Entretenimento

Adeus Bulma!

Redação DM

Publicado em 19 de novembro de 2017 às 04:59 | Atualizado há 8 meses

Durante 31 anos, a atriz e dubladora Hiromi Tsuru deu voz à Bul­ma, a famosa menina de cabe­los azuis que tornou-se uma das personagens mais queri­das da história protagoniza­da por Goku. A morte dela, no último dia 16, comoveu fãs de todos os lugares do planeta, e levou o nome da personagem para os assuntos mais comen­tados em várias redes sociais. Os seiyus (como são conheci­dos dubladores de jogos e ani­mações japonesas) são figu­ras bastante respeitadas no Japão, pois dão vida aos per­sonagens que acompanham várias gerações, num país que tem orgulho da cultura de animações que criou e espa­lhou para o resto do mundo. Atualmente ela trabalhava em Dragon Ball Super, a esperada continuação de Dragon Ball Z, lançada em 2015.

As últimas palavras dubla­das por Hiromi também deixa­ram os fãs bastante emociona­dos. No episódio 96 de Dragon Ball Super, ela se despede dese­jando sorte aos amigos, que par­tem para uma missão espacial, dizendo “ânimo, pessoal” e “nós contamos com vocês”. As famo­sas Esferas do Dragão, elemen­tos centrais do enredo da série Dragon Ball. Quando reunidas, as sete esferas evocam a presen­ça de um dragão gigante chama­do Shenlong, que realiza desejos impossíveis, como o da ressur­reição. Se existissem na vida real, e estivessem sob o poder dos fãs de Dragon Ball, com certeza se­riam usadas para reviver Hiro­mi, conhecida por sua voz doce. Começou a dublar Bulma ain­da bem jovem, com apenas 26 anos. No Brasil, Bulma é dubla­da por Tânia Gaidarji.

MAL SÚBITO

Hiromi Tsuru morreu aos 57 anos, segundo confirmou sua agência representante, a Aoni Production. A causa da morte foi uma dissecção na aorta (a rup­tura da artéria mais importan­te do corpo humano). Ela foi en­contrada pela polícia dentro do carro, por volta das 19h, após so­frer um mal súbito. Chegou a re­ceber cuidados médicos, mas não resistiu, sendo declarada morta no hospital.

Não havia sinais de acidente no local, o que levou a polícia a suspeitar de que ela estives­se passando por problemas de saúde. A notícia pegou os co­legas de trabalho de Tsuru de surpresa. A emissora respon­sável por Dragon Ball Super no Japão ainda não levantou nomes para substituir Hiro­mi no papel de Bulma, e admi­te ser uma tarefa bastante deli­cada devido à grandeza que a personagem adquiriu ao longo dos anos.

Além de interpretar Bulma, a dubladora também teve papéis em outras séries conhecidas, como Cavaleiros do Zodíaco, Yu-Gi-Oh!, Ranma ½. Também é conhecida por fãs de video game. Dublou a personagem Ju­lia Chang na série Tekken, e Nao­mi Hunter em Metal Gear Solid.

HOMENAGENS

No Twitter, várias imagens lembrando grandes momentos de Bulma têm tomado conta da rede. “Descanse em paz, Hiromi Tsuro, a voz de Bulma. 31 anos incríveis fazendo uma das mais conhecidas personagens de ani­me”, comentou um fã no twit­ter. “Eu a conheço como Bulma desde os anos 1990, quando eu tinha todos aqueles VHSs japo­neses. Será profundamente lem­brada”, lembrou outro. O pro­dutor Atsushi Kirimoto, da série Soreike! Anpanman, na qual Hi­romi Tsuru trabalhava atual­mente, comentou a morte da colega. “Estou chocado em rela­ção a sua morte repentina. Oro com todo o meu coração para que ela encontre a felicidade no próximo mundo. A respeito de sua substituta no papel de Do­kin-chan, anunciaremos assim que estiver decidido”.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia