Diga não ao preconceito
Diário da Manhã
Publicado em 15 de junho de 2017 às 02:01 | Atualizado há 8 anosO preconceito deve ser sempre condenável. Ele pressupõe julgamentos precipitados e sem conhecimento da vida das pessoas julgadas. O sentido da palavra preconceito já indica tratar-se de uma conceituação antecipada e sem os fundamentos necessários. Aquele que assim age está aprovando esse tipo lamentável de comportamento humano. Está conquistando para si amanhã, ainda que em princípio, o mesmo tipo de tratamento. O caminho da sabedoria é não ter tempo para falar mal da vida dos outros.
Ninguém é obrigado a gostar da opção de vida escolhida pelos outros. Em consequência, ninguém tem o direito de tentar tutelar a consciência alheia. O cidadão é livre para viver como quiser, desde que não agrida e nem prejudique os demais. E, caso isso ocorra, existem meios legais para se buscar a reparação dos danos causados, sejam eles de qualquer natureza, sem fazer uso dos meios que fere e ofende as pessoas.
Geralmente as pessoas que participam de grupos organizados, por um motivo ou outro, se deixaram apanhar pela má conduta, são os principais alvos de todo tipo de preconceitos. Para o bem e harmonia do grupo, isso precisa acabar. Toda pessoa merece ser respeitada pelo que é e pelo que pensa. Além do mais o único que conhece o íntimo das pessoas são elas mesmas e Deus. Portanto, o que as elas precisam é de compreensão e apoio, e não de críticas .
Vale lembrar que todos somos falíveis e sujeitos a deslizes, erros e quedas. Devemos tratar os outros como desejamos ser tratados se um dia nos encontrarmos em situação similar. Os problemas que hoje afligem a vida dos outros amanhã podem atingir a mim ou alguém próximo de mim. Caso isso aconteça, espero ser tratado com respeito, compreensão e companheirismo, sem jamais sofrer o desprezo do preconceito. Devemos combater o preconceito e não as pessoas. Quando alguém deseja alguma coisa, todos devemos trabalhar para que ele realize seu desejo. Diga sempre não ao preconceito.
(Gercy Joaquim Camêlo. Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Goiás e Governador do Rotary International, Distrito 4530, gestão 2012/2013)