Opinião

Boulos sonha chegar a Brasília!

Diário da Manhã

Publicado em 1 de julho de 2017 às 00:19 | Atualizado há 4 meses

Gui­lher­me Bou­los se fez co­nhe­ci­do em São Pau­lo atra­vés do MTST, lu­tan­do  por mo­ra­dia, mas seu so­nho de po­der só es­ta­va co­me­çan­do. Agiu co­mo mé­to­do nor­mal da es­quer­da. Co­me­çam nas pe­ri­fe­rias on­de a mi­sé­ria tem po­der e a edu­ca­ção não pas­sa de um ins­tru­men­to que não in­for­ma. Ali­a­do ago­ra com Tar­so Gen­ro, ex-go­ver­na­dor do RS, que dei­xou aque­le es­ta­do eco­no­mi­ca­men­te ter­ra ar­ra­sa­da, ten­tam sal­var a es­quer­da no Bra­sil, des­tru­í­da pe­lo PT de Lul­la e Dillma. Bou­los so­nha ser o Lul­la de ama­nhã, mes­mo que pa­ra is­so con­ti­nue pa­ran­do o Bra­sil, co­mo fez com São Pau­lo, im­pe­din­do o tra­ba­lha­dor de ir e vir. Ain­da bem que o mé­to­do con­ti­nua o mes­mo, por­que es­se pa­po de sal­var “o po­bre coi­ta­do do bra­si­lei­ro” já foi. O PT aju­dou o pa­ís a acor­dar. Bou­los con­ti­nu­a­rá apa­re­cen­do na mí­dia, pa­gan­do pe­lo “pão com mort ade­la ou obri­gan­do o par­ti­ci­pan­te a as­si­nar o pon­to pa­ra re­ce­ber sua ca­sa pró­pria”, que ele não sa­be de on­de vi­rá. São Pau­lo co­nhe­ce os mé­to­dos da­que­les que so­nham che­gar à Bra­sí­lia.

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)

 


JBS-Friboi e Globo

Benone Augusto de Paiva,

Nos go­ver­nos de Lu­la e Dil­ma, am­bos do PT, 2003/2016, foi des­pe­ja­do na Re­de Glo­bo de Te­le­vi­são e na JBS-Fri­boi a mai­or quan­ti­da­de de di­nhei­ro já vis­ta pe­lo BNDES, en­ti­da­de es­pe­cia­li­za­da em de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al e não em en­ri­que­ci­men­to ilí­ci­to com pro­pi­nas da­dos à au­to­ri­da­des cons­ti­tu­í­das con­for­me au­to-con­fis­são dos pró­prios cri­mi­no­sos ir­mãos Ba­tis­ta di­re­to­res da Fri­boi que cer­ta­men­te ain­da es­con­de mui­to mais cri­mes e cri­mi­no­sos cúm­pli­ces des­se mal que atin­ge bru­tal­men­te o Bra­sil.

Es­tá fal­tan­do mai­o­res ex­pli­ca­ções da Re­de Glo­bo de Te­le­vi­são es­cla­re­cer pu­bli­ca­men­te  on­de foi apli­ca­do es­se gran­de vo­lu­me de di­nhei­ro pú­bli­co e que be­ne­fí­cio trou­xe aos con­tri­buin­tes bra­si­lei­ros? Ago­ra, o pre­si­den­te Te­mer fe­chou as tor­nei­ras do BNDES pa­ra am­bos; se­ria por is­to que te­cem jun­tos es­se enor­me com­ba­te con­tra ele em ju­í­zo e pu­bli­ci­tá­rio am­pa­ra­dos pe­lo fra­quís­si­mo e ine­fi­ci­en­te tra­ba­lhos do Po­der Ju­di­ci­á­rio?

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)

 


Impiedoso e inaceitável!

