Opinião

1º Dia Mundial dos Pobres

Diário da Manhã

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 23:39 | Atualizado há 7 anos

No dia 20 de no­vem­bro de 2016, na con­clu­são do Ano San­to ex­tra­or­di­ná­rio da Mi­se­ri­cór­dia – com a Car­ta Apos­tó­li­ca “Mi­se­ri­cór­dia et mí­se­ra” – o Pa­pa Fran­cis­co ins­ti­tu­iu o Dia Mun­di­al dos Po­bres, que se­rá ce­le­bra­do sem­pre em no­vem­bro e, nes­te ano, no dia 19 (pró­xi­mo do­min­go).

No dia 13 de ju­nho pas­sa­do, o Pa­pa pu­bli­cou a Men­sa­gem “Não ame­mos com pa­la­vras, mas com obras” pa­ra o 1º Dia Mun­di­al dos Po­bres.

Na Men­sa­gem ele afir­ma: “No fi­nal do Ju­bi­leu da Mi­se­ri­cór­dia, quis ofe­re­cer à Igre­ja o ‘Dia Mun­di­al dos Po­bres’, pa­ra que as Co­mu­ni­da­des cris­tãs se tor­nem, em to­do o mun­do, ca­da vez mais e me­lhor, si­nal con­cre­to da ca­ri­da­de de Cris­to pe­los úl­ti­mos e os mais ne­ces­si­ta­dos”.

Diz ain­da: “Con­vi­do a Igre­ja in­tei­ra e os ho­mens e mu­lhe­res de boa von­ta­de a fi­xar o olhar, nes­te Dia, em to­dos aque­les e aque­las que es­ten­dem as su­as mãos in­vo­can­do aju­da e pe­din­do a nos­sa so­li­da­ri­e­da­de. São nos­sos ir­mãos e ir­mãs, cri­a­dos e ama­dos pe­lo úni­co Pai ce­les­te. Es­te Dia pre­ten­de es­ti­mu­lar, em pri­mei­ro lu­gar, os cren­tes, pa­ra que re­a­jam à cul­tu­ra do des­car­te e do des­per­dí­cio, as­su­min­do a cul­tu­ra do en­con­tro. Ao mes­mo tem­po, o con­vi­te é di­ri­gi­do a to­dos, in­de­pen­den­te­men­te da sua per­ten­ça re­li­gi­o­sa, pa­ra que se abram à par­ti­lha com os po­bres em to­das as for­mas de so­li­da­ri­e­da­de, co­mo si­nal con­cre­to de fra­ter­ni­da­de. Deus cri­ou o céu e a ter­ra pa­ra to­dos; fo­ram os ho­mens que, in­fe­liz­men­te, er­gue­ram fron­tei­ras, mu­ros e re­cin­tos, tra­in­do o dom ori­gi­ná­rio des­ti­na­do à hu­ma­ni­da­de sem qual­quer ex­clu­são” (6).

“A mi­se­ri­cór­dia – lem­bra-nos o Do­cu­men­to de Apa­re­ci­da – sem­pre se­rá ne­ces­sá­ria, mas não de­ve con­tri­bu­ir pa­ra cri­ar cír­cu­los vi­ci­o­sos que se­jam fun­cio­nais a um sis­te­ma eco­nô­mi­co iní­quo. Re­quer-se que as obras de mi­se­ri­cór­dia es­te­jam acom­pa­nha­das pe­la bus­ca de uma ver­da­dei­ra jus­ti­ça so­ci­al, que vá ele­van­do o ní­vel de vi­da dos ci­da­dã­os, pro­mo­ven­do-os co­mo su­jei­tos de seu pró­prio de­sen­vol­vi­men­to” (385).

À luz da Men­sa­gem de Fran­cis­co e a par­tir do tex­to ci­ta­do, fa­ço al­gu­mas re­fle­xões so­bre as obras de mi­se­ri­cór­dia e o com­pro­mis­so com a jus­ti­ça.

