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Uma análise psicológica sobre o alcoolismo: precocidade e suas consequências

Redação DM

Publicado em 6 de julho de 2017 às 01:23 | Atualizado há 8 anos

O al­co­o­lis­mo ca­da vez mais se tor­na um gra­ve pro­ble­ma de na­tu­re­za so­ci­al, mé­di­ca, psi­co­ló­gi­ca e psi­qui­a­tra, que re­quer ur­gên­cia em sua as­sis­tên­cia, as­sim co­mo afe­ta e cor­rói a so­ci­e­da­de, em de­tri­men­to de seus pre­ju­í­zos mo­ra­is, or­gâ­ni­cos, emo­cio­nais e men­tais.

O con­su­mo de ál­co­ol en­vol­ve cri­an­ças mal ori­en­ta­das, jo­vens em de­sa­li­nho de con­du­ta, adul­tos e ido­sos ins­tá­veis, ge­ran­do al­tos ín­di­ces de in­to­xi­ca­ção agu­da e su­ba­gu­da em to­dos, co­mo con­se­quên­cia da fa­ci­li­da­de co­mo po­de ser con­su­mi­da, por fa­zer par­te do sta­tus da so­ci­e­da­de con­tem­po­râ­nea, re­pe­tin­do o que já ocor­re­rá no pas­sa­do.

Po­de­mos di­zer que to­dos aque­les que têm co­mo há­bi­to a be­bi­da al­có­o­li­ca, po­de e de­ve ser con­si­de­ra­do um al­co­o­lis­ta, en­tre­tan­to, vá­rios são os ti­pos de al­co­o­lis­tas: os que be­bem to­dos os di­as e não se em­bri­a­gam; os que be­bem so­men­te fi­nal de se­ma­na; mas com­pul­si­va­men­te; os que be­bem di­a­ria­men­te e se em­bri­a­gam; os que já per­de­ram o con­tro­le so­bre a be­bi­da – aque­les que não mais be­bem; mas são be­bi­dos pe­lo ál­co­ol, etc., e ca­da um des­ses tem as ex­pli­ca­ções so­bre o por­quê be­bem e ain­da jus­ti­fi­cam a “ne­ces­si­da­de” de be­ber e, ain­da ten­tam con­ven­cer-se, que ja­mais se tor­na­rá um al­co­o­lis­ta e que pa­ra a ho­ra que qui­ser – gran­de ilu­são.

Os sin­to­mas mais co­muns do con­su­mo de ál­co­ol é a in­sô­nia – al­guns co­chi­los são des­per­tos por pe­sa­de­los hor­rí­veis, ir­ri­ta­bi­li­da­de, do­res no es­to­ma­go e nas per­nas, do­res de ca­be­ça crô­ni­ca, in­qui­e­ta­ção di­an­te da vi­da, me­do exa­ge­ra­do e sem mo­ti­vo apa­ren­te e, não ra­ro, pen­sa­men­to su­i­ci­da.

Por ser uma do­en­ça pro­ces­su­al, es­ses sin­to­mas po­dem ir se agra­van­do até se tor­nar crô­ni­co e sur­gir ou­tras con­se­quên­cias mais gra­ves co­mo de­pres­são gra­ve – pois o ál­co­ol é de­pres­si­vo, por im­pe­dir a pro­du­ção de hor­mô­ni­os que con­tro­lam o hu­mor, al­co­o­no­re­xia (aque­les que be­bem e não con­se­guem co­mer – já co­men­ta­do em de­ta­lhes nou­tro tex­to), an­sie­da­de gra­ve, tor­nar-se vi­o­len­to, de­lí­rios e alu­ci­na­ções, com­pro­me­ti­men­to me­di­ú­ni­co pe­la in­flu­ên­cia, in­ques­ti­o­ná­vel, dos ir­mãos vi­ci­a­dos de­sen­car­na­dos, tre­mor nas mãos, em ra­zão da pro­gres­si­va de­ge­ne­res­cên­cia dos cen­tros ner­vo­sos, etc..