Eliana França Leme

Fe­liz­men­te o jor­nal Es­ta­dão, ti­do co­mo o mais sé­rio e res­pei­ta­do do Bra­sil, co­lo­ca ‘os pin­gos nos is’ quan­to à de­nún­cia de Ja­not em seu Edi­to­ri­al (pag3,28/06). Não é pos­sí­vel acei­tar que o pa­ís e seu po­vo in­tei­ro fi­que à mer­cê de um pro­cu­ra­dor que, por mo­ti­vos ob­scu­ros, es­tá ten­tan­do der­ru­bar o pre­si­den­te Te­mer sa­bo­tan­do de to­das as ma­nei­ras a vol­ta à nor­ma­li­da­de eco­nô­mi­ca e so­ci­al em de­tri­men­to do sa­ne­a­men­to de uma cri­se ge­ra­da nos go­ver­nos pe­tis­tas que re­sul­tou em mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos. Só po­de es­tar fa­vo­rá­vel a es­sa in­sa­ni­da­de quem não con­se­gue se co­lo­car no lu­gar de to­dos es­tes que vão per­den­do su­as es­pe­ran­ças e pers­pec­ti­vas de so­nhar com um Bra­sil me­lhor. E tam­bém aque­les cu­ja po­si­ção po­lí­ti­ca se co­lo­ca aci­ma das ne­ces­si­da­des imen­sas da na­ção. É in­dis­pen­sá­vel ob­ser­var que tu­do is­so acon­te­ceu em um mo­men­to em que a Eco­no­mia co­me­ça­va a re­a­gir for­te­men­te com os su­ces­si­vos pro­gres­sos na apro­va­ção das re­for­mas há mui­tos e mui­tos anos ti­das co­mo um re­qui­si­to fun­da­men­tal pa­ra a mu­dan­ça de ru­mo na eco­no­mia bra­si­lei­ra. Es­te an­gus­ti­an­te mo­men­to pe­lo qual atra­ves­sa­mos em fun­ção da ir­res­pon­sa­bi­li­da­de do pro­cu­ra­dor Ja­not, tem apa­rên­cia, chei­ro e cor de pu­ra sa­bo­ta­gem cu­jo al­vo mi­ra­va, à prin­cí­pio, um pre­si­den­te mas que, ime­di­a­ta­men­te, aca­bou por atin­gir im­pi­e­do­sa­men­te to­do o Pa­ís.  E is­to é ina­cei­tá­vel !

(Eli­a­na Fran­ça Le­me, via e-mail)

 


No avesso dos fatos

Mara Montezuma Assaf,

O go­ver­no no­ru­e­guês, que de ma­nei­ra in­só­li­ta achin­ca­lhou o pre­si­den­te  Te­mer em vi­si­ta ao seu pa­ís, dei­xan­do pa­ra anun­ci­ar um cor­te no re­pas­se de ver­ba que faz pa­ra o Bra­sil pa­ra pro­te­ção do meio am­bi­en­te acu­san­do nos­so go­ver­no de não cu­i­dar do des­ma­ta­men­to da Ama­zô­nia, dei­xou Mi­chel Te­mer cons­tran­gi­do e os bra­si­lei­ros en­ver­go­nha­dos. Ago­ra va­mos aos bas­ti­do­res des­te as­sun­to.

– Quan­tos sa­bem que a No­ru­e­ga é do­na de 43,8 % da Norks Hydro, em­pre­sa apon­ta­da co­mo res­pon­sá­vel por des­ma­ta­men­tos na Ama­zô­nia pa­ra ex­plo­ra­ção de baux­ita? E que pa­ra ex­plo­rar a baux­ita é ne­ces­sá­rio re­ti­rar a ve­ge­ta­ção e a ca­ma­da su­pe­ri­or do so­lo pa­ra che­gar ao mi­né­rio?

-E que a em­pre­sa que ad­mi­nis­tra os fun­dos de pre­vi­dên­cia des­te pa­ís é do­na de 6,5% da mes­ma com­pa­nhia?

As­sim, con­cluo que a No­ru­e­ga não tem mo­ral pa­ra nos apon­tar o de­do acu­sa­dor!

-E quan­tos sa­bem que os da­dos ci­ta­dos pe­la No­ru­e­ga fo­ram for­ne­ci­dos pe­lo Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Am­bien­tal da Ama­zô­nia, uma ONG in­te­gra­da por Ma­ri­na Sil­va do Par­ti­do Re­de e vá­rios pe­tis­tas, e cu­ja ONG em­bol­sou a mi­xa­ria de R$25,4 mi­lhões do Fun­do Ama­zô­ni­co?

– Sa­bia que a No­ru­e­ga, a mes­ma que ex­pôs nos­so pre­si­den­te ao ve­xa­me,  lo­go que ele par­tiu de sua vi­si­ta ofi­ci­al seu  go­ver­no di­vul­gou no­ta ad­mi­tin­do que não ha­via con­fir­ma­do os da­dos nos qua­is ba­se­ou o cor­te das do­a­ções pa­ra o Bra­sil? Por que en­tão tan­to aço­da­men­to do go­ver­no da No­ru­e­ga?

-Quem se­rá que pa­gou a pas­sa­gem da­que­le per­so­na­gem fan­ta­si­a­do de in­dí­ge­na, cu­ja pre­sen­ça em Os­lo vi­sa­va ape­nas cons­tran­ger o pre­si­den­te Te­mer?

Pois bem, di­an­te da ex­po­si­ção des­tes fa­tos que só exis­tem nos bas­ti­do­res, ou na cos­tu­ra dos fa­tos  que só se vê ea­mi­nan­do pe­lo aves­so, al­guém du­vi­da ain­da que por de­trás dis­so tu­do es­tão as di­gi­tais do PT, PSol e Rede, uni­dos à es­quer­da in­ter­na­ci­o­nal, e que só vi­sam a des­tru­i­ção da ima­gem de Te­mer e a de­po­si­ção de­le do car­go?

Fon­te:Di­á­rio do Po­der

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias