Associação Esportiva de Rio VerdeAssociação Esportiva de Rio Verde
Redação DM
Publicado em 24 de junho de 2017 às 00:07 | Atualizado há 8 anosO esporte é uma ponte entre o talento e uma oportunidade de buscar novos caminhos e vitórias, se superar em cada torneio, campeonato e apresentações especiais. Há dez anos foi criada a Associação Esportiva de Rio Verde, com abertura para todas as modalidades, embora no momento o destaque esteja maior no handebol e voleibol. A associação tem tudo certinho, registrado, com CNPJ e todos os documentos exigidos pela lei para receber apoios financeiros e visibilidade. Sem propinas, apenas no mérito da questão. Abrir o espaço para o Futsal é uma meta pretendida pela associação, já que em Rio Verde o Futsal é destaque, principalmente na ala feminina. A Copa Rio Verde de Futsal Feminino, coordenado por Adonides Ferreira vai para a sexta edição e reúne times de todos os recantos do Brasil. Esse ano a competição será realizada na data do aniversário de Rio Verde, que é Cinco de agosto.
Nos dias 2 e 4 de junho a modalidade de handebol da AERV participou da primeira fase do campeonato goiano e foi campeã. Na final a equipe de Rio Verde venceu a Trindade/Gov.de Goiás/Handesfa pelo placar de 23 a 22. O handebol tem colecionado vitórias e formado novos atletas, pois ela se funde com as escolinhas da Secretaria de Esportes atuando nas categorias mirim, infantil, cadete e juvenil, algumas com alas masculino e feminino. A parceria tem dado certo, e os frutos aparecem em cada disputa municipal e até estadual. Os treinos são constantes e os professores mantém uma bela sintonia com os alunos, já que o objetivo é formar os atletas do futuro sem descuidar do presente. Alguns professores são atletas constantes da própria associação, como Cláudia Simony, Marcelo, Eguilar, Lucivaine, Fabiane, dando continuidade ao caminho proposto há 10 anos. O voleibol das meninas irá representar a cidade de Rio Verde nos dias 24 e 25 de junho em Goiânia, e também em 1 e 2 de junho, quando será disputada a Liga Goiana Lince de Voleibol. A liga será disputada em 4 etapas anuais, sendo cada etapa duas fases, onde é definido em 4 divisões. Em cada fase caem duas equipes e sobem duas. As equipes estão ranqueadas para fazer o TOP 6 em dezembro, ou seja, as seis melhores equipes. A equipe de Rio Verde está na Primeira Divisão e disputa a Copa Lince de Voleibol pela segunda vez. Como se percebe, homens e mulheres são valorizados dentro do contexto esportivo. Em cada saque, defesa, gol e cortada a emoção está presente.
No ano passado a associação defendia o nome da AABB de Rio Verde, mas agora é apoiada pela Prefeitura de Rio Verde e também pela Secretaria de Esportes, coordenada por Fernando César Pazotti. Usar as mãos no handebol, voleibol e também os pés no Futsal é a meta da associação, que planeja no futuro caminhar com as próprias pernas. O esporte em Rio Verde merece crédito e visibilidade, pois tem talento e semeado bons exemplos, vendo na prática esportiva também um exercício de cidadania com as atividades das categorias de base. Outro exemplo dessa interação esportiva é que a atleta Cláudia Simony é esposa do técnico de Futsal do Goiás, o competente César Paraíba. Formar bons cidadãos e atletas, agregar saúde e motivação tem sido o portal da Associação Esportiva de Rio Verde. O sucesso atual do handebol e voleibol mostra que o objetivo está sendo alcançado. O secretário Pazotti tem dado o respaldo para a associação, e assim o esporte amador dá lições para o profissional.
(José Carlos Vieira, o Lela, escritor, jornalista, fotógrafo da Secretaria de Esportes de Rio Verde e E-mail lelabalela1@hotmail.com)