A mi­se­ri­cór­dia é o amor que acon­te­ce ou – em ou­tras pa­la­vras – é o amor que se faz his­tó­ria do ser hu­ma­no e do mun­do. Pa­ra que as nos­sas obras de mi­se­ri­cór­dia se­jam re­al­men­te hu­ma­nas e evan­gé­li­cas (is­to é, ra­di­cal­men­te hu­ma­nas) de­ve­mos sem­pre con­si­de­rar as pes­so­as que se en­con­tram em si­tu­a­ção de ne­ces­si­da­de (se­ja qual for) co­mo fi­lhos e fi­lhas de Deus, ir­mãos e ir­mãs em Cris­to (não só na te­o­ria, mas so­bre­tu­do na prá­ti­ca); e ir ao en­con­tro des­sas pes­so­as com o de­se­jo de par­ti­lhar a vi­da e os bens, tra­tan­do-as co­mo su­jei­tos de sua pró­pria his­tó­ria (não co­mo ob­je­tos de “ca­ri­da­de”, que – na re­a­li­da­de – não tem na­da de ca­ri­da­de). Pre­ci­sa­mos ser bons sa­ma­ri­ta­nos e bo­as sa­ma­ri­ta­nas ho­je.

In­fe­liz­men­te, além de obras de mi­se­ri­cór­dia re­al­men­te hu­ma­nas e evan­gé­li­cas, te­mos tam­bém – mes­mo nas Igre­jas – obras de as­sis­tên­cia so­ci­al (não pro­pri­a­men­te obras de mi­se­ri­cór­dia) que – mes­mo ofe­re­cen­do al­gu­ma aju­da ma­te­ri­al às pes­so­as ne­ces­si­ta­das – não são hu­ma­nas e evan­gé­li­cas.

Exis­tem pes­so­as – e mui­tas de­las se di­zem cris­tãs (ca­tó­li­cas ou evan­gé­li­cas) – que re­a­li­zam obras de as­sis­tên­cia so­ci­al por “ego­ís­mo re­li­gi­o­so”, co­mo tran­qui­li­zan­te de con­sci­ên­cia (o úni­co que não se en­con­tra nas far­má­cias) e pa­ra ga­nhar o céu, ou me­ra­men­te “por pe­na”. Os as­sis­ti­dos e as­sis­ti­das são tra­ta­das co­mo “ob­je­tos de ca­ri­da­de” e até com cer­to no­jo.

Só pa­ra ci­tar um exem­plo, lem­bro-me de uma se­nho­ra – es­po­sa de um po­lí­ti­co mui­to co­nhe­ci­do – que, de­pois de ofe­re­cer aju­da ma­te­ri­al aos po­bres, vol­ta­va pa­ra a sua ca­sa e to­ma­va ba­nho com de­sin­fe­tan­te. Ela não per­ce­bia – ou não que­ria per­ce­ber – que o seu lar era mui­to mais in­fec­cio­na­do que o dos po­bres.

A res­pei­to das obras de as­sis­tên­cia so­ci­al, te­mos tam­bém ou­tro com­por­ta­men­to igual­men­te de­su­ma­no e an­ti­e­van­gé­li­co: o de Igre­jas (Di­o­ces­es, Pa­ró­quias e Co­mu­ni­da­des) que fa­lam de bo­ca cheia e até com cer­to or­gu­lho de su­as nu­me­ro­sas obras so­ci­ais, mas não di­zem uma pa­la­vra se­quer de de­nún­cia das es­tru­tu­ras so­ci­ais in­jus­tas (que são a cau­sa da mi­sé­ria da gran­de mai­o­ria do nos­so po­vo) pa­ra não de­sa­gra­dar os po­de­ro­sos. A gran­de mai­o­ria dos mem­bros des­sas Igre­jas – hi­pó­cri­ta e fa­ri­sai­ca­men­te – não par­ti­ci­pam (co­mo, em no­me de sua con­sci­ên­cia ci­da­dã e de sua Fé, de­ve­ri­am fa­zer) das lu­tas dos Mo­vi­men­tos So­ci­ais Po­pu­la­res pa­ra mu­dar es­sas es­tru­tu­ras in­jus­tas e cons­tru­ir ou­tro mun­do pos­sí­vel. Pre­fe­rem – co­mo já afir­mei em ou­tra oca­si­ão – ser Igre­jas de Pi­la­tos (que la­vam as mãos) ou Igre­jas de Ju­das (que tra­em Je­sus nos po­bres).

