Opinião

Minha inesquecível mãe

Diário da Manhã

Publicado em 13 de maio de 2017 às 03:10 | Atualizado há 8 anos

Sim, mamãe, é para você que escrevo. Amo-te eternamente. Você está para sempre em meu coração, independentemente de onde me encontre. Se escalando a monumental cordilheira do Himalaia, na Ásia; esquinado nos Alpes suíços; atravessando os maiores e mais áridos desertos do mundo, seja o Saara, na África ou o Atacama, no continente-sul-americano, no Chile, ou caminhando na 5ª Avenida nova-iorquina. Você, mamãe, viaja sempre comigo, mesmo que imaginariamente. Guia meus passos em todas as travessias. Você, mamãe, é o terço que conforta a minha alma. É o sopro que toca a minha face quando os tropeços parecem inevitáveis. Mamãe, você é o oxigênio que rega as minhas artérias e me faz acreditar que a vida é um espetáculo único. É para ser vivido intensamente. Mamãe, você, é luz!

Tive a felicidade de estar ao seu lado minha inesquecível mãe, em muitas etapas da minha vida, desde a minha mais tenra idade. Graças aos seus ensinamentos e, sob seus cuidados cresci e tornei-me um homem voluntarioso, amigo, digno e de valores inquestionáveis. Lembro com muitas saudades da nossa convivência na fazenda no interior de Roraima, quando era ainda um mancebo sonhador. Tempo maravilhoso aquele, entre a minha infância e adolescência, onde corria em disparada montado no cavalo Havaí nas savanas roraimenses. Lembro também, mamãe, de uns bons corretivos que me deste quando fui impedido de ir a uma pescaria e fiquei por bastante tempo sem querer entrar em casa. Era um menino, ainda muito pequeno, mas já disposto a vislumbrar novos horizontes – como ocorreu mais tarde ao viajar pelo território brasileiro de norte a sul.

Sim, mamãe, como você foi todas as mães do mundo são maravilhosas. São de admirável capacidade de amar, incondicionalmente. Desde o dia da fecundação de uma nova vida no ventre de uma mulher começa toda uma transformação de visão de mundo dessa futura mãe, inclusive no seu próprio corpo que depois de um período de nove meses está apto para celebrar a chegada de um pequenino ser. Uma vida completamente indefesa e que você, mãe, amará, sob todos os obstáculos que, às vezes, rondam o cotidiano de muitas de vocês. Mas todas as mães são dotadas de extraordinária resiliência o que lhes capacitam a suportar as adversidades que são inerentes a todas elas, em relação a seus filhos. Conseguem serem verdadeiras fortalezas humanas em situações adversas com seus filhos, quando todos enxergam horizontes desanimadores; as mães nunca desistem. São corajosas. Fortes. Amorosas. Pacientes. Determinadas. E, acima de tudo amam a sua prole como ninguém jamais amou!

Existem alguns métodos humanizados para bebês prematuros dando aos mesmos conforto e segurança nas incubadoras das maternidades, como é o caso do Projeto Octo, desenvolvido pela Dinamarca. É bem simples: é o polvo feito de crochê colocado junto a essas crianças o que possibilitará estímulos diversos e seu melhor desenvolvimento. Outro método muito eficaz para bebês prematuros é o Canguru, nascido na Colômbia. É a criança atada junto ao peito da mãe trazendo inúmeros benefícios: ajuda o desenvolvimento físico e emocional; reduz o stress, a dor e o choro; aumenta o vínculo com a mãe e favorece o aleitamento materno. Certamente todos os métodos que propiciem algum benefício à saúde das crianças são muito importantes. Mas nenhum método é capaz de substituir o amor de uma mãe pelos seus filhos. É um vínculo tão forte essa relação mãe e filhos que é impossível dimensionar esse amor.

“Minha mãe foi à mulher mais bela que jamais conheci. Tudo o que sou devo a minha mãe. Atribuo todos os meus êxitos na vida ao seu ensinamento moral, intelectual e físico que recebi dela”. A frase é do ex: presidente americano George Washington (1732-1799), sobre sua mãe e simboliza o que todas elas representam para seus filhos em todo o mundo. Um filho é para uma mãe a extensão de seu próprio ser!

 

(Brasilmar Nascimento Araújo, articulista e poeta. [email protected])


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias