Polícia conclui perícia em assinaturas do Nexus e comprova falsificação
Redação DM
Publicado em 18 de julho de 2017 às 17:50 | Atualizado há 1 ano
A Polícia Científica do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), deve indiciar quatro participantes da equipe de pesquisa de opinião do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Nexus Shopping & Business, empreendimento do Setor Marista, por crime contra a administração ambiental, no qual os envolvidos são suspeitos de falsificação de assinaturas.
A perícia grafotécnica comprovou que entre os 278 formulários da pesquisa 37 podem ter sido assinados pela mesma pessoa. Destas, a perícia dividiu em três grupos, sendo que em um, com 18 assinaturas, a probabilidade é grande de terem partido de uma mesma pessoa, sendo improvável que sua reprodução seja de punhos distintos. O mesmo foi identificado em outros dois grupos, um com 17 rubricas e outro com 2.
De acordo com o Plano Diretor de Goiânia de 2007, toda construção de empreendimento de alto impacto deve passar por audiências públicas e/ou uma pesquisa de opinião com os moradores diretamente afetados, para ser aprovada. A Consciente Construtora e a JFG Incorporações optou por contratar a empresa Construtora Milão, para aplicação da pesquisa de opinião com moradores dos Setores Marista, Bueno e Sul.
A delegada informou ainda que policiais foram a campo com 32 formulários escolhidos aleatoriamente. Eles conversaram com as pessoas que teoricamente participaram da pesquisa, porém somente duas confirmaram a entrevista e a assinatura.
Os integrantes da equipe composta por Magna Barbosa de Queiroz, Mário Rassi, Paulo de Tarso Rassi Paranhos Filho, e a entrevistadora Sueli Rassi serão indiciados, bem como as pessoas jurídicas Construtora Milão, Consciente JFG Incorporações, Consciente Construtora e JFG Construções, responderão criminalmente e podem ser condenados a até seis anos de prisão, além do pagamento de multa.