In­va­ri­a­vel­men­te, a an­sie­da­de e a de­pres­são de­sem­pe­nham um pa­pel pre­pon­de­ran­te no uso do ál­co­ol, por cau­sa da ilu­são de que a sua in­ges­tão acal­ma, pro­duz ale­gria, o que não cor­res­pon­de à re­a­li­da­de. Em mui­tas per­so­na­li­da­des psi­co­pa­tas, o ál­co­ol pro­duz rá­pi­das alu­ci­na­ções e de­pres­são, le­van­do na pri­mei­ra hi­pó­te­se, à prá­ti­ca de ações cri­mi­no­sas, alu­ci­na­das, que de­sa­pa­re­cem da lem­bran­ça quan­do vol­ve a con­sci­ên­cia.

Nou­tras ve­zes, a ne­ces­si­da­de ir­re­sis­tí­vel de in­ge­rir o ál­co­ol, ofe­re­cen­do o pra­zer mór­bi­do do co­po cheio, ca­rac­te­ri­za o dip­sô­ma­no an­sio­so e con­sci­en­te de sua en­fer­mi­da­de. Es­se ti­po de en­fer­mo po­de man­ter re­la­ti­va ab­sti­nên­cia e gan­des pe­rí­o­dos de in­ges­tão al­co­ó­li­ca, num ver­da­dei­ro ci­clo vi­ci­o­so que não con­se­gue li­ber­tar.

Não se po­de ne­gar que exis­te uma he­ran­ça an­ces­tral pa­ra o al­co­ó­li­co. Des­cen­den­te de um al­co­o­lis­ta, ele apre­sen­ta ten­dên­cia a se­guir o há­bi­to do­en­tio. Em­bo­ra não se po­de di­zer di­re­ta­men­te que o al­co­o­lis­mo se­ja uma he­re­di­ta­ri­e­da­de ge­né­ti­ca. Do pon­to de vis­ta psi­co­ló­gi­co, po­dem ser as­si­na­la­do co­mo cau­sas, os con­fli­tos de qual­quer na­tu­re­za, es­pe­ci­al­men­te se­xu­ais. A ti­mi­dez, a ins­ta­bi­li­da­de de sen­ti­men­tos, o ci­ú­me, o com­ple­xo de in­fe­rio­ri­da­de, os tran­stor­nos mas­oquis­tas pro­pe­lem pa­ra in­ges­tão de ál­co­ol co­mo fu­ga das si­tu­a­ções em­ba­ra­ço­sas. Al­gu­mas ve­zes, pa­ra ser­vi­rem de en­co­ra­ja­men­to e ou­tras com a fi­na­li­da­de de apa­gar lem­bran­ças ou si­tu­a­ções de­sa­gra­dá­veis.

Do pon­to de vis­ta da es­pi­ri­tua­li­da­de, o vi­ci­a­do é, não ra­ro, por­ta­dor de com­pro­mis­sos es­pi­ri­tua­is tran­sa­tos mui­to gran­des, à se­me­lhan­ça de ou­tros en­fer­mos – que bus­ca a fu­ga em ou­tros ví­ci­os.

À se­me­lhan­ça do que ocor­re com o ta­ba­gis­ta e o dro­ga­do, es­ta­be­le­ce-se um co­nú­bio vam­pi­ri­za­dor por par­te do de­sen­car­na­do, que se tor­na hós­pe­de dos equi­pa­men­tos ner­vo­sos, via pe­rís­pi­ri­to, ter­mi­nan­do por con­du­zir o pa­ci­en­te ao de­li­ri­um tre­mens, co­mo re­sul­ta­do de in­su­fi­ci­ên­cia su­prar­re­ná­li­ca, quan­do o or­ga­nis­mo exau­ri­do tom­ba sob si­tu­a­ção de hi­po­gli­ce­mia e hi­po­na­tre­mia.

Nou­tras ve­zes, pros­se­guem na des­for­ra, em ra­zão do sen­ti­men­to am­bí­guo de amor e ódio, no qual sa­tis­fa­zem-se com a as­pi­ra­ção dos va­po­res etí­li­cos que o or­ga­nis­mo do en­fer­mo lhes pro­por­ci­o­na e do res­sen­ti­men­to que con­ser­vam em­bu­ti­do no de­se­jo da vin­gan­ça.

As­sim sen­do, igual­men­te en­tor­pe­cem-se, em­bri­a­gam-se, pe­la ab­sor­ção da sub­stân­cia da­no­sa que o pe­rís­pi­ri­to as­si­mi­la, en­lou­que­cen­do, além do es­ta­do in­fe­liz em que se en­con­tram. Nes­sa si­tu­a­ção, to­mam da es­cas­sa lu­ci­dez do hos­pe­dei­ro psí­qui­co e emo­cio­nal, am­pli­an­do-lhe o qua­dro alu­ci­na­tó­rio e le­van­do-o à prá­ti­ca de atos ab­je­tos e mes­mo de cri­mes he­di­on­dos.

A ques­tão é tão gra­ve e de­li­ca­da, que nem se­quer a de­sen­car­na­ção (mor­te fí­si­ca) do ob­si­di­a­do faz ces­sar o pro­ces­so que, não ra­ro, pros­se­gue sob ou­tro as­pec­to no Mun­do es­pi­ri­tual.

O ví­cio, de qual­quer na­tu­re­za, é ram­pa que con­duz à in­fe­li­ci­da­de.

O in­di­ví­duo que se dei­xa le­var pe­lo ví­cio, en­tre­ga-se ao des­ma­ze­lo, ao au­to aban­do­no, mo­vi­men­ta-se trô­pe­go, trê­mu­lo, nu­ma es­pé­cie de ata­xia fí­si­ca e men­tal. Os­ci­la en­tre a tris­te­za e a ale­gria, apre­sen­tan­do su­do­re­se abun­dan­te, náu­se­as, vô­mi­tos… etc..

O tra­ta­men­to de­ve in­clu­ir três ti­pos de aju­da, mé­di­ca psi­qui­á­tri­ca, psi­co­ló­gi­ca/psi­co­te­rá­pi­ca e es­pi­ri­tual. Agin­do de ma­nei­ra con­co­mi­tan­te nos três cor­pos bá­si­cos do ser hu­ma­no – cor­po fí­si­co (ma­té­ria pe­re­cí­vel), cor­po men­tal (emo­cio­nal) e cor­po es­pi­ri­tual (psi­que= al­ma).

A apli­ca­ção da bi­o­e­ner­gé­ti­ca (pas­se mag­né­ti­co por exem­plo) é de gran­de uti­li­da­de, por­que ro­bus­te­ce o âni­mo do pa­ci­en­te e aju­da-o na li­ber­ta­ção das re­na­zes que so­fre por par­te do per­se­gui­dor de­sen­car­na­do.

Fi­nal­men­te, po­de­mos afir­mar que a psi­qui­a­tria e psi­co­lo­gia es­pi­ri­tua­lis­tas con­se­gui­ram de­mons­trar que exis­te uma ou­tra re­a­li­da­de além da ob­je­ti­va, da con­ven­cio­nal, na qual a vi­da é es­tu­an­te e apre­sen­ta-se em for­ma de cau­sa­li­da­de, on­de tu­do se ori­gi­na e pa­ra a qual tu­do re­tor­na.

A cu­ra re­al, por­tan­to, de qual­quer pa­ci­en­te, re­si­de na sua trans­for­ma­ção mo­ral, por­quan­to po­de re­cu­pe­rar a sa­ú­de fí­si­ca, emo­cio­nal e mes­mo psí­qui­ca, no en­tan­to, se não acei­tar a res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ra au­toi­lu­mi­nar-se, lo­go en­fren­ta­rá no­vos pro­ble­mas e si­tu­a­ções de­sa­fi­a­do­ras. Do in­te­ri­or pa­ra o ex­te­ri­or.

 

(Dr. Jo­sé Ge­ral­do Ra­be­lo. Psi­có­lo­go ho­lís­ti­co. Psi­co­te­ra­peu­ta es­pi­ri­tua­lis­ta. Pa­rap­si­có­lo­go. Fi­ló­so­fo clí­ni­co. Es­pe­cia­lis­ta em fa­mí­lia, de­pres­são, de­pen­dên­cia quí­mi­ca e al­co­o­lis­mo. Es­cri­tor e Pa­les­tran­te. Emails.: ra­be­lo­jo­se­ge­ral­do@ya­hoo.com.br e ra­be­los­te­ra­peu­ta@hot­mail.com)


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