Opinião

Imperatriz do Maranhão e região – Maçonaria forte e unida

Diário da Manhã

Publicado em 7 de julho de 2017 às 23:12 | Atualizado há 8 anos

Na mi­nha ca­mi­nha­da ma­çô­ni­ca, es­ti­ve dia 23 de ju­nho na ci­da­de de Im­pe­ra­triz, Ma­ra­nhão, re­ce­bi­do pe­la fra­ter­ni­da­de dos ir­mãos de to­da re­gi­ão. Em ses­são da Lo­ja “Mon­te Lí­ba­no”, o ve­ne­rá­vel Ubi­ra­ja­ra Par­rei­ra, pas­sa­va o car­go pa­ra An­tô­nio Tei­xei­ra Re­zen­de, am­bos go­i­a­nos de Bu­ri­ti Ale­gre.

Im­pe­ra­triz é a se­gun­da ci­da­de mais po­pu­lo­sa do Ma­ra­nhão, com mais de 300 mil ha­bi­tan­tes, es­ten­den­do-se pe­la mar­gem di­rei­ta do Rio To­can­tins atra­ves­sa­da pe­la Ro­do­via Be­lém-Bra­sí­lia. Por for­ça de seu gran­de de­sem­pe­nho nos se­to­res do co­mér­cio e da pres­ta­ção de ser­vi­ços, Im­pe­ra­triz ocu­pa a po­si­ção de se­gun­do mai­or cen­tro po­lí­ti­co, cul­tu­ral po­pu­la­cio­nal e se­gun­do mai­or PIB do Es­ta­do. Tam­bém prin­ci­pal po­lo da re­gi­ão que aglu­ti­na o su­do­es­te do Ma­ra­nhão e nor­te do To­can­tins. A his­tó­ria e o de­sen­vol­vi­men­to de Im­pe­ra­triz de­ram-lhe di­ver­sos tí­tu­los, en­tre eles o de “Por­tal da Ama­zô­nia – Ca­pi­tal da Ener­gia”.

Seu no­me ori­gi­nou-se em ho­me­na­gem à Im­pe­ra­triz Te­re­sa Cris­ti­na. Com o tem­po, sua de­no­mi­na­ção foi sen­do sim­pli­fi­ca­da pe­la po­pu­la­ção que ha­bi­ta­va o lo­cal on­de ho­je é a ci­da­de, ha­ven­do do­cu­men­tos an­te­rio­res à abo­li­ção em que a vi­la é men­ci­o­na­da sim­ples­men­te co­mo Im­pe­ra­triz.

O sur­gi­men­to de Im­pe­ra­triz co­me­çou a ser de­se­nha­do nos fins do sé­cu­lo XVI e iní­cio do XVII, com a ini­ci­a­ti­va dos ho­lan­de­ses, que, par­tin­do de São Pau­lo, bus­ca­vam nos con­fins do Nor­te, a ri­que­za, o des­co­nhe­ci­do e a aven­tu­ra. En­quan­to os ban­dei­ran­tes na­ve­ga­vam da nas­cen­te em bus­ca da foz, pa­ra­le­la­men­te as en­tra­das go­ver­na­men­tais ou re­li­gi­o­sas su­biam o rio, ten­tan­do al­can­çar su­as nas­cen­tes. Das en­tra­das re­a­li­za­das, a mais im­por­tan­te foi a que se re­a­li­zou no ano de 1658 pe­los je­suí­tas Pa­dre Ma­nu­el Nu­nes e Pa­dre Fran­cis­co Ve­lo­so, que te­ri­am si­do os pri­mei­ros a uti­li­zar o sí­tio on­de ho­je es­tá Im­pe­ra­triz. A fun­da­ção da ci­da­de se deu em 16 de ju­lho de 1852.

Atu­al­men­te a ci­da­de se no­ta­bi­li­za por ser cen­tro uni­ver­si­tá­rio, tu­rís­ti­co, cul­tu­ra po­pu­lar, cu­li­ná­ria, fol­clo­re e gran­de cen­tro de ne­gó­ci­os, além de cons­ti­tu­ir-se em um po­lo ma­çô­ni­co do Gran­de Ori­en­te do Bra­sil, al­ta­men­te re­a­li­za­dor em ações so­ci­ais, be­ne­fi­cen­tes e mui­to re­pre­sen­ta­ti­vo.

Pri­vi­le­gi­a­do pe­la aco­lhi­da par­ti­ci­pei da ses­são ma­çô­ni­ca na Lo­ja “Mon­te Lí­ba­no”, an­te­rior­men­te pre­si­di­da por Ubi­ra­ja­ra Par­rei­ra e ago­ra por An­tô­nio Tei­xei­ra Re­zen­de, am­bos meus con­ter­râ­ne­os go­i­a­nos, nas­ci­dos na ci­da­de de Bu­ri­ti Ale­gre. Ses­são con­jun­ta com as Lo­jas “Fir­me­za e Hu­ma­ni­da­de Im­pe­ra­tri­zen­se”, “D Pe­dro I”, “Lau­ro Tu­pi­nam­bá Va­len­te”, “Le­al­da­de e Jus­ti­ça”, “Se­a­rei­ros da Luz” e “Fra­ter­ni­da­de Aca­dê­mi­ca Se­a­rei­ros da Luz”. Tam­bém co­mi­ti­vas das Lo­jas “Mon­te das Oli­vei­ras” e “Guar­diã da Fron­tei­ra”, de Açai­lân­dia. Tam­bém as Lo­jas “Acá­cia Bal­sen­se”, “Pen­ta­gra­ma do Ri­a­chão” e “Ca­cho­ei­ra de Luz”.

