Opinião

Temos jeito se…

Redação

Publicado em 11 de julho de 2017 às 01:08 | Atualizado há 4 meses

Um mi­nis­tro do STF co­men­tou, se­gun­do Lau­ro Jar­dim: “O Gil­mar (Men­des) vai mu­dan­do o Di­rei­to de­pen­den­do do ami­go que é acu­sa­do”. Ah, is­so tem de aca­bar! Quan­do a gen­te es­cu­ta que um be­bê foi ba­le­a­do den­tro do ven­tre de sua mãe e que fi­cou pa­ra­plé­gi­co, tra­gé­dia en­tre inú­me­ras de que to­ma­mos co­nhe­ci­men­to di­a­ria­men­te, só po­de­mos res­pon­sa­bi­li­zar a im­pu­ni­da­de. Ca­sos de vi­o­lên­cia são fru­to de uma cor­rup­ção sis­tê­mi­ca que en­con­tra em mi­nis­tros, que de­ve­ri­am pre­zar pe­la Jus­ti­ça, de­fe­sa des­ca­bi­da e de­so­nes­ta de seus pra­ti­can­tes. Mu­dar o Di­rei­to de acor­do com con­ve­niên­cias po­lí­ti­cas e ami­za­des é o ca­mi­nho cer­to pa­ra pre­ser­var as tra­gé­di­as que nos as­so­lam. Bre­chas e in­ter­pre­ta­ções da lei “con­ta­mi­na­das” que con­du­zem ao per­dão a cri­mi­no­sos evi­den­tes são igual­men­te cri­mes per­pe­tra­dos por mi­nis­tros que não vi­sam a jus­ti­ça e, sim, uma sa­tis­fa­ção aos “ami­gos”. Is­so é in­de­cen­te! Au­to­ri­da­des da Jus­ti­ça, se­jam do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, se­jam dos Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça, se­jam da Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca -que pas­sa­rá aos cui­da­dos da Sra. Dod­ge-, o fu­tu­ro  me­lhor e dig­no do Bra­sil pas­sa “ne­ces­sa­ria­men­te” por su­as mãos! Que elas se­jam há­beis, de­cen­tes, ho­nes­tas e jus­tas!

(Myri­an Ma­ce­do, via e-mail) 

 


Deflação maior com Temer 

Paulo Panossian

Que pe­na es­ta cri­se po­lí­ti­ca que ame­a­ça o man­da­to tam­pão de Te­mer! Já que, o atu­al pre­si­den­te, em ape­nas 13 mes­es de ges­tão fez mais pe­la re­es­tru­tu­ra­ção ma­cro­e­co­nô­mi­ca pró-mer­ca­do, pre­pa­ran­do o Pa­ís, a vol­tar cres­cer seu PIB de for­ma sus­ten­tá­vel, do que fi­ze­ram o Lu­la e a Dil­ma em qua­se 14 anos de go­ver­no. Até a de­fla­ção de 0,23% no mês ju­nho, foi mai­or do que a de Lu­la, 0,21% em 2006. Com es­te re­sul­ta­do, o acu­mu­la­do da in­fla­ção em 12 mes­es fi­cou em ini­ma­gi­ná­veis 3%, e no pri­mei­ro se­mes­tre de 2017, so­men­te 1,18%. Es­te re­sul­ta­do sur­pre­en­den­te faz com que, o or­ça­men­to da fa­mí­lia bra­si­lei­ra não se­ja cor­roí­do com a in­fla­ção co­mo era ne­fas­to no pe­rí­o­do da Dil­ma, que che­gou a 10,67%…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail) 

 


Palocci x Mantega! 

Beatriz Campos

Pa­loc­ci cul­pa Man­te­ga de mon­tar “cen­tral de ven­da” de in­for­ma­ções fi­nan­cei­ras. Man­te­ga cul­pa Pa­loc­ci de fa­zer o mes­mo e as­sim co­me­ça a der­ro­ca­da fi­nan­cei­ra pe­tis­ta, que se lo­cu­ple­tou du­ran­te anos do di­nhei­ro pú­bli­co. Mas co­mo ca­deia é ca­deia, sem as be­nes­ses ca­pi­ta­lis­tas por­que es­quer­dis­tas ado­ram tu­do que o ca­pi­ta­lis­mo lhes pro­por­ci­o­na, a la­va­da de rou­pa su­ja pe­tis­ta co­me­çou.  Es­pe­ra­mos que no fri­gir dos ovos, eles ve­jam que de­la­tar sem dar no­me ao man­dan­te da or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa, não va­le. Por­que na­da no go­ver­no do PT fi­ca­va es­con­di­do dos ex-pre­si­den­tes Lul­la e Dillma, prin­ci­pal­men­te na área fi­nan­cei­ra do qual Pa­loc­ci e Man­te­ga fo­ram pe­ças cha­ve. Fal­ta che­gar ao amar­go da qua­dri­lha!

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail) 

 


Janot, Lula e as delações 

Mara Montezuma Assaf

Ja­not, a ser­vi­ço de Lu­la , aca­bou por des­mo­ra­li­zar o sis­te­ma de de­la­ção pre­mi­a­da, atra­vés do qual a La­va Ja­to con­se­guiu co­lo­car atrás das gra­des Dir­ceu, Pa­loc­ci , Man­te­ga, Vac­ca­ri e tan­tos ou­tros cor­rup­tos que da­vam sus­ten­ta­ção a Lu­la e ao PT . Ja­not uti­li­zou ir­res­pon­sa­vel­men­te  es­ta fer­ra­men­ta pa­ra acu­sar um pre­si­den­te atra­vés de uma gra­va­ção  que não pas­sou de uma ar­ma­di­lha , e ao mes­mo tem­po abo­nou por com­ple­to as pe­nas do acu­sa­dor, um cor­rup­to con­fes­so – o car­ni­cei­ro Jo­es­ley –  que pra­ti­cou um ver­da­dei­ro cri­me de le­sa-pá­tria e saiu im­pu­ne!  Com is­so, Ja­not fez por de­sa­cre­di­tar, pe­ran­te a po­pu­la­ção, o uso  das de­la­ções pre­mi­a­das que po­dem ser usa­das a bel pra­zer pe­lo ju­iz, pa­ra o bem ou pa­ra o mal  ! Ago­ra Lu­la, for­ta­le­ci­do,   já tem pron­to seu dis­cur­so com que agi­ta­rá seus mi­li­tan­tes: no ca­so do tri­plex,  ca­so se­ja con­de­na­do.  O PT re­pe­ti­rá sem tré­gu­as que o ju­iz Sér­gio Mo­ro to­mou uma “de­ci­são se­le­ti­va”, ba­se­a­da ape­nas em “de­la­ções pre­mi­a­das” , com­ple­ta­men­te “sem pro­vas”, e ame­a­çam le­var às ru­as de to­do o pa­ís um pro­tes­to con­tra es­ta de­ci­são. Pu­ro exa­ge­ro…as ul­ti­mas ma­ni­fes­ta­ções são a pro­va de que o PT não agi­ta mais nem um le­que.  Sim, Ja­not,  ten­tou tra­ba­lhar bem pa­ra seu mes­tre, mas seu ex­ces­si­vo pa­vo­nis­mo o de­nun­ciou! Es­ta­mos to­dos de olho! Mo­ral: o pa­vão re­al de ho­je po­de ser o es­pa­na­dor de ama­nhã!

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias