. Nes­sas du­as mo­da­li­da­des, o ris­co pa­ra con­ces­são do em­prés­ti­mo se­rá dos ban­cos e as ta­xas de ju­ros se­rão ne­go­ci­a­das en­tre o ban­co, a ins­ti­tu­i­ção de en­si­no e o es­tu­dan­te.

O Pro­je­to de Lei de Con­ver­são nº 34, de 2017, pro­mo­ve uma sé­rie de aper­fei­ço­a­men­tos na pro­pos­ta do go­ver­no. O tex­to man­tém a ob­ser­vân­cia da le­gis­la­ção or­ça­men­tá­ria e do No­vo Re­gi­me Fis­cal, de mo­do a ga­ran­tir que o Fi­es con­ti­nue a evo­lu­ir e exer­cer es­se pa­pel fun­da­men­tal na ex­pan­são e na me­lho­ra da qua­li­da­de do en­si­no su­pe­ri­or bra­si­lei­ro.

O Fi­es é uma das fer­ra­men­tas de que dis­po­mos pa­ra fi­nan­ciar os es­tu­dos de cen­te­nas de mi­lha­res de alu­nos que pre­ten­dem ob­ter seus di­plo­mas de ní­vel su­pe­ri­or em ins­ti­tu­i­ções pri­va­das. Era pre­ci­so, en­tre­tan­to, e so­bre­tu­do, sa­neá-la, aper­fei­çoá-la, tor­ná-la sus­ten­tá­vel e per­ma­nen­te.

 

(Lu­cia Vâ­nia (PSB) foi re­la­to­ra do pro­je­to no Se­na­do)

 


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