Cultura

De olho no lance

Diário da Manhã

Publicado em 21 de junho de 2017 às 02:54 | Atualizado há 4 meses

  •  Programação do espaço prevê ainda nesta semana apresentação da banda Terra Cabula e do espetáculo Pequeno Príncipe: o Musical

“Quando crescer eu quero ser jogador de futebol”. Quem nunca ouviu ou pronunciou esta frase ao menos uma vez na vida? Virar um Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo, que vieram de origem humilde e hoje são astros da bola, é o sonho dourado no país do futebol, cujas condições são precárias de ascensão social. No entanto, a vida de ostentação de fora do campo, não é só de olas e viagens com os parças.

Como um apaixonado pelo esporte, o escritor dos submundo de São Paulo, Plínio Marcos, tratou de destrinchar as mazelas por trás do glamour do esporte no conto nas “Voltas da Bola e da Boleta”, do livro “Inútil Canto e Inútil Pranto Pelos Anjos Caídos”. Em 2015, ano em que o escritor faria 80–ele morreu em 1999 -, este mesmo texto recebeu a adaptação para os palcos, com um monólogo homônimo que estreou em São Paulo e amanhã chega aos palcos do Teatro Sesc Centro.

Com direção de Sérgio Audi, a obra é interpretada pelo ator que também é goiano e ex-jogador de futebol, Thiago Barros, o espetáculo, aborda os pontos obscuros da indústria do futebol. Corrupção, decadência precoce do atleta, assim como as situações extremas que o profissional dos campos sofrem são mostradas na peça, que foi montada pelo Coletivo Núcleo 2.

Um dos diferenciais do espetáculo é que ele traz uma abordagem físico-gestual, na qual a experiência do ator nos campos é aproveitada ao máximo. Dessa forma se descortina diversos personagens desta indústria poderosa, desde um menino peladeiro, que tenta a “peneira” do grande clube, ao agente aliciador de jogadores.

O auge de um astro do esporte, assim como precoce fim da carreira, por tamanha estafa física e mental que o meio exige também são retratados no espetáculo. E é o gestual do artista o principal do ator de expressar o que passa no psicológico de cada personagem e, também os vários motivos que transformaram o futebol um veículo também de ferrenha exploração.

Vale lembrar que a análise crítica é um dos pontos marcantes, pois trata-se de obra assinada por Plínio Marcos. Este ator, escritor e jornalista, através da arte foi uma voz importante na luta contra a ditadura militar em peças que são atuais até hoje, a exemplo de “Quando As Máquinas Param”, “Dois Perdidos Numa Noite Suja” (1966) e “O Abajur Lilás” (1969).

 

Brasil-África

Além do espetáculo de Plínio Marcos, a mistura de ritmos das manifestações culturais afro-brasileiras também irá dar as caras na programação do Teatro Sesc. Pois, nesta sexta-feira, às 20 horas, se apresenta no espaço a banda Terra Cabula, que é formada por Vinícius Bolivar (vocal), Emanuel Mastrella (contrabaixo e backing vocal), Ingrid Lobo (guitarra e backing vocal), Gabriel Gueiros (guitarra), Weiler Jahmaika (bateria) e Kemuel Kesley (percussão).

A banda traz já em seu nome a fusão de elementos africanos presentes nessas terras, que ajudou a construir a identidade cultural brasileira. Cabula é o termo resultante dos volteios em que os negros escravizados encontravam para exercer sua cultura e crença no Brasil diante das barreiras da colonização cristã.

Dessa forma, a Terra Cabula tem como proposta fazer uma releitura estética e sonora do universo folclórico e popular afro-brasileiro vista nas tradicionais congada, maracatu, afoxé e toques de terreiro.

 

Para os pequenos

A agenda cultural prevê ainda, no sábado (24), a apresentação da adaptação do clássico de Antoine de Saint-Exupéry “O Pequeno Príncipe–O Musical”, produzida pela Companhia Goiana de Musicais. No entanto, para esta atração os ingressos já estão esgotados.

Dirigido e coreografado por Danilo Santana, o espetáculo conta as aventuras do principezinho que sai de seu planeta em busca de conhecimento. O elenco traz 16 artistas que interpretam, dançam e cantam ao vivo as letras escritas pelo diretor do espetáculo, que prometem emocionar.

 

 

Programação do Teatro Sesc desta semana
Amanhã

20h- Nas Voltas da Bola e da Boleta – Coletivo Núcleo 2 (GO)

Sexta-feira (23)

Show da banda Terra Cabula Clarão

Terra Cabula (GO)
Sábado (24)

17h: Pequeno Príncipe – O Musical – Companhia Goiana de Musicais (GO) – Ingressos esgotados

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias