Opinião

Um desafio: como entender a aterradora falta de consciência dos corruptos

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2017 às 00:06 | Atualizado há 8 anos

Co­mo fi­ca a con­sci­ên­cia dos cor­rup­tos que rou­bam mi­lhões dos co­fres pú­bli­cos ou os em­pre­sá­rios que su­per­fa­tu­ram por mi­lhões de re­ais os pro­je­tos e pa­gam pro­pi­nas mi­lho­ná­ri­as pa­ra agen­tes do Es­ta­do? Pi­or ain­da: co­mo fi­ca a con­sci­ên­cia da­que­les per­ver­sos que des­vi­am cen­te­nas de mi­lhões de re­ais da sa­ú­de? E aque­les de­su­ma­nos que fal­si­fi­cam re­mé­di­os e con­de­nam à mor­te aque­les que de­les pre­ci­sam? Sem es­que­cer os des­ver­go­nha­dos que rou­bam da bo­ca dos es­co­la­res a me­ren­da, sa­ben­do que pa­ra inú­me­ros po­bres re­pre­sen­ta a úni­ca re­fei­ção do dia? Mui­tos des­ses cor­rup­tos são ape­nas de­nun­ci­a­dos. E fi­ca por is­so mes­mo, rin­do à toa. Não ra­ro são cris­tã­os e ca­tó­li­cos que por seus cri­mes con­ti­nuam man­ten­do Cris­to na cruz nos cor­pos dos cru­fi­ca­dos des­te mun­do.

Pa­ra en­ten­der es­ta mal­da­de te­mos que con­si­de­rar re­a­lis­ti­ca­men­te a con­di­ção hu­ma­na: ela é si­mul­ta­ne­a­men­te dia-bó­li­ca e sim-bó­li­ca, com­pas­si­va e per­ver­sa. No lin­gua­jar con­cre­to de San­to Agos­ti­nho, em ca­da um de nós há uma por­ção de Cris­to, o ho­mem no­vo, e uma por­ção de Adão, o ho­mem ve­lho. De­pen­de do pro­je­to de nos­sa li­ber­da­de dar mais es­pa­ço a um ou a ou­tro. As­sim po­de sur­gir uma pes­soa ho­nes­ta, jus­ta, aman­te da ver­da­de e do bem. E po­de cres­cer tam­bém uma pes­soa mal­do­sa, cor­rup­ta e dis­tan­te de tu­do o que é bom e jus­to.

Mas não pre­ci­sa­va ser as­sim. No mais pro­fun­do de nós mes­mos, não ob­stan­te a am­bi­gui­da­de re­fe­ri­da, vi­ge uma pri­mei­ra na­tu­re­za que se ex­pres­sa por uma bon­da­de fon­tal, por uma ten­dên­cia pa­ra o jus­to e o ver­da­dei­ro. Quan­to mais pe­ne­trar­mos na nos­sa ra­di­ca­li­da­de, mais nos da­mos con­ta de que es­sa é a nos­sa es­sên­cia ver­da­dei­ra, a nos­sa na­tu­re­za pri­mei­ra. Mas sem sa­ber­mos co­mo e por­quê, ocor­reu al­go em nos­so pro­ces­so an­tro­po­gê­ni­co – de­sa­fio per­ma­nen­te pa­ra os pen­sa­do­res re­li­gi­o­sos e os fi­ló­so­fos de to­das as tra­di­ções – que fez com que a nos­sa na­tu­re­za pri­mei­ra de­caís­se e se per­ver­tes­se. Im­ma­nu­el Kant cons­ta­ta­va que so­mos um le­nho tor­to do qual não se con­se­gue ti­rar uma tá­boa re­ta.

Cri­a­mos, em con­se­quên­cia, uma se­gun­da na­tu­re­za fei­ta de mal­da­des de to­do ti­po. Es­ta ter­mi­no­lo­gia se en­con­tra já em San­to Agos­ti­nho, em San­to To­más de Aqui­no e pos­te­rior­men­te re­to­ma­da por Pas­cal e por He­gel. Ela es­tá pre­sen­te em to­das os po­vos e ins­ti­tu­i­ções e, num cer­to ní­vel, em ca­da um de nós. Ela re­sul­ta da se­quên­cia con­ti­nu­a­da e uni­for­me de nos­sos maus há­bi­tos, ge­ran­do uma ver­dei­ra cul­tu­ra de dis­tor­ções. É a cul­tu­ra do ne­ga­ti­vo em nós. É o rei­no da cor­rup­ção que se na­tu­ra­li­zou.

