Foto de estudantes da UFG com defesa de agrotóxico causa polêmica nas redes
Redacão
Publicado em 13 de julho de 2017 às 14:44 | Atualizado há 8 anos
As redes sociais são prolíficas em gerar polêmicas. Como é livre o acesso, não faltam ideias extravagantes, absurdas, criminosas ou mesmo estapafúrdias.
Os estudantes de agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) conseguiram fama, alguns likes e muita crítica. Não pelos estudos, mas pela camiseta que usaram em uma postagem. Nela, eles se manifestam com “mais glifosato e menos amor”.
A ideia soou como uma estapafúrdia defesa do uso de defensivos agrícolas na produção de alimentos a ponto de ser mais importante até do que o amor.
Após as críticas, estudantes de agronomia reordenaram o discurso, tratando a camiseta como brincadeira, sem qualquer vinculo explícito com uma defesa da polêmica substância, suspeita de causar câncer.
Divulgada no dia 8 de junho, a imagem foi realizada em uma palestra patrocinada pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e que tem também o apoio da UFG.
A Emater chegou a publicar a foto em seu site, mas após a repercussão negativa teria excluído a imagem.
NOTAS
Tanto a UFG quanto a Emater, por meio de notas, retiraram qualquer apoio à manifestação dos estudantes no caso específico do conteúdo das camisetas, já que o glifosato, um defensivo agrícola, não é bem visto pelos defensores de uma alimentação saudável e sustentável.
Ao fim, percebe-se, que existe um grande mal entendido, já que os estudantes apenas realizaram uma brincadeira com algo sério: eles podem até defender o uso do glifosato, mas a ideia ali era realizar um trocadilho com outras instituições universitárias que divulgam suas bebidas favoritas. “O menos amor” é que ficou sem sentido.
Menos mal: ainda bem que são estudantes de agronomia e não de publicidade.