Dia Nacional das Academias de Letras
Redação DM
Publicado em 27 de junho de 2017 às 03:25 | Atualizado há 8 anos
A vaidade é um princípio de corrupção.
Machado de Assis
No mês de junho, comemora-se no Brasil uma data de relevante importância para o mundo literário e cultural. Vinte e um de junho é considerado o Dia Nacional das Academias de Letras. A palavra Academia é um termo antigo, surgiu na Grécia quando Platão, em torno do século III AC, na ânsia de compartilhar ideias elevadas, reunia pensadores para discutir questões filosóficas em um local chamado Jardins de Akademus. O seleto grupo passou a ser conhecido por Akademia. Com o tempo, a reunião de pessoas especializadas em diversas áreas também passou a receber a mesma denominação. Mais tarde a expressão tornou-se mais abrangente designando outras instituições não só de ensino como também desportivas. Atualmente, Academia se refere ao sistema educacional por excelência.
A Academia Brasileira de Letras foi fundada no dia 15 de dezembro de 1896. Os escritores que viviam no Rio de Janeiro queriam, como Platão, um ponto de encontro para discutirem pensamentos literários e filosóficos. Depois de se reunirem em livrarias e clubes, chegaram a conclusão de que necessitavam de um lugar especial onde pudessem compartilhar momentos de sabedoria e expressar suas opiniões a respeito de literatura e da língua portuguesa. Machado de Assis, Visconde de Tonay, Joaquim Nabuco e outros expressivos nomes da elite literária resolveram então fundar uma instituição inspirada nos moldes da Academia Francesa de Letras, de 1635.
Inicialmente contava com 30 membros, mas logo decidiram criar mais dez cadeiras completando o total de 40 associados, para seguir,na íntegra, o modelo francês. O fardão também foi inspirado no da Academia Francesa.
A Academia Brasileira de Letras é composta somente por brasileiros, ao contrário da francesa que dedica 20 vagas a escritores de países francofones. O objetivo principal é preservar a língua pátria e divulgar a literatura.
O primeiro presidente foi Machado de Assis, o segundo Rui Barbosa e outros ilustres acadêmicos vem dirigindo com eficiência essa importante instituição. O presidente atual é o acadêmico Domício Proença Filho, cumprindo o biênio 2016/2017.
No Brasil existem academias em todos os estados. Em Goiás as academias são em número relevante e acolhe escritores do mais alto nível. Goiânia conta com a Academia Goiana de Letras, a Academia Goianiense de Letras, a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás e outras. Fundada em 1969 por Ana Braga, Rosarita Fleury e Nelly Alves de Almeida, a Aflag tem por objetivo, segundo seu estatuto, incentivar e apoiar a Literatura e as Artes no Estado de Goiás e no Brasil, trabalhar pela cultura e pelo aprimoramento da língua pátria e preservar para as gerações futuras a memória das Patronas e das Acadêmicas.
(Alba Dayrell, professora e escritora)