A Justiça não é cega…. mas só para os ricos!!!
Redação DM
Publicado em 6 de junho de 2017 às 01:46 | Atualizado há 8 anosTotalmente bestificados estamos vendo debates em que se discute, se a prisão só deve ocorrer após julgamento em segunda instancia, isso desde que seja para os ricos, pois os pobres que roubam uma galinha, os embriagados brigam com os vizinhos, esses mofam na cadeia e não tem essa de primeira, segunda e nem instancias superiores não!!!
Não se sabe se por preciosismo, ou quem sabe por que a maldade impera mesmo no coração deles, o que se vê de juízes que deixam pessoas mofarem na cadeia por uma pequenitude de coisas, não são poucos não, pois para alguns, é como se fossem imperadores e sob o seu jugo devessem se submeter todos os demais, tamanha a arrogância e prepotência com que agem.
Enquanto se fala de trilhões de reais que foram roubados do poder público via todo o tipo de corrupção, seja na Petrobrás, seja no BNDES, em governos estaduais e municipais pais a fora, e que mesmo os seus autores sendo por demais identificados, eis que eles continuam soltos e faceiros, rindo de tudo e de todos, pois para eles o crime compensa.. e muito.
Fosse, de fato a Justiça cega e atuasse de forma igual para com todos, há de se convir que os primeiros que deveriam estar trancafiados em uma cela e com as chaves jogadas num buraco sem fundo, seriam Lula, Temer, Dilma, Aécio, Collor( só ex-presidentes e um quase), pois esses cometeram crimes inomináveis, pois ao serem corruPTos, contribuiram para mortandade de crianças famintas, outras sem escola, sem saúde e a população toda sem uma educação de qualidade e com total falta de segurança; mas não, enquanto os presidios estão superlotados de “Zés ninguéns”, a bandidagem de alto coturno está aí, cada vez mais contribuindo para agravar esse estado de coisas, essa miserabilidade, carestia e desemprego que, num crescente, empurra cada vez mais a população mais carente rumo a uma cela fedorenta pois, ante o desespero e fome que assolam a tantos, esses, sem qualquer antecedentes criminais antes, partem para crimes de subsistencia, roubando uma mortadela, um pacote de arroz ou de feijão para matar a fome dos filhos e vão presos, e aí para a infelicidade deles, caem nas mãos de juizes que para liberta-los estabelecem fianças cujos valores se eles os tivessem poderiam sustentar a sua familia por alguns meses e então como não os tem…..que fiquem presos à mercê da boa vontade de advogados dativos para lhes patrocionar a causa, impetrar habeas corpus no Tribunal de Justiça, o que pode delongar por meses !!!
Menos azar tem alguns que ao se verem diante de algum juiz, esse tem um espírito humanizado, vanguardista e quando aqueles não são contumazes na prática delituosa, os liberam sem lhes impor sacrificios outros( fianças que para eles são impossiveis de serem honradas). Afinal, bem sabem tais dignos magistrados que podem fazer valer o seu alto senso de justiça por conhecedores que são, da falta dela para coibir tantos crimes que poderiam ser considerados hediondos e até mesmo contra a humanidade( como deixar uma saúde no leito de morte por falta de recursos, uma educação claudicante e uma segurança precária), mas que os seus autores tripudiam, fazem galhofa até mesmo da ética, coerencia, firmeza e poder de decisão que hoje é personificado na corajosa figura de Sergio Moro.
Infelizmente, não há como se dourar essa amarga pilula, pois o nosso dia a dia nos dá uma inequivoca prova disso, de que a Justiça não é cega…. mas só para os ricos!!!!
(José Domingos, jornalista, advogado, professor universitário, ex-auditor fiscal, escritor e poeta. E-mail [email protected])