Opinião

Os agentes invisíveis da corrupção

Diário da Manhã

Publicado em 4 de julho de 2017 às 04:17 | Atualizado há 8 anos

Por que os cor­rup­tos e cor­rom­pi­dos são le­va­dos pa­ra a ca­deia e não os agen­tes cor­rup­to­res?

O pen­sa­dor e hu­ma­nis­ta Gon­zá­lez Pe­cot­che, pro­fun­do co­nhe­ce­dor da con­fi­gu­ra­ção bi­op­si­co­es­pi­ri­tual do ser hu­ma­no, es­cre­veu so­bre co­nhe­ci­men­tos que são de fun­da­men­tal im­por­tân­cia pa­ra o ho­mem.

Re­ve­lou, pe­la pri­mei­ra vez, que os pen­sa­men­tos são en­ti­da­des psi­co­ló­gi­cas ani­ma­das, com vi­da pró­pria que, uma vez cri­a­das ou al­ber­ga­das na men­te do ser, o le­vam a atu­ar de for­ma de­pen­den­te ou in­de­pen­den­te de sua in­te­li­gên­cia e von­ta­de. En­si­na ain­da que os pen­sa­men­tos po­dem ser pró­prios ou al­hei­os; in­ter­mi­ten­tes ou do­mi­nan­tes; po­si­ti­vos ou ne­ga­ti­vos.

Pe­cot­che ilus­tra so­bre a im­por­tân­cia do co­nhe­ci­men­to da fun­ção de pen­sar e dos pen­sa­men­tos pa­ra a vi­da do ser, com a se­guin­te ima­gem: “A vi­da é um es­pe­lho on­de re­fle­te o que o ser pen­sa e faz, ou o que os pen­sa­men­tos pró­prios ou al­hei­os o le­vam a fa­zer”.

É pro­vá­vel que o lei­tor, apoi­a­do nos ele­men­tos apre­sen­ta­dos, deu a se­guin­te res­pos­ta à per­gun­ta ini­ci­al: os cor­rup­tos e os cor­rom­pi­dos são le­va­dos pa­ra a ca­deia por­que dei­xa­ram os agen­tes cor­rup­to­res atu­a­rem li­vre­men­te em su­as men­tes, le­van­do-os ao exer­cí­cio da cor­rup­ção!

É la­men­tá­vel di­zer, mes­mo em se tra­tan­do de uma ver­da­de: Quem não co­nhe­ce e nem tem do­mí­nio so­bre os pen­sa­men­tos, pa­ra iden­ti­fi­car e neu­tra­li­zar a ação das de­fi­ci­ên­cias e pro­pen­sões en­quis­ta­das em sua men­te, cor­re o ris­co de se tor­nar um cor­rup­to ou cor­rom­pi­do!

Pe­cot­che cha­ma de de­fi­ci­ên­cia o pen­sa­men­to ne­ga­ti­vo que, en­quis­ta­do na men­te, exer­ce for­te pres­são so­bre a von­ta­de do in­di­ví­duo, in­du­zin­do-o de mo­do con­tí­nuo a sa­tis­fa­zer seu in­sa­ci­á­vel ape­ti­te psí­qui­co. É ti­pi­ca­men­te do­mi­nan­te e ob­ses­si­vo.

Já a pro­pen­são é um pen­sa­men­to da mes­ma ín­do­le, só que pro­mo­ve um re­la­xa­men­to cir­cun­stan­ci­al do ju­í­zo, ao qual in­ci­ta a pro­nun­ci­ar-se com li­gei­re­za, sem o de­vi­do res­guar­do por par­te da ra­zão, da ob­ser­va­ção, do pen­sar e do sen­tir da pes­soa.

As­si­na­la que a de­fi­ci­ên­cia, além de cum­prir uma fun­ção to­tal­men­te pre­ju­di­cial, tem tan­ta in­flu­ên­cia na vi­da do in­di­ví­duo que o le­va a ser ape­li­da­do com o no­me do pen­sa­men­to-de­fi­ci­ên­cia que o ca­rac­te­ri­za, daí ser cha­ma­do, por exem­plo, de: vai­do­so, ran­co­ro­so, ego­ís­ta, tei­mo­so, etc. e etc.

Se o lei­tor se in­te­res­sar em apro­fun­dar no as­sun­to po­de­rá bai­xar gra­tui­ta­men­te, no si­te www.lo­go­so­fia.org.br, o li­vro de Gon­zá­lez Pe­cot­che que tem co­mo tí­tu­lo De­fi­ci­ên­cias e Pro­pen­sões do Ser Hu­ma­no.

A lei­tu­ra aten­ta do mes­mo per­mi­ti­rá ao lei­tor tra­çar, sem mui­to equí­vo­co, o per­fil psi­co­ló­gi­co dos cor­rup­tos e cor­rom­pi­dos de que se tem co­nhe­ci­men­to.

 

(Adi Ro­dri­gues da Sil­va, cul­tor de Lo­go­so­fia)


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