Caiado defende aglutinação de forças político-partidárias
Redação DM
Publicado em 13 de maio de 2017 às 02:35 | Atualizado há 4 meses
O presidente regional do Democratas, Ronaldo Caiado, iniciou, na última quinta-feira, por Anápolis, uma série de encontros para conversar com lideranças políticas, associações e entidades de classe sobre a condução do processo político em Goiás, tendo em vista o anseio de renovação da população.
Ronaldo Caiado tem se dedicado intensamente nas últimas semanas a aglutinar forças de diferentes siglas à composição que já vem sendo construída entre o Democratas e o PMDB. “Anápolis é minha cidade natal e, além disso, uma cidade importante nas decisões do Estado. Começo hoje aqui uma série de reuniões para ouvir as lideranças sobre seus anseios, expectativas e para formar um apoio forte para as oposições. Tenho dito que só unida a oposição será forte. Quem apostar em desunião vai perder”, garantiu.
A primeira visita na cidade foi ao prefeito Roberto Naves (PTB), com quem conversou sobre a Reforma da Previdência e as limitações orçamentárias da prefeitura em função do custo da máquina pública e a dificuldade de investimentos. Ronaldo Caiado se comprometeu a continuar contribuindo com emendas para o município, como fez recentemente por meio de repasse individual de R$ 500 mil para reforma do Hospital Municipal de Anápolis. Nos últimos anos foram quase R$ 3 milhões em emendas que o senador enviou à cidade.
Na sequência, ele recebeu lideranças em várias reuniões em separado. Uma delas foi com nove vereadores de siglas como o Solidariedade, PHS, PMDB, PSL, PSC, PMN e PSDB. “Nessa minha caminhada faço questão de falar com todos os partidos. Essa composição de forças tem tido resultados muito positivos. Tenho falado muito que a oposição precisa estar unida nesse processo”, afirmou aos vereadores.
Presidente da Câmara, o vereador Amilton (Solidariedade) afirmou estar feliz de poder estreitar laços com o senador. A vereadora Vilma Rodrigues (PSC), por sua vez, garantiu que a bancada feminina da Câmara de Anápolis tem simpatia por seu projeto e vai ajudá-lo nesta caminhada. “Seu momento é agora. Temos grande simpatia pelo senhor. A bancada feminina está à sua disposição”, disse.
Partidos
Em outra audiência, o presidente do PHS de Anápolis, Elismar Veiga, que também é presidente das Assembleias de Deus do município, afirmou que existe um alinhamento da sigla municipal com a nacional e que ficou satisfeito com esta conversa preliminar. Os correligionários João da Luz, que é vereador, e Ananias Júnior, suplente, acompanharam o pastor.
Quem também manifestou interesse numa aproximação com o democrata foram os representantes do Pros em Anápolis, entre eles o vice-presidente da legenda, Leopoldo Garcia. “Queremos muito nos aproximar do senhor e estamos honrados com esse encontro”, afirmou.
Já o presidente do PTC de Anápolis, Davi Corredeira, rememorou a aliança que a legenda teve com o Democratas e fez questão de reafirmar seu apoio ao parlamentar. “Fizemos aqui um grande trabalho com o Democratas e vamos reiterar esse projeto. Esse instante para o senhor não tem outro igual. Você tem credibilidade, ajudou a tirar aquela corja do governo federal. Temos esse anseio de que Goiás tenha um governador de verdade”, defendeu.
Walter Rodrigues, presidente do PRP da cidade, também falou sobre o desejo de estar ao lado do senador. O presidente do PSL, Jelcimaro Fortunato, por sua vez, elogiou a postura de Ronaldo Caiado. “Sempre admirei o trabalho de Ronaldo Caiado. O senhor está no rumo certo ao dialogar com as lideranças. Vejo que o senhor está aglutinando os partidos, aparando as arestas e, se a oposição se unir, o senhor será imbatível”, avaliou.
Ao mesmo tempo o senador também recebeu lideranças que migraram de outro partido para se integrar às fileiras do Democratas. Ontem, 20 dissidentes do PR de Anápolis se filiaram ao partido, entre eles o ex-secretário da sigla Alexandre Míssel. “É importante para nós sabermos que um anapolino chegou onde o senhor chegou. Se estamos vindo para o Democratas é porque confiamos muito em seu trabalho”, contou.
A FALA DAS AUTORIDADES PRESENTES
Vilma Rodrigues (PSC), vereadora
“O momento do senador é agora. Temos uma simpatia grande pelo projeto dele. Por isso colocamos a bancada feminina da Câmara de Anápolis à sua disposição”
Amilton (Solidariedade), presidente da Câmara
“Viemos aqui para estreitar os nossos laços com o senador”
Pastor Elismar Veiga,presidente do PHS de Anápolis
“Tivemos uma conversa muito boa com o senador, um encontro preliminar. Já existe um alinhamento do partido com ele em nível nacional”
Anastacios Apostolos Dagio,presidente da Acia
“Vou colocar a Acia à disposição do senador. Ele defendeu no Senado a ferrovia Norte-Sul em Goiás, o que era uma bandeira nossa. Foi uma vitória importante. É bom saber que temos representantes, principalmente filhos de Anápolis, que lutam por nós”
João Almeida, presidente do Conama
“O nome de Ronaldo Caiado é de peso, de respeito. Nós, do movimento comunitário, queremos ajudá-lo em Anápolis”
Alexandre Míssel, ex-secretário do PR
“É importante saber que um anapolino chegou onde o senhor chegou. Se estamos vindo para o Democratas é porque confiamos no senhor”
Davi Corredeira, presidente do PTC
“Fizemos aqui um grande trabalho com o Democratas e vamos reiterar esse projeto. Esse instante para o senhor não tem outro igual. Você tem credibilidade, ajudou a tirar aquela corja do governo federal. Temos esse anseio de que Goiás tenha um governador de verdade”
André Luis Almeida, secretário estadual do PPS
“Anápolis precisa voltar ao governo. O senhor representa retidão, caráter. As pessoas querem ser governadas por alguém com o seu perfil. Sei que podemos criar uma condição diferente para Goiás”
Jelcimaro Fortunato, presidente do PSL de Anápolis
Sempre admirei o trabalho de Ronaldo Caiado. O senhor está no rumo certo ao dialogar com as lideranças. Vejo que o senhor está aglutinando os partidos, aparando as arestas e, se a oposição se unir, o senhor será imbatível”
Entidades de classe elogiam atuação do senador goiano
O senador Ronaldo Caiado também conversou, na quinta-feira, com representantes de entidades de classe e associações de Anápolis. Todas elogiaram o trabalho do senador no Congresso Nacional. A diretoria da Associação de Comércio e Indústria de Anápolis (Acia) esteve com ele e destacou sua articulação para que a MP 752 – que trata da renovação de contratos de ferrovias, rodovias e aeroportos – fosse aprovada e desse garantia do direito de passagem da ferrovia Norte-Sul.
O presidente da Acia, Anastacios Apostolos Dagios, esteve presente e fez elogios ao democrata. “Vou colocar a Acia à disposição do senador no que for necessário. Quero aqui fazer menção ao trabalho dele no Senado ao defender a ferrovia Norte-Sul em Goiás, que era um bandeira nossa. Foi uma importante vitória. É bom saber que temos representantes, principalmente filhos de Anápolis, lutando por nós”, disse.
O presidente do Conselho das Associações de Moradores de Anápolis, João de Almeida, participou de uma das reuniões e pediu ao senador que levante a bandeira do movimento comunitário. “Seu nome é de peso, de respeito. Nós do movimento comunitário queremos te ajudar”, afiançou.
Os representantes da Associação dos Deficientes do Basquete de Anápolis também estiveram com o democrata para solicitar apoio na compra de cadeiras de rodas que sejam aptas para o esporte. Ronaldo Caiado se comprometeu a levar a demanda ao Ministério do Esporte.