Opinião

O retrocesso na educação de nossos jovens

Diário da Manhã

Publicado em 6 de julho de 2017 às 00:06 | Atualizado há 8 anos

Eu te­nho de­fen­di­do uma te­se, e vol­to a ela nes­te ar­ti­go, que é a im­por­tân­cia da edu­ca­ção “la­to sen­su” e do tra­ba­lho na for­ma­ção ci­da­dã e do ca­rá­ter do in­di­ví­duo. Im­pres­sio­na-me so­bre­ma­nei­ra a cons­ta­ta­ção do quan­to a so­ci­e­da­de, os edu­ca­do­res e as fa­mí­lias vêm per­den­do o bon­de da his­tó­ria; o bon­de  da im­por­tân­cia des­ses dois re­cur­sos ou ex­pe­di­en­tes no que se po­de cha­mar ou no­mi­nar de a cons­tru­ção da pes­soa hu­ma­na, e ex­pli­que­mo-la.

Quan­do se fa­la em edu­ca­ção, de­ve­mos en­ten­dê-la em to­da sua abran­gên­cia, em to­da a vi­da do in­di­ví­duo en­quan­to es­se in­di­ví­duo é sus­cep­tí­vel de mu­dan­ça e apren­di­za­do (edu­can­do, apren­diz, alu­no, dis­cí­pu­lo). Um com­po­nen­te de­ter­mi­nan­te na pri­mei­ra fa­se edu­ca­cio­nal da cri­an­ça, ado­les­cen­te e jo­vem é a fa­mí­lia. O in­di­ví­duo se­rá , em gran­de par­te, o re­fle­xo da fa­mí­lia on­de cri­a­do.

A cons­tru­ção qua­se que ab­so­lu­ta e to­tal do in­di­ví­duo se dá até  os 21 anos de ida­de. O que foi mol­da­do ne­le até es­sa ida­de se tor­na­rá de­fi­ni­ti­vo pa­ra o res­to de sua vi­da. Is­to no que se re­fe­re ao seu ca­rá­ter e qua­li­da­de mo­ral. De ora avan­te o que se te­rá vai ser um apri­mo­ra­men­to des­se qua­li­ta­ti­vo cí­vi­co (ci­da­da­nia) e da mo­ral. Qua­li­ta­ti­vo es­se que po­de­rá ser adi­cio­na­do à aqui­si­ção téc­ni­co-pro­fis­si­o­nal e cul­tu­ral. Os atri­bu­tos cons­tru­ti­vos re­la­ti­vos à éti­ca e à mo­ral in­flu­en­cia­rão na for­ma­ção téc­ni­ca e  pro­fis­si­o­nal e ci­en­tí­fi­ca do in­di­ví­duo. São con­di­ções in­ter-re­la­ci­o­na­das que se com­ple­men­tam pa­ra o bem do su­jei­to.

Ou­tro com­po­nen­te fun­da­men­tal na cons­tru­ção e for­ma­ção do ca­rá­ter do su­jei­to é o tra­ba­lho. Tal ini­ci­a­ti­va, um de­ver das fa­mí­lias, de­ve se dar ain­da na in­fân­cia. O tra­ba­lho in­fan­til aqui de­fen­di­do, mui­to di­fe­ren­te do tra­ba­lho do adul­to, tem um sig­ni­fi­ca­do pe­da­gó­gi­co. Ele de­ve ter ca­rac­te­rís­ti­cas lú­di­cas, adap­ta­do à fai­xa etá­ria e à ap­ti­dão da cri­an­ça, do ado­les­cen­te e do jo­vem. Mui­tas for­mas e ob­je­tos de la­zer e en­tre­te­ni­men­to en­tram nes­se ex­pe­di­en­te. Se­ria o en­tre­ter tra­ba­lhan­do.

Co­mo exem­plos va­mos ima­gi­nar uma me­ni­na de 6 anos ou 8 anos que brin­que de bo­ne­cas e su­as ca­si­nhas e ou­tros ob­je­tos nes­se en­tre­te­ni­men­to. Co­mo de­ve se dar es­se en­si­na­men­to sim­bó­li­co do tra­ba­lho? Trei­nar a cri­an­ça no cui­da­do, or­ga­ni­za­ção e guar­da des­ses brin­que­dos, uma vez fin­da­doS o en­tu­si­as­mo e ale­gria des­se en­tre­te­ni­men­to. Com is­so es­tá se en­si­nan­do a es­sa cri­an­ça o sen­so e sig­ni­fi­ca­do do tra­ba­lho, ten­do es­ta eta­pa co­mo um re­for­ço da per­so­na­li­da­de e da im­por­tân­cia do ze­lo e do cui­da­do com os seus per­ten­ces, os seus ob­je­tos de en­tre­te­ni­men­to e di­ver­são .

À  me­di­da que es­sa cri­an­ça vai cres­cen­do e de­sen­vol­ven­do em su­as ha­bi­li­da­des fí­si­cas e cog­ni­ti­vas, de­vem ser en­si­na­das a ela pe­que­nas ta­re­fas do­més­ti­cas com­pa­tí­veis com seu vi­gor fí­si­co e sua  ap­ti­dão.

Aos ado­les­cen­tes (12 anos-15 anos) de­vem ser de­le­ga­dos ati­vi­da­des do­més­ti­cos co­mo cu­i­dar de seu dor­mi­tó­rio, lim­pe­za e hi­gi­e­ne de ba­nhei­ros, mon­tar uma me­sa de jan­tar e la­va­gens de lou­ças.

Pe­lo que as­sis­ti­mos das fa­mí­lias bra­si­lei­ras, elas, mui­tas des­sas fa­mí­lias an­dam na con­tra­mão des­sas pre­mis­sas e des­sas pre­le­ções. O que te­mos ou­vi­do e vis­to são ten­dên­cia de um com­ple­to re­la­xa­men­to e aban­do­no dos fi­lhos e alu­nos nes­ses que­si­tos e di­re­tri­zes no con­cer­nen­te a es­se bi­nô­mio tão de­ter­mi­nan­te e tão de­ci­si­vo no pa­co­te de edu­ca­ção e na for­ma­ção da pes­soa hu­ma­na, o bi­nô­mio edu­ca­ção e tra­ba­lho.

Ho­je con­vi­ve­mos com cor­ren­tes de pa­is, edu­ca­do­res, gru­pos de di­rei­tos hu­ma­nos etc, dos qua­is ,  são pro­fe­ri­das di­re­tri­zes de am­plas li­ber­da­des, mui­tos di­rei­tos, afrou­xa­men­to na cor­re­ção e dis­ci­pli­na das cri­an­ças e jo­vens. E to­da es­sa ori­en­ta­ção, já se com­pro­va, tem ti­do re­sul­ta­dos mui­to ne­ga­ti­vos no que se re­fe­re a con­du­ta e ao ca­rá­ter de nos­sos jo­vens e fu­tu­ros ci­da­dã­os.

Das ges­tões pú­bli­cas pa­ra edu­ca­ção,  pou­co se po­de es­pe­rar. Um exem­plo da im­be­ci­li­da­de de nos­sos le­gis­la­do­res foi a tal lei da pal­ma­da. Im­por li­mi­tes e cor­ri­gir os fi­lhos com mais ri­gor se tor­nou até um ris­co dos pa­is e es­co­las se­rem pro­ces­sa­dos. Nin­guém é fa­vor de cas­ti­go fí­si­co a uma cri­an­ça bir­ren­ta e re­bel­de , mas pal­ma­da e li­mi­tes só vão me­lho­rar o seu com­por­ta­men­to.

As con­se­quên­cias ne­fas­tas de to­da es­sa frou­xa cri­a­ção e edu­ca­ção de fi­lhos têm si­do o sur­gi­men­to de uma so­ci­e­da­de em tran­se, do­en­te, im­be­cil e de­men­te. Pa­ra tan­to bas­ta ler e se in­for­mar da bai­xa qua­li­fi­ca­ção de nos­sos jo­vens pa­ra tu­do, a co­me­çar pe­las re­la­ções in­ter­pes­so­ais frá­geis, pe­la ba­na­li­za­ção dos va­lo­res éti­cos e au­men­to da ta­xa de cri­mes in­fan­to-ju­ve­nis. Os ín­di­ces que ava­li­am nos­sos alu­nos e res­pec­ti­vas es­co­las, ti­po Ideb, Pro­va Bra­sil, Pi­sa, pro­vas de Por­tu­guês e Ma­te­má­ti­ca ates­tam bem o que aci­ma foi ex­pos­to.

 

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co e ar­ti­cu­lis­ta DM   fa­ce­bo­okjo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com – What­sApp (62)98224-8810)


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