Co­mo des­cul­pa pa­ra não par­ti­ci­par, al­gu­mas des­sas pes­so­as di­zem que os Mo­vi­men­tos So­ci­ais Po­pu­la­res – além de ban­dei­ras que são jus­tas – de­fen­dem tam­bém ou­tras ban­dei­ras com as qua­is não po­dem con­cor­dar.

Per­gun­to: Os cris­tã­os e cris­tãs não de­vem ser sal da ter­ra, luz do mun­do e fer­men­to na mas­sa?

Se­rá que Je­sus de Na­za­ré pe­diu aos seus dis­cí­pu­los e dis­cí­pu­las pa­ra es­co­lhe­rem a co­mi­da que de­vem sal­gar, o mun­do que de­vem ilu­mi­nar e a mas­sa que de­vem fer­men­tar? Não é is­so um ab­sur­do?

No 1º Dia Mun­di­al dos Po­bres, ou­ça­mos o con­vi­te do Pa­pa Fran­cis­co a to­dos os cris­tã­os e cris­tãs: “Sou­be que são mui­tos na Igre­ja aque­les e aque­las que se sen­tem mais pró­xi­mos dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res. Mui­to me ale­gro por is­so! Ver a Igre­ja com as por­tas aber­tas a to­dos vo­cês, que se en­vol­ve, acom­pa­nha e con­se­gue sis­te­ma­ti­zar em ca­da Di­o­ce­se, em ca­da Co­mis­são ‘Jus­ti­ça e Paz’, uma co­la­bo­ra­ção re­al, per­ma­nen­te e com­pro­me­ti­da com os Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res.

Con­vi­do-vos a to­dos, bis­pos, sa­cer­do­tes e lei­gos, jun­ta­men­te com as or­ga­ni­za­ções so­ci­ais das pe­ri­fe­rias ur­ba­nas e ru­ra­is, a apro­fun­dar es­te en­con­tro” (Dis­cur­so do Pa­pa Fran­cis­co aos par­ti­ci­pan­tes do 2º En­con­tro Mun­di­al dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res. San­ta Cruz de la Sier­ra – Bo­lí­via, 09/07/15).

Ce­le­bre­mos com mui­ta fé e es­pe­ran­ça o 1º Dia Mun­di­al dos Po­bres!

Co­mu­ni­co que, no dia 19 des­te mês (pró­xi­mo do­min­go), acon­te­ce­rá a 1ª Ro­ma­ria das Co­mu­ni­da­des Ecle­sia­is de Ba­se (CEBs) à Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra. Te­ma: “Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra ca­mi­nha com seu Po­vo”. Le­ma: “O Pro­je­to de Je­sus é uma Igre­ja Po­vo de Deus com­pro­me­ti­da com os Po­bres”. Des­ta­ques: His­tó­ria da Ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra; Me­mó­ria dos 60 anos de ca­mi­nha­da (Ju­bi­leu de Di­a­man­te) da Ar­qui­di­o­ce­se de Go­i­â­nia; 1º Dia Mun­di­al dos Po­bres.

A Ro­ma­ria ini­ci­a­rá nas Co­mu­ni­da­des a par­tir das 7:30 ho­ras, ru­mo à Igre­ja Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra e ter­mi­na­rá com a Ce­le­bra­ção das CEBs. Ob­ser­va­ção: A Co­mu­ni­da­de Je­sus de Na­za­ré – em no­me de to­da a Pa­ró­quia – aco­lhe­rá com ale­gria os par­ti­ci­pan­tes das CEBs de ou­tros lu­ga­res, a par­tir das 7:30 ho­ras, na Pra­ça do Jar­dim Cu­ri­ti­ba I (em fren­te ao CI­OPS). Par­ti­ci­pem! Se­rá – pa­ra as CEBs – uma pro­fun­da ex­pe­ri­ên­cia de Fé e um No­vo Pen­te­cos­tes!

 

(Fr. Mar­cos Sas­sa­tel­li, dra­de do­mi­ni­ca­no, dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção – SP), pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG. E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

 


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