Im­pe­ra­triz e re­gi­ão tem o ir­mão Lou­ri­val Pe­rei­ra Nas­ci­men­to ocu­pan­do o se­gun­do mai­or car­go da ma­ço­na­ria ma­ra­nhen­se, Grão-Mes­tre Es­ta­du­al Ad­jun­to, que re­ce­beu na mes­ma noi­te o Grão-Mes­tre Es­ta­du­al, Jo­ão So­a­res Go­mes Fi­lho, o Grão-Mes­tre Ho­no­rá­rio Jo­sé Bil­lio Men­des, es­te fun­da­dor da Lo­ja em que se re­a­li­zou a ses­são e o Con­se­lhei­ro Fe­de­ral, Re­nil­son Ri­bei­ro Pe­rei­ra.

Gran­de nú­me­ro de cu­nha­das, li­de­ra­das pe­la pre­si­den­te da Fra­ter­ni­da­de Fe­mi­ni­na da Lo­ja, Ma­ria Jo­sé Tei­xei­ra e a pre­si­den­te da Fra­ter­ni­da­de Fe­mi­ni­na Es­ta­du­al, Már­cia So­a­res Cos­ta Go­mes.

São co­or­de­na­do­res re­gi­o­nais de Im­pe­ra­triz e Bal­sas os ir­mãos Be­ne­di­to Ser­ra e Pau­lo Am­bró­sio, que se fi­ze­ram acom­pa­nhar dos Ve­ne­rá­veis Mes­tres e ir­mãos de su­as re­gi­ões, que ci­to no­mi­nal­men­te, com mui­to pra­zer, des­ta­can­do su­as de­di­ca­ções à Ma­ço­na­ria Ma­ra­nhen­se.

Ma­no­el Mar­co­ni, Fran­cis­co Fei­to­sa, Ed­son Ua­da, Val­di­zá Li­ma, Il­do­mar San­tos, Gleb­son Les­si, Pau­lo Ro­ber­to, Jo­ão Al­fre­do, Mar­co An­tô­nio, Al­bi­no Ne­to, No­na­to Arau­jo, ve­re­a­dor Jo­sé Car­los, Lund Bor­ges, Lau­ro Pa­che­co, Ge­ral­do Di­as, Mil­ton Wag­ner, Sér­gio Mar­tins, Re­na­to San­des, Pe­dro de Sou­sa, Cri­só­go­no Vi­ei­ra e Fer­nan­do Ave­lar.

Re­gis­tro e agra­de­ço o di­plo­ma de ho­me­na­gem das Lo­jas pre­sen­tes à ses­são, as­si­na­do pe­los seus Ve­ne­rá­veis Mes­tres acom­pa­nha­do de um CD con­ten­do 20 mú­si­cas te­má­ti­cas, com es­ti­los mu­si­cais pró­prios, in­ti­tu­la­do “São Jo­ão – a gen­te faz”.

Emo­cio­na­do fi­quei quan­do re­ce­bi uma car­ta, li­da pe­lo Grão-Mes­tre Ad­jun­to, Lou­ri­val Pe­rei­ra Nas­ci­men­to, de pró­prio pu­nho do Ve­ne­rá­vel Mes­tre Co­rin­to Ro­cha Jú­ni­or, da Lo­ja “Har­mo­nia e Tra­ba­lho”, que do Al­to Par­naí­ba, ex­tre­mo sul do Es­ta­do, a mim dis­se:

“Meu es­pí­ri­to e o pen­sa­men­to es­tão com vo­cês, pres­tan­do to­do apoio ao pro­je­to fu­tu­ro da ma­ço­na­ria ao Po­de­ro­so Sa­pi­en­tís­si­mo ir­mão Eu­rí­pe­des Bar­bo­sa Nu­nes”. Em ou­tro pa­rá­gra­fo: “Os ir­mãos es­tão em cons­tan­te e in­can­sá­vel ba­ta­lha pe­la bus­ca da jus­ti­ça, to­le­rân­cia e pru­dên­cia”.

Con­cluo es­te ar­ti­go ho­me­na­ge­an­do os ma­çons de Im­pe­ra­triz e re­gi­ão com uma es­tro­fe do seu hi­no:

“Tens cons­tan­te ri­que­za, do tra­ba­lho de fi­lho e ir­mão, con­tem­plam tua be­le­za, que cin­ti­la os céus do Ma­ra­nhão”.

 

(Bar­bo­sa Nu­nes, ad­vo­ga­do, ex-ra­di­a­lis­ta, mem­bro da AGI, de­le­ga­do de po­lí­cia apo­sen­ta­do, pro­fes­sor e ma­çom do Gran­de Ori­en­te do Bra­sil – bar­bo­sa­nu­nes@ter­ra.com.br)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias