SMT lança Semana Nacional do Trânsito e divulga dados alarmantes sobre mortes por acidentes
Redação DM
Publicado em 18 de setembro de 2017 às 19:37 | Atualizado há 8 anos
Foto:Reprodução/Prefeitura de Goiânia
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira, 18, pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) junto a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) apontou que as principais causas de mortes no trânsito em 2016 foram ocasionadas por excesso de velocidade e embriaguez ao volante.
O estudo do Programa Vida no Trânsito, realizado desde 2012, mostra que os dois fatores foram responsáveis por 80% das 228 mortes ocorridas em acidentes na capital somente no ano passado.
Os resultados que foram cruzados com os bancos de dados da Saúde, da Segurança Pública e dos órgãos de trânsito, mostram que 85% das vítimas eram homens, com idades entre 20 e 39 anos e, 55% deles eram motociclistas. Além disso, o estudo apontou que as mortes aconteceram predominantemente durante os finais de semana, entre às 19h30 às 10h.
O balanço também analisou os principais pontos de Goiânia em que houveram acidentes com vítimas fatais durante 2016. Entre eles, as avenidas Perimetral Norte, T-9, Marginal Botafogo, BR-153 e as GOs 060, 462 e 070, se destacaram durante o estudo.
Conscientização
Lembrando que nesta segunda-feira começou a Semana Nacional do Trânsito e órgãos municipais de todo o país promovem nas ruas iniciativas para conscientizar os condutores sobre um trânsito mais responsável e seguro.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Robson Azeredo, ressalta que ações simples de prevenção poderiam evitar grande parte dos acidentes, mas que a imprudência combinada com a autoconfiança dos motoristas, resulta nos dados alarmantes que foram expostos durante a pesquisa.
“A prevenção é muito simples, ou seja, usar o cinto de segurança, não dirigir embriagado não custam nada. No entanto, as consequências são muito graves. Tanto para quem morre ou fica com uma sequela relevante, quanto para o familiar”, disse o superintende.
Durante o evento de lançamento da Semana Nacional de Trânsito da capital, o secretário de Trânsito, Fernando Santana salientou que os dados são assustadores e que as mortes em decorrência do trânsito não podem ser aceitas pela sociedade.
“Algumas medidas começaram a ser tomadas para a melhoria do trânsito na capital, entre elas a recuperação da sinalização vertical e horizontal, fiscalização, melhor monitoramento do trânsito. Não se pode admitir, a partir de dados que nós divulgamos hoje, que em 2016, 226 pessoas morreram em decorrência de acidente de trânsito em Goiânia, é algo assustador. As medidas serão intensificadas, não tenho dúvidas disso”, afirmou o secretário.