Per­so­na­li­ze­mos es­ta se­gun­da na­tu­re­za. Se al­guém se ha­bi­tuou a men­tir, a en­ga­nar a rou­bar, a cor­rom­per ati­va­me­ne e a se dei­xar cor­rom­per pas­si­va­men­te, aca­ba cri­an­do em si es­ta se­gun­da na­tu­re­za. Rou­ba sem se dar con­ta de que es­ta sua prá­ti­ca é per­ver­sa e an­ti-éti­ca por­que pre­ju­di­ca os ou­tros ou o bem co­mum. Pra­ti­ca tu­do is­so sem cul­pa e sem re­mor­sos, por­que ne­le a cor­rup­ção vi­rou na­tu­ral, uma se­gun­da na­tu­re­za. Os cor­rup­tos con­ti­nuam ca­ras-de-pau co­mo se po­de ob­ser­var, que ema­gre­cem, não pe­la má con­sci­ên­cia que os cor­rói por den­tro, mas pe­las pés­si­mas con­di­ções car­ce­rá­ri­as,.

Além des­te da­do da con­di­ti­on hu­mai­ne de­ca­den­te, o so­ci­ó­lo­go Jes­sé Sou­za no li­vro a sa­ir A eli­te do atra­so: da es­cra­vi­dão à La­va-Ja­to nos for­ne­ce um da­do de nos­sa pró­pria his­tó­ria: a es­cra­vi­dão. Es­ta coi­si­fi­ca­va os es­cra­vos con­si­de­ran­do-os “pe­ças”, ob­je­tos de vi­o­lên­cia e de des­pre­zo. ”Sua fun­ção era ven­der ener­gia mus­cu­lar, co­mo ani­mais”(J.Sou­za). Es­se des­pre­zo foi trans­fe­ri­do aos nor­des­ti­nos, aos po­bres em ge­ral e aos LGBT en­tre ou­tros dis­cri­mi­na­dos.

Nos tem­pos re­cen­tes, boa par­te dos en­di­nhei­ra­dos se sen­tiu ame­a­ça­da pe­la as­cen­são des­tes con­de­na­dos da ter­ra; co­me­çou a se ir­ri­tar po­que os via nos shop­pings cen­ters e nos ae­ro­por­tos; pa­ra eles bas­ta­va o ôni­bus e ja­mais o avi­ão. Aqui já não se tra­ta de cor­rup­ção fi­nan­cei­ra, mas de cor­rup­ção das men­tes e dos co­ra­ções, tor­nan­do as pes­so­as de­su­ma­nas e sem sen­ti­do de so­li­da­ri­e­da­de.

Fi­nal­men­te, por uma mu­dan­ça de ru­mo de nos­sa po­lí­ti­ca ju­di­cial an­te os cri­mes de co­la­ri­nho bran­co, os do­nos de gran­des em­pre­sas e ou­tros po­lí­ti­cos que fi­ze­ram, em gran­de par­te, su­as for­tu­nas pe­la cor­rup­ção, es­tão sen­ti­do o pe­so da jus­ti­ça, o ri­gor das pri­sões e o es­cár­neo pu­bli­co. Es­tão atrás das gra­des, fa­to é iné­di­to em nos­sa his­tó­ria.

O so­fri­men­to sem­pre dá du­ras li­ções. Oxa­lá, pe­los seus  pa­de­ci­men­tos, a pri­mei­ra na­tu­re­za, a con­sci­ên­cia, ve­nha à to­na e se des­cu­bram re­féns da se­gun­da na­tu­re­za de­ca­den­te que eles mes­mos cri­a­ram. Mu­dem de sen­ti­do de vi­da e de­vol­vam o di­nhei­ro rou­ba­do. E co­mo te­ó­lo­go di­go: no mo­men­to su­pre­mo de su­as vi­das, en­fren­ta­rão, trê­mu­los, os ros­tos das ví­ti­mas que fi­ze­ram por cau­sa de su­as cor­rup­ções e que mor­re­ram an­tes do tem­po, na ver­da­de, fo­ram por eles as­sas­si­na­das. As for­tu­nas não os sal­va­rão. E en­tão co­mo fi­ca­rão?

 

(Le­o­nar­do Boff é ar­ti­cu­lis­ta do JB on-li­ne, te­ó­lo­go e fi­ló­so­fo, es­cre­veu com An­selm Grün o li­vro O di­vi­no em nós 2017, Vo­zes)


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