Opinião

A corrupção é inerente ao capitalismo brasileiro

Diário da Manhã

Publicado em 1 de julho de 2017 às 23:38 | Atualizado há 8 anos

O sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta se sus­ten­ta na ex­plo­ra­ção do ho­mem pe­lo ho­mem, mas em sua fa­se mais con­tem­po­râ­nea, se or­ga­ni­za igual­men­te com ba­se no ca­pi­tal fi­nan­cei­ro ou ca­pi­tal vo­lá­til pa­ra­si­tá­rio. Sin­to­mas do sis­te­ma nun­ca ima­gi­na­dos na épo­ca em que vi­veu o fi­ló­so­fo Karl Marx. La­men­ta­vel­men­te, al­gu­mas cor­ren­tes no Bra­sil, se au­to­de­no­mi­nan­do de es­quer­da, su­cum­bi­ram ao ape­lo do ca­pi­tal de tal for­ma que acre­di­tam que o as­sal­to ao po­der po­de ser al­can­ça­do in­clu­in­do no erá­rio tá­ti­co os me­an­dros da cor­rup­ção. Pois bem, Karl Marx não ne­ga­va a re­a­li­da­de do sis­te­ma, re­cu­sa­va-se a acei­tar que a imo­ra­li­da­de fos­se fa­to nor­mal ao de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no. A nos­sa jo­vem de­mo­cra­cia bra­si­lei­ra foi atro­pe­la­da pe­los mi­as­mas da cor­rup­ção e do trá­fi­co de in­flu­ên­cia mi­li­tan­te, le­si­vo ao pa­tri­mô­nio pú­bli­co.

Lem­bro-me que na dé­ca­da de 80 ha­via uma pre­o­cu­pa­ção la­ten­te na eli­te in­te­lec­tu­al bra­si­lei­ra re­sul­tan­te do te­mor de uma pos­sí­vel “me­xi­ca­ni­za­ção” da so­ci­e­da­de. A go­ver­na­bi­li­da­de po­de­ria as­sim se sus­ten­tar na cor­rup­ção en­dê­mi­ca con­ta­mi­nan­do to­dos os se­to­res. No pas­sa­do, Sér­gio Bu­ar­que de Ho­lan­da em seu li­vro “Raí­zes do Bra­sil”, de 1936, já ha­via cri­a­do o con­cei­to de “ho­mem cor­dial” pa­ra de­fi­nir as vir­tu­des da jo­vem na­ção, nem sem­pre ti­do aqui co­mo um elo­gio. A “cor­dia­li­da­de” des­cri­ta por Ho­lan­da no to­can­te à cor­rup­ção faz com que o bra­si­lei­ro sin­ta oje­ri­za as for­ma­li­da­des so­ci­ais de­cor­ren­te das leis de es­ta­do, não con­se­guin­do com­pre­en­der a dis­tin­ção fun­da­men­tal en­tre as ins­tân­cias pú­bli­cas (erá­rio e pa­tri­mô­nio) e pri­va­das, prin­ci­pal­men­te en­tre o Es­ta­do e a fa­mí­lia. Por is­so mui­tas ve­zes o cor­rup­to é vis­to co­mo um mar­gi­nal, mas ao mes­mo tem­po iden­ti­fi­ca­do no seu in­ti­mo: por que não eu?

Há in­clu­si­ve os que sen­tem cer­ta sim­pa­tia pe­lo cor­rup­tor. O en­deu­sa­men­to do he­rói “às aves­sas” no es­ti­lo do “rei” do can­ga­ço Lam­pi­ão. Se­guem-se ex­pres­sões po­pu­la­res, co­mo: “ban­di­do jus­ti­cei­ro”, “rou­ba, mas faz”, “su­jei­to é ex­per­to”, “ se es­ti­ves­se lá fa­ria a mes­ma coi­sa”, etc

A po­lí­ti­ca en­tão pas­sa a ser uma pro­fis­são re­la­ci­o­na­da ao pro­je­to pes­so­al e a imo­ra­li­da­de da cor­rup­ção pas­sa a ser trans­for­ma­da em fa­to nor­mal. Os gran­des in­te­res­ses na­ci­o­nais ou mes­mo re­gi­o­nais e lo­ca­is, não são le­va­dos em con­ta den­tro do sen­so co­mum de quem “en­tra pa­ra a po­lí­ti­ca”. Pa­ra cons­tru­ir­mos uma gran­de Na­ção, não só a clas­se po­lí­ti­ca, mas tam­bém o po­vo bra­si­lei­ro pre­ci­sa ur­gen­te­men­te mu­dar es­sa con­cep­ção em seu in­ti­mo, en­ten­der o con­cei­to de co­le­ti­vi­da­de e avan­çar pa­ra um no­vo en­ten­di­men­to de ho­nes­ti­da­de.

Niki­ta Kru­chev, no­to­ria­men­te mar­xis­ta e ateu, ex-se­cre­tá­rio ge­ral do Par­ti­do Co­mu­nis­ta da en­tão Uni­ão So­vi­é­ti­ca (URSS) uma vez res­pon­deu a um jor­na­lis­ta, que em tom pro­vo­ca­dor, per­gun­tou: Vo­cê acre­di­ta em Deus? A res­pos­ta se­gui­da de es­pan­to ge­ral foi “sim”. Ato con­tí­nuo, Kru­chev de­vol­veu a per­gun­ta ao ques­ti­o­na­dor: “Meu Deus é a ho­nes­ti­da­de… e o seu?”.

Vol­tan­do a Pin­do­ra­ma ob­ser­va­mos ago­ra o Pre­si­den­te Te­mer un­gi­do de gran­de mo­ral ao mon­tar no seu ca­va­lo Ro­ci­nan­te (cô­mi­co, de­sen­gon­ça­do e ma­gri­ce­lo), o fa­mo­so ca­va­lo de Dom Qui­xo­te de La Man­cha per­so­na­gem do ro­man­ce de Mi­guel de Cer­van­tes, e pas­sar um tan­to co­ra­jo­so pa­ra o ata­que aos de­la­to­res dan­do or­gu­lho­sa­men­te ra­zão aos seus pró­prios atos.

Sou de um tem­po em que ser de es­quer­da era si­nô­ni­mo de ho­nes­ti­da­de. Pe­lo me­nos foi is­so que meu Pai me en­si­nou em sua tra­je­tó­ria po­lí­ti­ca. Mas co­mo ad­ver­tia Marx, o com­ba­te à cor­rup­ção não po­de ser um pro­gra­ma de go­ver­no. Com­ba­ter à cor­rup­ção é um de­ver ine­ren­te ao ho­mem pú­bli­co. Com­ba­ter a cor­rup­ção es­tá li­ga­do ao ca­rá­ter hu­ma­no e es­tá aci­ma das ide­o­lo­gi­as, co­mo pro­cla­ma­va o no­tá­vel pen­sa­dor e fi­ló­so­fo ale­mão.

 

(La­ér­cio Jú­lio da Sil­va é ad­mi­nis­tra­dor)


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