Sesc Goiás: exemplo em ações culturais
Redação DM
Publicado em 16 de maio de 2017 às 02:39 | Atualizado há 8 anosO Selo Sesc iniciou em 12 de maio a disponibilização de seu catálogo em plataformas digitais: serviços de streaming e lojas de download. E o melhor: com a alta qualidade da música brasileira! A previsão é de que até dezembro deste ano todos os discos já lançados pela gravadora (mais de 100 títulos), que tem o objetivo de registrar o que de melhor é produzido na área cultural brasileira, estejam nas plataformas de streaming (Spotify, Apple Music, Google Play Music e Deezer, no Brasil). Além disso, a partir de agora todos os seus lançamentos já serão oferecidos também nestas ferramentas (além do meio físico – CDs e DVDs).
Inicialmente, estão disponíveis os CDs: “Alto da Silveira” (Pepeu Gomes), “O Sonho, A Vida, A Roda Viva” (MPB4), “Guerreira” (Esmeralda Ortiz), “Alberto Nepomuceno” (Quarteto Carlos Gomes), “Donato Elétrico” (João Donato) “Ao Vivo Jazz na Fábrica – Uma Lenda ao Vivo” (Grupo Um) e “Virgínia Rosa Canta Clara Nunes” (Virgínia Rosa).
Ao longo do ano o Selo Sesc SP irá atualizar as plataformas digitais com os demais produtos de seu catálogo. Criado em 2004, o responsável no Sesc São Paulo pelos lançamentos culturais em CDs e DVDs já gravou com artistas como Guinga, Itamar Assumpção, Banda Mantiqueira, MPB4, Raul de Souza, João Donato, Letieres Leite e Arthur Verocai, entre outros. Em seu catálogo há CDs que vão de registros folclóricos a realizações atuais da música de concerto, passando pelas muitas vertentes da música brasileira em projetos especiais.
“O Selo Sesc brotou em meio à profusão de atividades culturais realizadas pelo Sesc São Paulo, perseguindo o mesmo objetivo: democratizar o acesso aos bens culturais. Assim, nosso catálogo nunca se prendeu a gêneros ou estilos, e agora deixamos também de nos prender aos formatos CD e DVD”, afirma Wagner Palazzi, coordenador do Selo. E acrescenta: “Disponibilizando parte do catálogo para a audição digital, fortalecemos nossa missão principal. Por outro lado, mantemos nossa produção física, entendendo que em nossa época vários modos de escuta convivem simultaneamente”.
Há mais de 60 anos, o Sesc desenvolve ações culturais e de educação informal, acreditando na valorização das pessoas e promovendo o contato com expressões e modos de pensar, agir e sentir. Ações que são fundamentais para a efetiva formação do indivíduo e do cidadão, fundamentais para uma transformação social. Essa transformação está profundamente atrelada à democratização do acesso à cultura e à produção e difusão do conhecimento em suas mais diversas vertentes.
Em Goiás, o Sesc é um exemplo de incentivo à cultura, sob todos os aspectos. Além de espaços da melhor qualidade, ao exemplo do Teatro Sesc Centro, a entidade promove eventos sempre buscando o engrandecimento dos artistas goianos. Na música, são várias promoções, ao exemplo da Mostra Sesc de Música Sons e Sabores do Cerrado, que chega s sua quarta edição entre os dias 21 deste e 3 de junho, em Anápolis. No sábado, 3, terça-feira, por exemplo, estão programadas apresentações dos cantores Celso Galvão, Pádua e Maria Eugênia.
Que Deus continue abençoando ricamente todas as ações do Sesc!
(João Nascimento, jornalista)